Comissão Própria de Avaliação
História da avaliação interna da Unisanta - A Unisanta e a avaliação institucional
Desde a criação das suas primeiras Faculdades, os Cursos da UNISANTA implantaram sistemas de avaliação. A cada semestre ou ano letivo eram feitas avaliações dos Cursos, dos professores, a fim de detectar pontos fortes e fracos nos diversos segmentos e se aplicarem medidas e ações no sentido de se corrigirem os vieses.
A busca do contínuo aperfeiçoamento de suas ações, direcionou a UNISANTA a participar do PAIUB, programa criado pelo governo federal para a auto-avaliação da IES, sendo que suas normas e diretrizes permitiram uma releitura de sua missão, atividades e princípios, redirecionando a UNISANTA por novos caminhos da avaliação institucional.
Esses novos paradigmas levaram a Instituição em agosto de 1999, a criar o Núcleo de Avaliação Institucional - NAI, com a finalidade de rever e aperfeiçoar o seu projeto acadêmico, através da inserção de um Projeto de Avaliação Institucional.
No período de 1999 até o presente, o NAI vem desenvolvendo diversas atividades, no sentido de envolver a comunidade acadêmica ceciliana num esforço participativo de refletir, diagnosticar e propor encaminhamentos, em prol da melhoria do seu desempenho institucional e pedagógico.
O NAI iniciou suas atividades com a implantação de um Projeto Piloto de Avaliação Institucional para os Cursos de Administração de Empresas, Fisioterapia e Odontologia, a fim de verificar-se a viabilidade, eficiência e eficácia das diretrizes criadas pelo Projeto.
Os resultados obtidos no desenvolvimento do Projeto-Piloto (inovador no sentido de avaliação) com a manifestação dos alunos sobre seus cursos, desencadeou uma série de ações de curto, médio e longo prazo que provocaram expressivas modificações no âmbito dos Cursos, tais como: otimização dos espaços na biblioteca, ampliação do acervo, redefinição dos objetivos, nova forma de atendimento nos protocolos e secretarias, melhor relacionamento dos alunos com os coordenadores, funcionários e professores, ampliação da iniciação científica com oferta de palestras, seminários, novas possibilidades de participação em projetos junto à comunidade, etc.
Tendo em vista os efeitos positivos advindos do Projeto-Piloto, a avaliação institucional se estendeu aos demais cursos da UNISANTA, dando continuidade aos objetivos e princípios do Núcleo de Avaliação Institucional – NAI, de uma intervenção junto à comunidade ceciliana, a fim de criar internamente um movimento de inquietação capaz de transformar a realidade a partir do auto-conhecimento.
No decorrer desses anos, anualmente é feita a avaliação dos cursos, dos coordenadores e do professores pelos alunos da Instituição e após a divulgação dos resultados (comunicados a todos os interessados, ou seja, diretores, coordenadores, professores, alunos, membros da gestão, funcionários), é feita a análise das manifestações e reuniões são efetivadas, no sentido de se organizarem medidas para a minimização e solução dos problemas detectados pela avaliação.
O trabalho conjunto realizado pelo NAI, direção e coordenação de Cursos, chefias de Setores, surtiu o surgimento de uma cultura de avaliação no âmbito da comunidade ceciliana, com reflexos na vida da nossa Instituição em suas múltiplas manifestações.
O diferencial do processo avaliativo da UNISANTA tem se caracterizado pela participação efetiva de diversos membros da comunidade, bem como com a intencionalidade demonstrada pelos dirigentes da Instituição apoiando as iniciativas e definindo claramente o que se quer avaliar e como serão utilizados os resultados.
A criação do SINAES – Sistema de Avaliação da Educação Superior, pelo Ministério da Educação, inseriu nova sistemática de avaliação nas IES, fundamentada na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior, na orientação da expansão de sua oferta, no aumento permanente da sua eficácia institucional, da sua efetividade acadêmica e social e no aprofundamento dos seus compromissos e responsabilidades sociais.
Diante disso, a Universidade Santa Cecília - UNISANTA, cumprindo as determinações da Lei nº 10.861/04, constituiu e cadastrou junto ao INEP a Comissão Própria de Avaliação – CPA, a qual tem a função de coordenar e articular o seu processo interno de avaliação.
Esse novo projeto de avaliação dará continuidade, no interior da Universidade, a amplo fórum de debates e a um eficiente mecanismo de mobilização, no sentido do envolvimento de toda a comunidade na produção de um refinado conhecimento e juízo de valor, capaz de sinalizar uma intervenção qualitativa nas relações de trabalho da rotina universitária, de modo que este projeto represente o marco de um processo duradouro, estabelecido entre a organização institucional e a produção e difusão do conhecimento, numa perspectiva de maior democratização do saber e da cultura.
As novas diretrizes do SINAES sinalizam para a elaboração de um projeto de avaliação institucional envolvendo campos distintos, iniciando-se pela avaliação da missão até os recursos financeiros, o que exige metodologia global capaz de atingir o conjunto da Instituição.
Membros da CPA
PORTARIA 189/2024 - G.R., DE 25 DE ABRIL DE 2024.
A Reitora da Universidade Santa Cecília - UNISANTA, no uso de suas atribuições legais e de acordo com o disposto no artigo 23 do Estatuto, resolve:
Art. 1º. - Nomear os membros abaixo relacionados para sob a presidência do primeiro constituírem a Comissão Permanente de Avaliação — CPA da Universidade Santa Cecília — UNISANTA, até completar o mandato da atual Reitoria.
Presidente:
Prof. Me. Nilene Janini de Oliveira Seixas
Representantes:
• Corpo Docente
Prof. Me. Claudio Ferreira de Carvalho
• Corpo Docente
Prof. Dr. Rafael Alves Pedrosa
• Corpo Docente
Prof. Me. Maria Cristina da Silva Pereira Alves
• Área Técnica Administrativa
Biólogo Alessandro Alves de Almeida
• Área Técnica Administrativa
Tecnólogo em Gestão Cássio Araújo Borges da Silva
• Área Técnica Administrativa
Biblioteconomista Rafael de Micco Junior
• Área Técnica Administrativa
Pedagoga Simone Lopes
• Corpo Discente Graduação Presencial
Vitória Aparecida Andrade Torquato dos Santos
• Corpo Discente Graduação EAD
Bianca Almeida Arnone
• Corpo Discente Graduação Presencial
Luiz Henrique Alvares dos Santos
• Representante da Sociedade Civil
Tatiane Soares Pereira de Souza
• Representante da Sociedade Civi
Bacharel em Direito Augusto Valério Lisboa
Art. 2º. - Esta Portaria entra em vigor a partir desta data, revogadas as disposições em contrário.
Realizações da CPA - Relatórios
RELATÓRIOS PARA OS SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (LEI 10861/2004)
RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SINAES
ANO LETIVO DE 2024
RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SINAES
ANO LETIVO DE 2023
RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SINAES
ANO LETIVO DE 2022
RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SINAES
ANO LETIVO DE 2021
RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SINAES
ANO LETIVO DE 2020
RELATÓRIOS DE CURSOS PRESENCIAIS
CST em Logística
Bacharelado em Psicologia
CST em ADS Presencial
Licenciatura em Pedagogia
Bacharelado em Ciências Biológicas
Bacharelado em Engenharia de Produção
CST em Comércio Exterior (COMEX)
Bacharelado em Biomedicina
CST em Marketing
RELATÓRIOS DE CURSOS EAD
PORTUGUÊS / LIBRAS
HISTÓRIA
CST em Gestão Ambiental
BIBLIOTECONOMIA - Relatório de Acompanhamento do Compromisso Firmado
CST em Gestão Comercial
CST em Gestão Pública
CST em Comércio Exterior
CST em Gestão Hospitalar
Licenciatura em Matemática
Licenciatura em Ciências Biológicas
CST em Serviços Jurídicos e Notariais
Licenciatura em Educação Física
CST em Comunicação Institucional
CST em Gestão tecnológica da informação (GTI)
Licenciatura em Geografia
Licenciatura em Artes Visuais
CST em Análise de Desenvolvimento de Sistemas ADS
Bacharelado Serviço Social
Licenciatura em Letras Português-Espanhol
CST em Empreendedorismo
CST em Gestão Portuária
Licenciatura em Educação Especial
Licenciatura em Ciências da Religião
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CPA/ NAI
RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO ON-LINE DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM LETRAS NA MODALIDADE EAD
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CPA/ NAI
ANO LETIVO DE 2024
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CPA/ NAI
PRIMEIRO SEMESTRE 2023
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CPA/ NAI
PRIMEIRO SEMESTRE 2022
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CPA/ NAI
ANO LETIVO DE 2021
RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO DE REAÇÃO DE COLABORADORES NO TRABALHO NAS MODALIDADES REMOTO E PRESENCIAL APÓS O PERÍODO DE QUARENTENA DA COVID - 19
2020/2
RELATÓRIO DE AVALIAÇAO - PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES PARA O RETORNO PARCIAL ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS NO PERÍODO FINAL DA QUARENTENA DEVIDO A COVID-19
AGOSTO/2020
RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO DE REAÇÃO DE COLABORADORES EM TRABALHO ESSENCIAL NA MODALIDADE PRESENCIAL DURANTE O PERÍODO DE QUARENTENA DA COVID - 19
2020/1
RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO DE REAÇÃO DE COLABORADORES EM TELETRABALHO ("HOME OFFICE") DURANTE O PERIDO DE QUARENTENA DA COVID - 19
2020/1
RELATÓRIO DA 1ª AVALIAÇÃO ON-LINE DE CURSOS PRESENCIAIS REALIZADA PELO CORPO DOCENTE DURANTE A PANDEMIA – COVID-19
MAIO/2020
RELATÓRIO DA 1ª AVALIAÇÃO ONLINE DE CURSOS PRESENCIAIS REALIZADA PELO CORPO DISCENTE DURANTE A PANDEMIA – COVID-19
ABRIL A MAIO/2020
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CPA/ NAI
ANO LETIVO DE 2018
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CPA/ NAI
ANO LETIVO DE 2017
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CPA/ NAI
ANO LETIVO DE 2016
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CPA/ NAI
PRIMEIRO SEMESTRE 2015
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CPA/ NAI
SEGUNDO SEMESTRE 2014
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CPA/ NAI
PRIMEIRO SEMESTRE 2014
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CPA/ NAI
SEGUNDO SEMESTRE 2013
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CPA/ NAI
PRIMEIRO SEMESTRE 2013
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CPA/ NAI
ANO LETIVO DE 2012
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CPA/ NAI
ANO LETIVO DE 2011
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CPA/ NAI
ANO LETIVO DE 2010
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CPA/ NAI
ANO LETIVO DE 2009
RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO DE CURSOS E PROFESSORES DO ENSINO PRESENCIAL
PLANO DE AÇÃO DA CPA
RELATÓRIO DO PERFIL SOCIOECONOMICO E CULTURAL DOS ALUNOS DOS CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
RELATÓRIO DO PERFIL SOCIOECONOMICO E CULTURAL DOS ALUNOS DOS CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
(2021)
RELATÓRIO DO PERFIL SOCIOECONOMICO E CULTURAL DOS ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS
RELATÓRIO DO PERFIL SOCIOECONOMICO E CULTURAL DOS ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS
(2021)
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA IES REALIZADO POR EDUCADORES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTANCIA - EAD
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA IES REALIZADO POR EDUCADORES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTANCIA - EAD
RELATÓRIO CORPO DOCENTE DE CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL AVALIANDO A IES
RELATÓRIO CORPO DOCENTE DE CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL AVALIANDO A IES
(2022)
RELATÓRIO CORPO DOCENTE DE CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL AVALIANDO A IES
(2023)
RELATÓRIO CORPO DOCENTE DE CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL AVALIANDO A IES
(2024)