WhatsApp

Avaliação de resíduos e recursos naturais

O Curso de Mestrado em Ecologia oferecido dentro do Programa de Pós Graduação em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos visa promover uma educação continuada de qualidade, baseada na formação teórico-prática de caráter multidisciplinar, com o objetivo de formar profissionais capazes de compreender e atuar nas diversas frentes relacionadas à Ecologia e Meio Ambiente, qualificados e aptos para atender às necessidades relacionadas às atividades de consultoria, docência e pesquisa científica, a partir da integração de conhecimentos físicos, químicos, biológicos, ecológicos e toxicológicos, focados principalmente em Ecossistemas Costeiros e Marinhos.

1. Avaliação de resíduos e recursos naturais
A utilização dos recursos naturais de forma não planejada tem levado à redução ou esgotamento de algumas fontes importantes para os sistemas biológicos e para o homem. Ao mesmo tempo, essa utilização desordenada e muitas vezes exagerada acaba por gerar a produção de resíduos sólidos, líquidos e gasosos em proporções que perturbam a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas adjacentes.

O planejamento e a contínua avaliação do uso dos recursos disponíveis, bem como do destino final dos resíduos eventualmente gerados se torna uma necessidade imperiosa, dada a característica finita dos recursos, assim como da capacidade de absorção e transformação dos resíduos pelos sistemas naturais.

A presente linha de pesquisa abrange o aprimoramento e desenvolvimento de metodologias e técnicas que possibilitem a adequada avaliação e monitoramento dos recursos naturais existentes, focando em sua utilização de forma planejada e sustentável ou, alternativamente, a suspensão de seu uso, dependendo das condições observadas.

Também envolve o estudo e a busca de formas de se avaliar e monitorar a poluição atmosférica, o descarte de resíduos sólidos e efluentes industriais e domésticos. Esses estudos podem se dar através de um enfoque sistêmico, no qual se almeja a compreensão dos efeitos desses descartes nos ecossistemas de forma integrada e ampla, levando-se em consideração efeitos cumulativos e sinérgicos.

Projetos

1.1 Proposição de novos indicadores para gestão de aspectos ambientais
Descrição: A consecução de objetivos e metas definidos na etapa de planejamento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) demanda a execução de programas, e consequentemente seu monitoramento e avaliação. Para tanto, é de fundamental importância a utilização de indicadores que reflitam com confiabilidade e boa relação custo-benefício, o comportamento das variáveis de interesse. O principal objetivo deste projeto é desenvolver, aplicar e validar novos métodos de avaliação de qualidade ambiental, extensão e efeitos da contaminação aquática de uma forma integrada a partir de análises de indicadores em diferentes compartimentos ambientais e níveis de organização biológica.

1.2 Avaliação da eficiência de Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) a partir de uma abordagem ecotoxicológica
Descrição: Diferentes métodos de tratamento de efluentes líquidos têm sido desenvolvidos com a premissa de diminuir as concentrações de contaminantes e consequentemente a carga tóxica introduzida em corpos receptores aquáticos. Entretanto, a complexidade e a interação de diferentes compostos presentes em efluentes industriais dificulta a avalição direta de seu potencial impacto ambiental em função apenas de sua composição química. Nesse contexto, o objetivo desse projeto é utilizar diferentes abordagens ecotoxicológicas para avaliação da eficiência de tratamentos e ETEs com vistas à identificação e avaliação da toxicidade, redução da carga tóxica e enquadramento de efluentes líquidos no marco legal ambiental vigente.

1.3 Organismos de comunidades incrustantes como indicadores de aporte de efluentes domésticos.
Descrição: Estudo do recrutamento, sucessão e desenvolvimento em comunidades incrustantes – o fouling – a ser efetuado no Sistema Estuarino de Santos, visando se avaliar o aporte de efluentes domésticos e seus efeitos nas características e qualidade da água, de forma associada com dados de concentração de nutrientes, clorofila, POM, DOM e colimetria.

1.4 Uso da espectroscopia RAMAN para o monitoramento de compostos orgânicos na área de descarte do emissário submarino de Santos (São Paulo, Brasil)
Descrição: A grande população já existente em alguns municípios do litoral paulista, acrescida pelo grande número de turistas nas épocas de veraneio, provoca um aumento considerável da quantidade de esgotos domésticos gerada na região. Uma das soluções encontradas para o problema da geração de esgotos no litoral paulista é o seu pré-tratamento e a sua disposição final no mar por meio de emissários. O monitoramento sistemático dos emissários submarinos é realizado pela CETESB, que estabelece uma periodicidade semestral nessa avaliação, realizando amostragens de água na zona de influência do emissário. Embora os métodos analíticos empregados no monitoramento dos indicadores qualidade das águas para os compostos inorgânicos sejam bem desenvolvidos, concentram-se esforços para resolver o problema do monitoramento de compostos orgânicos, uma vez que os métodos tradicionalmente empregados para estas análises esbarram em questões como a demora na obtenção dos resultados aliado ao alto custo destas análises, bem como a geração de resíduos. Em vista destes fatos, o presente projeto visa o desenvolvimento de uma nova metodologia para o monitoramento de compostos orgânicos na área descarte do emissário submarino de Santos-SP, através do emprego da espectroscopia RAMAN para o monitoramento destes compostos. Desse modo, e levando-se em conta que o lançamento do esgoto é feito em uma baía, a implantação de melhorias no sistema de monitoramento ambiental pode propiciar a adoção de programas governamentais regulares que visem o monitoramento dos níveis de um maior número de compostos orgânicos nas Estações de Tratamento de Efluentes, buscando soluções que propiciem a redução da carga destes compostos para o meio ambiente.

1.5 Monitoramento da qualidade das águas dos canais de drenagem urbana de municípios costeiros
Descrição: Os canais de drenagem urbana são os responsáveis pelo escoamento das águas pluviais para o mar, porém existem fatores que podem comprometer a qualidade da água que escoa nesses canais e, com isso, afetar a balneabilidade das praias. O presente estudo consiste em monitorar a qualidade das águas dos canais de drenagem urbana que deságuam nas orlas das praias dos municípios de Santos e São Vicente, antes de atingir o mar, por meio de análises químicas, físico-químicas, ecotoxicológicas e microbiológicas.

1.6 Avaliação de risco de compostos orgânicos
Descrição: A avaliação de efeitos potenciais de compostos orgânicos sobre a biota apresenta papel fundamental na avaliação de risco ambiental. A identificação precoce e a investigação de possíveis problemas de poluição ambiental relacionada aos compostos orgânicos são de suma importância para proteção da saúde humana e ambiental. Os procedimentos para a avaliação de risco ambiental de compostos orgânicos são empregados para fins reguladores na União Europeia, para fins de dar suporte à autorização de comercialização destas substâncias. O desenvolvimento do estudo se dará inicialmente com a identificação e quantificação de substâncias orgânicas em amostras de água superficial e sedimentos. Em um segundo momento, em laboratório, estudos ecotoxicológicos com diferentes fases do ciclo de vida e níveis de organização biológica serão empregados. O principal objetivo deste projeto é integrar diferentes linhas de evidência da ecotoxicologia, com intuito de classificar o risco ambiental de substâncias orgânicas.

1.7 Estudos ecotoxicológicos na avaliação do risco ambiental de poluentes emergentes e drogas ilícitas
Descrição: A introdução contínua no ambiente aquático de poluentes emergentes pode colocar em risco a saúde dos ecossistemas. Este fato tem atraído a atenção da comunidade científica e mídia e está intimamente relacionado ao estilo de vida da sociedade moderna, aos padrões de consumo e ao envelhecimento da população. Neste contexto, é de suma importância a avaliação dos riscos ambientais associados à ocorrência destes compostos no ambiente por meio de estudos ecotoxicológicos para subsidiar ações mitigadoras.

1.8 Influência de efluentes sobre as assembleias de peixes e crustáceos
Descrição: Devido à alta densidade demográfica, as regiões costeiras são responsáveis por grande parte da produção de resíduos que poluem o ambiente aquático, onde pode-se destacar o lançamento de efluentes domésticos. O processo de decomposição destes resíduos causa hipoxia e gera a perda de diversidade de diversos organismos aquáticos. Estes compostos orgânicos podem causar ainda a eutrofização, alterando a estrutura das comunidades, funções ecológicas e diversas implicações no ecossistema. A poluição nas regiões costeiras é constituída principalmente por componentes orgânicos e nutrientes originários dos esgotos domésticos, efluentes industriais e agrícolas. Os efeitos da poluição aquática são complexos e não compreendidos totalmente, porém é notável o avanço no conhecimento sobre sua toxicidade, carcinogenicidade e capacidade bioacumulativa. Cada tipo de organismo pode responder de forma diferenciada a um mesmo tipo de poluição. Alguns apresentam crescimento e reprodução acelerados enquanto outros têm diminuição no seu tempo de vida. Dados sobre a composição, estrutura, distribuição, status de conservação e aspectos biológicos, como alimentação e reprodução das assembleias de peixes que habitam regiões sobre grande influência de poluição são considerados prioritários para a compreensão dos impactos causados pelo lançamento de efluentes. Podem ser utilizados como base para a modelagem computacional, a qual responde mais rapidamente a variações de concentrações dos efluentes do que medições analíticas feitas em laboratório. Assim, com o objetivo de compreender os efeitos cumulativos e sinérgicos causados pelos efluentes sobre as assembleias de peixes e crustáceos, e buscando assegurar a biodiversidade do recurso e a manutenção das atividades humanas dependentes desta, o presente projeto visa monitorar os aspectos bioecológicos da ictiofauna como forma de bioindicação ambiental.

1.9 Efeitos Tóxicos e Bioacumulação de Metais e sua interferência nas comunidades de organismos marinhos e estuarinos do litoral paulista
Descrição: O objetivo deste projeto é avaliar o efeito tóxico da bioacumulação por metais pesados nas comunidades de organismos marinhos e estuarinos no litoral paulista. Será avaliado o grau de contaminação nos principais recursos pesqueiros e sua interferência no estoque pesqueiro e consequente impacto na pesca artesanal. Os resultados desse projeto auxiliarão no levantamento de informações essenciais para a adoção de medidas cabíveis pelas instituições públicas que tratam da qualidade ambiental, bem como para subsidiar tomadas de decisão quanto à conservação dos recursos naturais disponíveis para o uso das populações tradicionais que vivem no litoral paulista e dependem da pesca para sua sobrevivência.

Como deseja ingressar na Unisanta?