WhatsApp

Gestão Ambiental Portuária

A relação entre áreas portuárias e o ambiente natural no seu entorno tende a ser impactante para os organismos presentes nos ecossistemas. A adequada gestão das atividades pode minimizar esses impactos, garantindo a sustentabilidade tanto das atividades econômicas como da biodiversidade presente, assegurando um meio ambiente com maior qualidade. Nesta linha de pesquisa os projetos são voltados para redução de impactos, aumento da eficiência e elevação da qualidade da gestão, com planejamento estratégico e uso racional dos recursos naturais.

Projetos

4.1 Avaliação de impactos da dragagem
Descrição: Considerando que as atividades de dragagem e descarte de sedimentos são dispendiosas e geram impactos a várias comunidades de organismos, este projeto lança mão de metodologias tradicionais de monitoramento dessas comunidades, ao mesmo tempo em que busca o desenvolvimento de novos procedimentos para a avaliação desses impactos, integrando conhecimentos sobre o plâncton, bentos e necton. Parte importante do projeto é o desenvolvimento e estabelecimento de critérios e rotinas que busquem redução dos impactos e otimização da utilização dos recursos dispendidos, empregando avaliação ambiental estratégica preliminar e planejamento integrado para avaliação de locais de novos empreendimentos ou ampliação dos existentes, de forma a se ter menor assoreamento.

4.2 Planejamento estratégico da ocupação de novas áreas com fins portuários e retroportuários
Descrição: As regiões costeiras são ocupadas por ecossistemas sensíveis e com biodiversidade elevada; assim, a implantação mal planejada do ponto de vista ambiental pode levar à expressiva perda de hábitats e espécies, bem como elevar os custos dos empreendimentos, tanto na fase de licenciamento quanto na de instalação/operação. Neste projeto o trabalho está focado no desenvolvimento de protocolos e rotinas que propiciem a melhor avaliação ambiental das áreas pretendidas, bem como levem à tomada de decisão que cause menor impacto e menores custos ao empreendedor, tanto em termos de tempo quanto de recursos financeiros. Assim, conforme a situação pode se empregar a Avaliação Ambiental Estratégica ou, caso haja premência na obtenção de informações básicas, um protocolo de REA – Rapid Environmental Assessment no processo de planejamento.

4.3 Uso racional de recursos naturais em empreendimentos portuários
Descrição: O cenário competitivo internacional exige que os operadores portuários forneçam serviços com a maior eficiência e menores custos possíveis. Dessa forma, a adequada avaliação e gestão dos recursos naturais utilizados – energia e água, entre outros, torna-se de elevada importância. Essa prática permite redução de custos e também contribui para redução das pressões sobre o meio ambiente. Dessa forma o projeto está voltado para avaliação dos impactos do uso desses recursos sobre a biota, bem como a proposição de estratégias e técnicas que reduzam seu consumo. Entre as alternativas avaliadas podem ser citadas a geração de energia eólica, energia solar, aproveitamento de água de chuva, reuso de água, entre outras, bem como técnicas e estratégias de redução de consumo.

Como deseja ingressar na Unisanta?