O curso capacita profissionais para atuar em bibliotecas universitárias, promovendo o acesso à informação e apoiando ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade acadêmica como um todo.
Pós-graduação em
Gestão de Informação e Bibliotecas Universitárias
Gestão de Informação e Bibliotecas Universitárias - Especialização - EAD -
Por que fazer este curso?
O curso de pós-graduação em Especialização em Gestão de Informação e Bibliotecas Universitárias da Unisanta EaD dimensiona o processo ensino-aprendizagem, tendo como ponto de partida o seu Projeto Pedagógico. É destinado para profissionais que desejam desenvolver competências para gerenciar acervos, tecnologias da informação e serviços de apoio à pesquisa e ao ensino.
-
A formação proporcionará o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias, a partir de diferentes referenciais teóricos, para atuar e gerir bibliotecas escolares e públicas.
-
Ainda, o aluno será capaz de realizar a articulação necessária com os demais profissionais da Educação para encontrar sempre as melhores soluções para usuários desses centros de informação.
Mercado de trabalho
A digitalização de acervos amplia a necessidade de profissionais que organizem e gerenciem informações em ambientes virtuais e institucionais.
O mercado busca especialistas que usem dados e informação para apoiar decisões estratégicas e otimizar processos acadêmicos e administrativos.
Há novas oportunidades em ensino digital, consultoria, inovação tecnológica e gestão de acervos em universidades e empresas do setor educacional.
Diferenciais da Unisanta
Os cursos da Unisanta EaD oferecem flexibilidade e autonomia para quem busca educação de qualidade, com acesso remoto ao conteúdo de qualquer lugar.
A Universidade conta com mais de 100 polos em todo o Brasil e se destaca pela inovação tecnológica e métodos de ensino alinhados às demandas do mercado.
O material didático inclui textos, videoaulas gravadas e web aulas ao vivo, proporcionando uma experiência de aprendizado dinâmica e interativa com os professores.
A Unisanta EaD é uma excelente opção para profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos, obter diplomas reconhecidos e se destacar em um mercado competitivo.
Informações Importantes
Os cursos da Unisanta EaD cumpre todas as regulações do MEC, conforme resolução vigente, e tem como prioridade aprimorar a qualidade de formação profissional. Além de acompanhar as constantes evoluções tecnológicas e as profundas mudanças no mercado de trabalho, o curso proporciona uma interação recorrente entre tutores, professores, alunos e coordenação.
Para conclusão do curso no prazo escolhido, o aluno declara ter ciência e concordar que é necessária a disponibilidade de tempo, disciplina, comprometimento e dedicação compatíveis com as exigências do curso e sua carga horária, a fim de cumprir todos os componentes curriculares obrigatórios.
O que nossos ex-alunos dizem sobre nós
“Estou adquirindo novos conhecimentos para minha formação. Meus agradecimentos ao corpo docente e administração da instituição, os quais recebem seus alunos com responsabilidade e dedicação naquilo que fazem.”

Leonardo Santos – Estágio em projeto da Prefeitura de São Vicente
“Me encontro muito feliz e satisfeita, pois é um curso EAD, e eu tenho me encontrado na área e na profissão. A Unisanta tem uma rede de apoio bem bacana, que assiste a gente e são ferramentas, alavancas de apoio para nós, e foi através dessa rede que eu tive meu primeiro êxito”

Tainara Fernandes – Estágio na Companhia de Habitação da Baixada Santista (Cohab – Santos)
“Iniciei um estágio remunerado na Cohab Santista e estou muito feliz com a ajuda dos professores, gestores e tutores da Unisanta. Recomendo a vocês que conheçam a Universidade de Santa Cecília.”

Claudia Letícia – Estágio na Companhia de Habitação da Baixada Santista (Cohab – Santos)
“Tive o prazer de estudar na Unisanta, instituição que agregou muito à minha vida profissional e pessoal. Realizei o sonho do ensino superior, compartilhado com meus pais, que eram semianalfabetos. Como filho mais velho, prometi entregar a eles um diploma. Escolhi a Unisanta por ser a instituição mais conceituada da Baixada Santista.”

Alessandro Mota – alcançou sua recolocação profissional e mudou-se para Goiás para abraçar uma nova proposta de trabalho em sua área de atuação.
“Eu sempre quis trabalhar em uma empresa grande e ter um emprego bom, mas isso não seria possível se eu não tivesse fazendo um curso de graduação. Fazer faculdade me abriu portas que eu jamais imaginei que conseguiria. Se não fosse o curso, meu currículo, com certeza, não teria sido sequer selecionado.”

Thamires Lansac – Estágio na empresa Ferrovia Centro Atlântica, da VLI Logística
“Mando mensagens para o professor, o curso possui aulas ao vivo, um guia da disciplina que tem toda matéria por escrito, isso era o que eu precisava. Estou gostando e aproveitando o curso, que, no meu caso, foi ideal.”

Erica Cristina Marçal Neves – Auxiliar financeiro da empresa Olam Agrícola, que faz parte do Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais
“O aluno pode fazer o curso em casa e só precisará vir à Universidade para fazer as provas. Ele tem todo o apoio dos professores e tutores, poderá tirar dúvidas e utilizar os materiais através desse ambiente. Isso dá condições para que ele faça o curso completo da mesma maneira que um curso presencial.”

Juciene Pereira – 1º lugar no concurso para docência na ETEC – Escola Técnica de Praia Grande
Grade Curricular
Módulo 1
Avaliações do MEC e Institucionais
Bibliotecas Universitárias e Especializadas
Módulo 2
Gestão de Acervo
Gestão das TICS
Módulo 3
Repositórios Institucionais e Divulgação Científica
Ciência e Acesso Aberto
Módulo 4
Arquitetura de Bibliotecas
Bibliometria, Cientometria e Altmetria
Estudo de Caso - Gestão de Informação e Bibliotecas universitárias
VEJA A LISTA DE DOCENTES
Profª Dra. Maria Eduarda dos Santos Puga - http://lattes.cnpq.br/0215929415693389;
Profª Rafael Micco Junior - http://lattes.cnpq.br/0687654530883836;
Prof.ª Ma. Daianny Seoni de Oliveira - http://lattes.cnpq.br/4811679938448350;
MAIS INFORMAÇÕES
Início das inscrições
fevereiro de 2026
















