ABA - Treinamento familiar em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo
Por que fazer este curso?
O curso livre em ABA – Treinamento Familiar em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, da Unisanta EaD, é uma formação ideal para famílias e profissionais interessados em compreender e aplicar os princípios da análise do comportamento no suporte a pessoas com autismo.
-
O curso aborda estratégias práticas e científicas que promovem o desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e comportamentais.
-
A modalidade a distância oferece flexibilidade para que você possa estudar no seu ritmo, com materiais atualizados e suporte de professores qualificados.
-
Você terá acesso a conteúdos dinâmicos e interativos, projetados para facilitar o aprendizado e a aplicação prática.
Mercado de trabalho
O curso é voltado a familiares, cuidadores e profissionais que desejam atuar no apoio a pessoas com autismo, com foco na aplicação prática da ABA.
Implementação de técnicas eficazes no dia a dia, promovendo qualidade de vida e inclusão em escolas, clínicas e instituições especializadas.
O profissional pode atuar como um agente de mudança, aplicando práticas inovadoras que impactam positivamente indivíduos, famílias e comunidades.
Diferenciais da Unisanta
Informações Importantes
O curso da Unisanta EaD é ofertado e cumpre todas as regulações do MEC, conforme resolução vigente, e tem como prioridade aprimorar a qualidade de formação profissional. Além de acompanhar as constantes evoluções tecnológicas e as profundas mudanças no mercado de trabalho, o curso proporciona uma interação recorrente entre tutores, professores, alunos e coordenação.
Para conclusão do curso no prazo escolhido, o aluno declara ter ciência e concordar que é necessária a disponibilidade de tempo, disciplina, comprometimento e dedicação compatíveis com as exigências do curso e sua carga horária, a fim de cumprir todos os componentes curriculares obrigatórios.
Grade Curricular
1. O que é transtorno do espectro autista?
2. Análise do Comportamento Aplicada (ABA);
3. Temos um diagnóstico, e agora?;
4. Influência do ambiente no comportamento TEA;
5. Importância do desenvolvimento da autonomia e autocuidado;
6. Propósito familiar;
1. Compreendendo os objetivos terapêuticos;
2. Conhecendo os programas de ensino;
3. Folhas de registro, porquê mensurar comportamentos?
4. A importância da preparação do ambiente;
5. HRE (feliz, relaxado e engajado), como selecionar itens de preferência?
6. Estratégias do brincar.
1. Manejo de comportamentos disruptivos;
2. Como estimular habilidades em ambiente natural;
3. Procedimentos de dicas;
4. Aprendizagem sem erro;
5. Estratégias para ensino de habilidades de autocuidado;
6. Registro do comportamento.
VEJA A LISTA DE DOCENTES
Profa. Arlete Giarola de Paiva Ávila
Graduada em Artes e Mestranda em Transtornos de Aprendizagem e Neurociências. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada a Pessoas com TEA, e Especialista em Neuropsicopedagogia. Supervisora ABA na Clinica Escola do Autista de Santos-SP e Terapeuta ABA no CETEA Juditha Paludo em Cascavel-PR. Ministra cursos na área do autismo, capacitações em ABA. Possuí experiência na área do autismo, trabalhando com ABA e intervenção neuropsicopedagógica, avaliação e intervenção. Vive o mundo TEA desde a infância.
Profa. Me. Bianca Balbueno
Psicóloga e Pedagoga, Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento e Especialista em Neuropsicologia. Especialista em Terapia Comportamental. Atualmente é supervisora clínica. Sua principal área de atuação é em Análise do Comportamento Aplicada à crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), área na qual atua desde 2013.
Profª. Keise Fernanda Aguiar
Psicóloga e Mestranda em Distúrbios do Desenvolvimento. Especialista em Intervenção ABA para pessoas com Autismo e Deficiência Intelectual, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Especialista em Terapia Comportamental com Ênfase em Autismo. Atualmente é supervisora clínica. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do comportamento, transtorno do espectro do autismo, deficiência intelectual, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, transtorno opositivo-desafiador e transtornos de aprendizagem.
Profª. Renata Maransaldi
Psicóloga com formação em Terapia do Esquema e Especialista em Terapias Cognitivas e Transtorno do Impulso, certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC. Atualmente é Psicóloga Clínica, Supervisora e colaboradora do Ambulatório de Transtornos do Controle do Impulso do Instituto de Psiquiatria da USP. Coautora do livro “Pais de Autista - Acolhimento, Respeito e Diversidade”, Renata vivencia o universo TEA e síndromes raras.
Coordenadora: Prof. Me. Thamyres Silverio Figueiredo
Psicóloga com formação em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto de Psiquiatria da USP. Mestre em Direito da Saúde - Dimensões Individuais e Coletivas, com ênfase em autismo no SUS. Especialista em Terapias Cognitivas e Especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual. Capacitada em humanização no SUS, atualmente é Diretora Institucional do Centro de Reabilitação e Estimulação do Neurodesenvolvimento (Clinica Escola do Autista de Santos) e Fundadora da TF Conexão Integrada, especializada em atendimento multidisciplinar, rastreio e avaliação no Transtorno do Espectro Autista e intervenção ABA.
MAIS INFORMAÇÕES
Coordenador(a)
Prof. Me. Thamyres Silverio Figueiredo