Está precisando de ajuda?

BOLSAS, FINANCIAMENTOS E BENEFÍCIOS
A Unisanta oferece descontos?
Há descontos como pontualidade, monitoria, estágio acadêmico, bolsa de iniciação científica, mérito, além de promoções e uma série de benefícios aos nossos alunos.
A Unisanta oferece ainda bolsas pelo Prouni e Fies e mantém os créditos universitário – CredIES Unisanta e BB Realiza
Para mais informações, consulte:
- Alunos de graduação presencial:
Benefícios Graduação Presencial - Alunos de graduação EAD:
Benefícios EAD - Alunos de Pós-Graduação:
Benefícios Pós-Graduação
PAGAMENTO DAS MENSALIDADES
Como posso fazer os pagamentos das mensalidades da Unisanta?
A Unisanta disponibiliza parcelamento do semestre através de boletos ou cartão de crédito no menu Pagamentos do Portal do Aluno. Para o estudante que deseja antecipar o pagamento do semestre ou anual, há desconto especial. Para mais informações, consulte os Benefícios. (www.unisanta.br/Beneficios).
Eu me compliquei financeiramente com as mensalidades. A Unisanta pode me ajudar?
Sim, temos um setor dedicado a acolher o aluno e oferecer condições de acordos para parcelas inadimplentes. Entre em contato com a Diretoria de Ativos pelo WhatsApp: (13) 3202-7101 (cursos presenciais e EAD), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
O atendimento também pode ser realizado presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h30, na Rua Oswaldo Cruz, 277.
Perdi o prazo de pagamento dos meus acordos e agora?
Tenha calma e entre em contato com a Diretoria de Ativos para regularizar sua situação. O atendimento pode ser feito pelo WhatsApp: (13) 3202-7101 (cursos presenciais e EAD), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
O atendimento também pode ser realizado presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h30, na Rua Oswaldo Cruz, 277.
Eu não entendi meu boleto. Aqui consta um valor maior do que está no site. O que pode estar errado?
Os valores expressos no boleto demonstram o plano de pagamento no seu valor bruto. Se você possui descontos, verifique as datas limites no corpo do boleto para pagamento com o desconto.
REGULARIZAÇÃO DE MENSALIDADES
Diretoria de Ativos
Segunda a sexta-feira, das 8h às 19h30.
Centro de Atendimento Integrado da Unisanta – Rua Oswaldo Cruz, 277.
Contato de WhatsApp: (13) 3202-7101, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Informações, reclamações ou sugestões: e-mail (acordo@unisanta.br) a/c da Diretoria de Ativos Unisanta, informando Nome, Ra, Curso e Assunto.
Diretoria de Ativos: humanização e rapidez no atendimento para questões de mensalidades
Casos de mensalidades em atraso no Colégio, na Universidade, EAD e na Pós-Graduação são analisados presencialmente, por WhatsApp ou e-mail pela Diretoria de Ativos, em busca de soluções que atendam ambas as partes. Basta procurar essa Diretoria, sem necessidade de protocolar documentos.
Alunos e seus familiares que possuem mensalidades em atraso têm um atendimento diferenciado no Complexo Educacional Santa Cecília. A Diretoria de Ativos busca resolver essas pendências com os interessados, recebendo-os no Centro de Atendimento Integrado, das 8h às 19h30, ininterruptamente, de segunda a sexta-feira.
“Para fins de agilidade e praticidade no atendimento, sugerimos a utilização do WhatsApp para atendimento voltado à regularização de mensalidades, munido de informações para possibilitar a identificação como nome completo, RA e curso”, enfatiza o diretor, Dr. Fábio Saorini.
TRANCAMENTO
Quem pode efetuar o trancamento de matrícula? Como é realizado?
O aluno regularmente matriculado poderá solicitar trancamento de matrícula pelo período de até um ano. A critério da Coordenadoria do Curso, o prazo poderá ser renovado por mais um ano. O trancamento só poderá ser efetuado após a confirmação da matrícula dentro do prazo fixado no calendário escolar. O aluno que não reiniciar suas atividades curriculares após o trancamento perderá sua vaga e será considerado desistente. O pedido deverá ser feito no Portal do Aluno, via Requerimentos, e não poderão constar parcelas pendentes para efetivar o trancamento.
Tranquei minha matrícula, mas quero voltar a estudar. O que devo fazer?
Solicitar rematrícula no Protocolo Geral. O aluno que não reiniciar suas atividades curriculares após o trancamento (válido por 2 anos) perderá sua vaga sendo considerado desistente. Caso queira voltar a estudar, terá que realizar novo Vestibular.
Estive ausente e não tranquei matrícula. O que preciso fazer para voltar a estudar?
Para voltar a estudar terá que realizar novo Vestibular.
AFASTAMENTO
O que devo fazer para solicitar o afastamento e continuar com aproveitamento acadêmico se eu estiver em estado de gestação?
Deverá trazer o atestado médico comprovando o período de licença maternidade para a Secretaria. A Secretaria entregará uma ficha de Controle de Exercícios Domiciliares para apresentação de trabalhos que serão entregues aos professores responsáveis pela disciplina, e somente ao final do período da licença a estudante entregará o Controle de Exercícios Domiciliares à Secretaria. A aluna não está isenta das provas, pois os trabalhos substituem apenas a frequência às aulas. As provas serão aplicadas no retorno da Licença e agendadas diretamente com os professores.
REMATRÍCULA
Estive ausente e não tranquei matrícula. O que preciso fazer para voltar a estudar?
Você deve cumprir essas disciplinas fazendo a rematrícula para cursá-las. Dependendo do número de disciplinas, você poderá realizar a prova de formando*, neste caso via requerimento no portal do aluno.
* Sujeito à análise das condições.
Estive ausente e não tranquei matrícula. O que preciso fazer para voltar a estudar?
Você deve consultar o Portal do Aluno, em Notas, escolher o período letivo da consulta e verificar se existe alguma disciplina reprovada. Os critérios de aprovação são divulgados aos alunos pela coordenação de cada curso no início do semestre. Faça sua rematrícula dentro do prazo para dar continuidade ao curso. Lembrando que a rematrícula fica restrita aos casos de inadimplência, devendo o aluno regularizar tudo antes do término do prazo de rematrícula.
FALTAS
Como devo proceder para justificar minhas faltas?
A frequência às aulas e às atividades curriculares é obrigatória, sendo que no Ensino Superior, não há abono de faltas. Apenas nos casos de doença infectocontagiosa, traumatismo, nojo, gala, convocação do Poder Judiciário, cirurgia ou estado de gestação, haverá dispensa das atividades. As justificativas e os comprovantes das faltas devem ser apresentados à Secretaria, imediatamente após o retorno às aulas.
FORMATURA / DIPLOMA
Existe colação de grau para alunos da Unisanta?
Sim, a Unisanta disponibiliza cerimônia de Colação de Grau para alunos dos cursos presenciais e dos cursos EAD dos polos Baixada Santista. Mais informações podem ser obtidas com o Departamento de Relações Públicas, pelo e-mail: formaturas@unisanta.br
Não há cobrança de taxa para a Emissão da 1ª via do Diploma. Histórico Escolar e Certificado de Conclusão. Os documentos devem ser solicitados no Portal do Aluno. Para outras situações, a Secretaria-Geral deverá ser consultada.
A segunda via do diploma pode ser solicitada através do e-mail diplomas@unisanta.br. Identifique-se com RA, nome e curso e manifeste sua solicitação. Caso não possua número de RA, poderá solicitá-lo com o CPF.
O atendimento também pode ser realizado presencialmente, de segunda a sexta-feira, 8h às 21h.
BIBLIOTECA
É possível solicitar empréstimos ou devolver livros na Biblioteca?
Sim. O Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Santa Cecília (SIBi – Unisanta) está atendendo presencialmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h30, e aos sábados, das 8h às 12h, no 1º andar do Bloco M (Central e Direito) e no 5º andar do Bloco E (Saúde) ou pelo WhatsApp: (13) 99129-0208 – Bibliotecas Central e Direito / (13) 99642-2306 – Biblioteca Saúde. Outras informações no site: Biblioteca Unisanta.
Como fazer a devolução de um livro na Biblioteca?
O Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Santa Cecília (SIBi – Unisanta) está atendendo presencialmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h30, e aos sábados, das 8h às 12h, no 1º andar do Bloco M (Central e Direito) e no 5º andar do Bloco E (Saúde) ou pelo WhatsApp: (13) 99129-0208 – Bibliotecas Central e Direito / (13) 99642-2306 – Biblioteca Saúde. Outras informações no site: Biblioteca Unisanta.
ESTÁGIOS
O que é Estágio?
É o investimento para a futura carreira profissional, adquirindo conhecimentos práticos e posturas empreendedoras para ingressar profissionalmente no mercado de trabalho.
O estágio é obrigatório?
Depende do curso. A obrigatoriedade ou não do estágio está definida no Plano Pedagógico do Curso, incluindo o número de horas obrigatórias destinadas à atividade de estágio.
O que é Estágio Obrigatório?
O Estágio Obrigatório é parte integrante do currículo pleno definido no Plano Pedagógico de cada Curso e deverá ser obrigatoriamente cumprido pelo aluno para integralização da carga horária total exigida, sem o qual o aluno não poderá obter seu diploma de graduação.
Estágio Obrigatório ou Estágio Supervisionado?
O Estágio Obrigatório é por vezes chamado impropriamente de Estágio Supervisionado porque ele é desenvolvido com a orientação do Supervisor de Estágio inclusive para a elaboração obrigatória do Relatório Final de Estágio.
O que é Estágio Extracurricular?
Segundo a Lei, os estágios só podem ser realizados obedecendo ao Plano Pedagógico do Curso, portanto todos os estágios são curriculares. O termo correto é ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO. É o estágio que aluno realiza independentemente da obrigatoriedade, visando ao aperfeiçoamento profissional que lhe proporcione uma base mais concreta para facilitar o seu ingresso no mercado de trabalho.
Quantas horas de Estágio Obrigatório preciso cumprir?
Cada Curso tem regulamentação própria no que se refere ao cumprimento do período de Estágios. A regulamentação está definida no Plano Pedagógico do Curso.
Quando devo iniciar o Estágio Obrigatório?
Cada Curso tem regulamentação própria, que está definida no Plano Pedagógico do Curso.
Se não cumprir o Estágio Obrigatório poderei colar grau?
Não. Sendo parte integrante do currículo pleno do seu Curso, a não realização do Estágio Obrigatório impede a colação de Grau.
Se a atividade que exerço profissionalmente não puder ser considerada como Estágio Obrigatório, como devo proceder?
Deverá entrar em contato com o Coordenador ou Supervisor de Estágio do seu Curso.
Qual o órgão ou pessoa de ligação entre o aluno da UNISANTA e a Empresa/Escola de Estágio?
Todos os alunos da Unisanta contam com o apoio do Departamento Universidade Empresa Estágios, que possui estreita ligação com empresas em vários segmentos, na Baixada Santista, Grande ABC e Grande São Paulo. O Departamento poderá esclarecer todas suas dúvidas com relação a estágio.
Como funciona o Setor de Estágios na Unisanta?
Todos os alunos da Unisanta contam com o apoio da Diretoria de Relacionamento e Novos Mercados, que possui estreita ligação com empresas em vários segmentos, na Baixada Santista, Grande ABC e Grande São Paulo. São cerca de 5000 mil empresas e entidades que, por meio desse departamento, disponibilizam vagas para estágios remunerados e também de emprego aos alunos da Unisanta. Informações pelo telefone: (13) 3202-7115 ou pelo e-mail: e-mail departamento de estágios Unisanta
VESTIBULAR
Como devo fazer minha matrícula na Unisanta?
O primeiro passo é fazer a inscrição gratuita no Vestibular. Acesse https://vestibular.unisanta.br. Nós oferecemos as seguintes opções de ingresso:
Vestibular Digital: o candidato poderá fazer a prova (apenas Redação) sem sair de casa, pela internet.
Tradicional: prova presencial com 20 questões, válida para o Concurso de Bolsas de até 100% em cursos presenciais, conforme regulamento. Resultado imediato.
Enem: para quem realizou a prova nas edições de até 10 anos anteriores. Resultado imediato no ato da inscrição e também concorre a bolsas de até 100%, conforme regulamento.
Transferência: para quem muda de outra universidade para a Unisanta, dando continuidade a seus estudos. Não é preciso fazer Vestibular. Descontos especiais.
2ª Graduação: para quem já possui uma graduação e pode ter à sua disposição o aproveitamento de estudos para eliminar matérias*. Não é preciso fazer Vestibular.
Histórico Escolar do Ensino Médio: inscrição com o upload da documentação solicitada, sem a necessidade do Vestibular.
Escolha a melhor opção para você e venha fazer parte da Unisanta
* sujeito à análise curricular e adaptação da grade conforme critérios da coordenação do curso inscrito.
Devo pagar alguma taxa de inscrição no Vestibular?
Não, a inscrição para o Vestibular da Unisanta é gratuita.
Como funciona o Vestibular Digital da Unisanta?
Nesta modalidade de Processo Seletivo, o candidato poderá fazer a prova sem sair de casa, pela Internet.
A prova é realizada diariamente, na hora em que o candidato desejar, em formato de Redação. A Unisanta oferece cursos de graduação presencial, a distância (EAD) e graduação semipresencial.
Quanto tempo leva para o resultado da Prova?
O prazo para divulgação do resultado da sua prova é de até dois dias úteis depois da finalização do exame. O resultado é divulgado no Portal do Candidato.
Perdi minha Prova Tradicional de Vestibular. Posso reagendar?
Sim, basta entrar no Portal do Candidato e reagendar.
Já fiz minha inscrição como portador de diploma (2ª Graduação). Qual o prazo para receber o parecer sobre a análise dos meus documentos?
O processo seletivo para portador de diploma tem prazo de avaliação de até dez dias úteis. A resposta será dada pelo e-mail informado no momento de seu cadastro.
Já possuo um curso superior. Preciso participar de novo vestibular?
Não. Os candidatos portadores de diploma de Curso Superior podem ser matriculados sem Processo Seletivo, desde que haja vaga no Curso pretendido.
MATRÍCULA
Quais documentos eu preciso informar na matrícula?
Depois de receber no seu e-mail o resultado do Vestibular, acesse o link https://vestibularpresencial.unisanta.br/login (cursos presenciais) ou https://vestibularead.unisanta.br/login (cursos EAD) para preencher o cadastro e obter as informações contratuais. Durante seu cadastramento, você deverá informar CPF, RG. Além disso, deverá preencher todos os campos obrigatórios do contrato. Para menores de 18 anos, a documentação do responsável financeiro também será necessária.
No mesmo endereço eletrônico você pode enviar por upload os seguintes documentos para matrícula: Histórico Escolar do Ensino Médio / Certificado de Conclusão do Ensino Médio / Certidão de Nascimento ou de Casamento / Cédula de Identidade / Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) / Uma foto 3x4 recente / Comprovante de residência / Boletim do ENEM (somente para os candidatos aprovados pela nota do ENEM)
O que significa "responsável financeiro", no meu cadastro?
O responsável financeiro será a pessoa física nominada como contratante da prestação de serviços educacionais. O contrato será emitido no nome do responsável financeiro bem como os boletos bancários registrados.
Finalizei o meu cadastro no site de pré-matrícula, efetuei o pagamento e agora?
Após pagamento da 1ª mensalidade, será necessário um prazo de 48 horas úteis para liberar o Portal do Aluno (ambiente digital disponível no site da Universidade).
BOLSAS, FINANCIAMENTOS E BENEFÍCIOS
A Unisanta oferece algum concurso de bolsas ou descontos?
Normalmente, há concurso de bolsas, além de descontos promocionais por tempo limitado e uma série de benefícios aos nossos alunos.
A Unisanta oferece ainda bolsas pelo Prouni (bolsas de 50 e 100%), Fies (financiamentos de até 100%) e mantém o Crédito Universitário – CredIES Unisanta (financiamento pelo qual o aluno paga somente 50% da mensalidade durante o curso, e o restante, depois de formado) e BB Realiza.
Para mais informações, consulte:
- Alunos de graduação presencial:
Benefícios Graduação Presencial
- Alunos de graduação EAD:
Benefícios EAD
- Alunos de Pós-Graduação:
Benefícios Pós-Graduação
Benefícios Graduação Presencial
Benefícios EAD
Benefícios Pós-Graduação
PAGAMENTO DAS MENSALIDADES
Como posso fazer os pagamentos das mensalidades da Unisanta?
A Unisanta disponibiliza parcelamento do semestre através de boletos ou cartão de crédito no menu Pagamentos do Portal do Aluno. Para o estudante que deseja antecipar o pagamento de algumas mensalidades, de todo o semestre ou anual, há desconto especial. Para mais informações, consulte os Benefícios. Benefícios Unisanta.
Eu me compliquei financeiramente com as mensalidades. A Unisanta pode me ajudar?
Sim, temos um setor dedicado a acolher o aluno e oferecer condições de acordos para parcelas inadimplentes. Entre em contato com a Diretoria de Ativos pelo WhatsApp: (13) 3202-7101 (cursos presenciais e EAD), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
O atendimento também pode ser realizado presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h30, na Rua Oswaldo Cruz, 277.
Perdi o prazo de pagamento dos meus acordos e agora?
Tenha calma e entre em contato com a Diretoria de Ativos para regularizar sua situação. O atendimento pode ser feito pelo WhatsApp: (13) 3202-7101 (cursos presenciais e EAD), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
O atendimento também pode ser realizado presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h30, na Rua Oswaldo Cruz, 277.
Eu não entendi meu boleto. Aqui consta um valor maior do que está no site. O que pode estar errado?
Os valores expressos no boleto demonstram o plano de pagamento no seu valor bruto. Se você possui descontos, verifique as datas limites no corpo do boleto para pagamento com o desconto.
TRANSFERÊNCIAS
Como faço para transferir meu curso de outra instituição para um curso da Unisanta?
Para você que deseja se transferir, entre em site do Vestibular Unisanta, a opção: Transferência. Preencha os seus dados e faça o upload da documentação solicitada.
A sua inscrição seguirá para a etapa de análise. Se a coordenação acadêmica identificar a possibilidade de aproveitamento de estudos, você receberá um parecer indicando quanto tempo reduzirá do curso.
Posso me transferir de outra universidade? O que devo fazer?
A UNISANTA aceita transferência de aluno procedente de outra Instituição de Ensino Superior. Para tanto, é exigido do aluno transferido, para integração do currículo pleno, o cumprimento regular das demais disciplinas e da carga horária total para expedição do diploma
Já iniciei curso superior em outra Universidade. Como posso eliminar disciplinas?
Trazer para avaliação do Coordenador do Curso o Histórico Escolar e o Plano de Ensino das disciplinas cursadas na outra Instituição.
CANCELAMENTO
Fiz minha matrícula, mas me arrependi. Posso fazer o cancelamento?
Sim. Como aluno calouro, você poderá cancelar sua matrícula antes do início do período letivo. Os valores pagos serão reembolsados em 80%, conforme legislação.
Quem pode realizar o cancelamento de matrícula e como é efetuado?
O aluno regularmente matriculado poderá solicitar cancelamento de matrícula no Protocolo Geral da Universidade através de requerimento respeitando o prazo fixado no calendário escolar.
CONHEÇA A UNISANTA
Gostaria de conhecer a Universidade, o que devo fazer?
Você pode conhecer a instituição individualmente ou em grupo, agendando a sua visita pelo site - Visite o Campus
CLÍNICA DE FISIOTERAPIA
Como funciona a clínica e o atendimento à comunidade?
A clínica de Fisioterapia da Unisanta é uma estrutura moderna e bem equipada para atender pacientes e dar treinamento prático aos alunos do Curso. O atendimento à comunidade é realizado por equipes especializadas nas áreas: Fisioterapia em Lesões do Aparelho Locomotor e Esportivas, Fisioterapia Neurofuncional do Adulto, Fisioterapia Neurofuncional Pediátrica, Fisioterapia Uroginecológica e Obstétrica, Fisioterapia Dermatofuncional, Fisioterapia Oncológica, Terapias Interativas, Fisioterapia Respiratória Pediátrica, Prótese e Órtese, além de Pneumofuncional.
Possui o 1º Ambulatório de Fisioterapia e Recuperação Funcional de Hemofílicos do Litoral Paulista, em parceria com o Rotary Club de Santos – Porto e a Fundação Rotária Internacional, em uma área ampliada. Conta ainda com o Ambulatório Pneumofuncional Adulto e Pediátrico, Ambulatório para Pacientes Oncológicos e Studio de Pilates totalmente equipado a disposição dos alunos e paciente.
Com uma área física de 1.000 metros quadrados, possui várias salas específicas de atendimento, consultórios e uma piscina aquecida de 50 metros quadrados, voltada para a utilização terapêutica.
O serviço é referência regional e desenvolve importante papel na assistência à comunidade da Região Metropolitana da Baixada Santista.
O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 13h40 às 19h. Rua Cesário Mota, 8, 1º andar - Bloco E. Informações (13) 3202-7156.
CLÍNICA DE ODONTOLOGIA
Como funciona a clínica e o atendimento à comunidade?
A Universidade Santa Cecília possui duas Clínicas Odontológicas: a Clínica de Odontologia da Unisanta, localizada no segundo andar, que conta com 80 boxes individuais, enquanto a Clínica do Térreo dispõe de 22 boxes, que permitem aos acadêmicos, supervisionados por professores, reproduzir todas as operações de um consultório.
São atendidas aproximadamente 300 pessoas por dia, entre crianças e adultos. Para ser atendido, é preciso passar por uma triagem.
Endereço: Rua Cesário Mota, 8. Informações pelo e-mail recepcaoodonto@unisanta.br
Telefones: (13) 3202-7154 e (13) 3223-8641.
Áreas de atendimento
- Odontopediatria – crianças
- Prótese – total, unitária, fixa e removível
- Dentística – restauração dos dentes
- Endodontia – tratamento de canal
- Periodontia – tratamento da gengiva
- Cirurgia – extrações de dentes
- Estomatologia – diagnóstico de doenças da cavidade bucal (prevenção de câncer) e biópsia
- Ortodontia preventiva – colocação de aparelho preventivo
- Pacientes com necessidades especiais – atendimento especializado para bebês, crianças e adolescentes de até 17 anos, com técnicas lúdicas de manejo odontológico
A Clínica atende semanalmente todas as especialidades. O curso de Odontologia da Unisanta mantém um Centro de Diagnóstico por Imagem, equipado com um aparelho de Radiologia Digital (que não utiliza filme). A Unisanta foi a 1ª no estado de São Paulo e a 2ª no país a adquirir o aparelho.
JUIZADO ESPECIAL CÍVEL | ESCRITÓRIO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA | PROCON
Quais são os atendimentos que a Unisanta oferece na área Jurídica?
Juizado Especial Cível
O atendimento de triagem é realizado pelos alunos do curso de Direito, a partir do terceiro ano; conciliação realizada por conciliadores formados em curso de Conciliação e Mediação, supervisionada por um juiz de Direito. São atendidas pessoas físicas e microempresas devidamente comprovadas, cujos pedidos não ultrapassem 20 salários mínimos.
O Juizado tem competência para: acidente de trânsito, violações ao Código de Defesa do Consumidor, planos de saúde, cobranças em geral, despejo para uso próprio, direito de vizinhança e outras ações que impliquem reparação de danos morais e materiais. O Juizado não é competente para ações de família, trabalhistas, de falência e ações em face da União, Estados e Município. Na maioria das ações, o domicílio do réu deve ser Santos. Apenas pessoas capazes são admitidas para figurar como parte. Nas ações que se enquadram no valor limite de 20 salários, basta comparecer de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h para receber atendimento.
Endereço: Rua Oswaldo Cruz, 277 - Boqueirão.
Horário de funcionamento:
Advogados e Estagiários com registro OAB - 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Público em geral - Atendimento on-line, pelo e-mail: atendimentojec.unisanta@gmail.com, das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Escritório de Assistência Judiciária
Atendimento na área de Direito da Família. Dúvidas sobre processos em andamento e agendamento para atendimento pelo e-mail: eajud@unisanta.br.
Endereço: Rua Oswaldo Cruz, 277 - Boqueirão.
CONSULTÓRIO FARMACÊUTICO
Quais são os serviços oferecidos pelo Consultório Farmacêutico?
Atendimento gratuito como aferições de pressão arterial, de glicemia e acompanhamento farmacológico, às quartas-feiras, das 14h30 às 17h
Rua Cesário Mota, 8, 1º andar - Bloco E. Informações (13) 3202.7156.
ESCRITÓRIO MODELO DE ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA E URBANISMO
Como funciona o atendimento do Escritório Modelo?
Projetos para entidades beneficentes e comunidades carentes. Podem procurar o Escritório Modelo da Unisanta todas as instituições filantrópicas e famílias de baixa renda (abaixo de 3 salários mínimos) para projetos arquitetônicos de construção, de reforma, de regularização e estruturais. A Unisanta somente fornecerá os projetos, e não os profissionais para assumir a responsabilidade técnica e acompanhamento de obras.
Informações pelo tel.: (13) 3202-7100, ramal 145, ou pelo e-mail escmodel@unisanta.br.
NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DE CARREIRAS
Como é o atendimento do Núcleo de Carreiras?
O NDC orienta alunos, ex-alunos e o público em geral sobre elaboração de currículos e técnicas de entrevistas de emprego, além de atender empresas para processos de recrutamento e seleção. Aberto à consultoria de empresas, sobre mercado de trabalho, contratação e para fins de recolocação profissional. Os atendimentos são realizados a partir de agendamentos feito pelo e-mail: ndc@unisanta.br
POLIESPORTIVO
Como funciona o Poliesportivo da Unisanta? Quais são as modalidades esportivas oferecidas?
A Universidade Santa Cecília – Unisanta dispõe de um conjunto poliesportivo que conta com o que há de mais moderno em equipamentos e infraestrutura. Isso permite proporcionar aos seus atletas, alunos e demais usuários um maior conforto, além de melhor desempenho esportivo.
Entre seus diferenciais, despontam a piscina olímpica (50 metros) e a de apoio (20 metros), quadras poliesportivas cobertas, infraestrutura qualificada e professores altamente especializados.
Figurando como a maior potência universitária da natação brasileira, a Unisanta conta com uma das mais fortes equipes sul-americanas com atletas federados, nas categorias de base a sênior. As piscinas da Unisanta recebem pessoas das mais diferentes faixas etárias, para aulas de natação, desde o baby às turmas mais avançadas.
Atenção: Informações sobre o funcionamento das atividades do Complexo Poliesportivo Unisanta neste período de pandemia podem ser obtidas na Secretaria de Esportes, pelo telefone (13) 3202-7126.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Como faço para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa?
Na Assessoria de Imprensa da Unisanta, você pode obter informações institucionais, releases, fotos e vídeos da Universidade, além de solicitar fontes especializadas para entrevistas. O contato poder feito pelo e-mail: assecom@unisanta.br.
MARKETING / EVENTOS
Há uma agenda de eventos relacionados à Unisanta? Como posso acompanhar?
Sim. Pelo site oficial, no item Agenda de Eventos, é possível ficar por dentro de todas as atividades acadêmicas realizadas pela Universidade Santa Cecília. Caso queira entrar em contato com o Setor de Relações Públicas, encaminhe e-mail para rp@unisanta.br.
EMPRESAS / MERCADO
Como posso ser um parceiro da Unisanta? Quais os tipos de convênio e parceria que a universidade oferece?
Estágios - Todos os alunos da Unisanta contam com o apoio da Diretoria de Relacionamento e Novos Mercados, que possui estreita ligação com empresas em vários segmentos, na Baixada Santista, Grande ABC e Grande São Paulo. São cerca de 5000 mil empresas que, por meio desse departamento, disponibilizam vagas para estágios remunerados e também de emprego aos alunos da Unisanta. Entre em contato para divulgar uma vaga e saiba mais pelo telefone: (13) 3202-7115 ou pelo e-mail: departamento.estagios@unisanta.br
Programa Empresa - A Unisanta oferece vantagens especiais aos funcionários de empresas / instituições conveniadas a fim de facilitar o acesso ao aperfeiçoamento técnico e educacional. O Programa Empresa Unisanta garante desconto nas mensalidades dos cursos de graduação, pós-graduação e colégio, além de cursos personalizados em todas as áreas e no Poliesportivo do Complexo Educacional. Este programa está em crescimento por meio de novos convênios. Informe-se na empresa em que você ou seus pais trabalham sobre este benefício. Adesões pelo telefone: (13) 3202-7115, na Direção de Relacionamento e Novos Mercados.
Cursos por áreas comuns - Cursos que poderemos desenvolver em parceria com empresas de mesma área de atuação para formação conjunta de capital intelectual e desenvolvimento do conhecimento dirigido, de forma que, reunindo pequenos grupos (2 - 4 funcionários / empresa), poderemos compor um curso com proposta teórico-prática de solução de problemas pelos seus próprios colaboradores de empresas de mesmas áreas de atuação.
Cursos na modalidade in company - De acordo com demanda e formação de grupos por empresas individualmente, dentro do plano de Treinamento / Capacitação / Habilitação / Formação Profissional previstos e descritos em suas Políticas e Planejamentos (anual ou plurianual) de Recursos Humanos.
Consultoria supervisionada - Partindo da realidade de sua empresa em sua linha de produção / gestão/ infraestrutura / ou em qualquer área afim da Universidade que nos será apresentada, desenvolveremos um projeto com carga teórica e prática, a ser aplicado a seus funcionários (grupo multifuncional / multiprofissional) envolvidos na situação apontada (fator gerador do contrato) para em conjunto, funcionários e professores, buscar soluções através da estrutura acadêmica.
Prestação de serviços acadêmicos supervisionados - Serviços prestados por nossos professores e alunos em nossas clínicas e laboratórios de tecnologia; conhecimento científico e acadêmico e toda a estrutura universitária de desenvolvimento do capital intelectual e conhecimento. A Unisanta é referência em tecnologia e criatividade, tanto para empresas como para universidades, públicas e particulares de outros estados, que aqui vêm em busca de laboratórios, intercâmbios, pesquisas e módulos educativos.
Núcleo de Pesquisas Eletrônicas (NPE) - Polo mundial em Sistemas de Apoio a Restabelecimento, Distribuição e Transmissão de Energia Elétrica. Desenvolve trabalhos para empresas concessionárias de energia e indústrias de Cubatão. Pesquisas em Automação, Robótica, Sistemas Inteligentes; Métodos Tecnológicos Aplicados à Bioengenharia; GPEA - Grupo de Pesquisa em Engenharia Aplicada.
Laboratórios – Laboratório de Operações Unitárias - Módulos didáticos utilizados em pesquisas de doutorados, mestrados e trabalhos de conclusão de curso. Produz módulos educativos para universidades públicas e particulares do País, utilizados na solução de problemas empresariais de todo o Brasil.
Laboratório de Ecotoxicologia - O primeiro do País a obter o certificado de qualidade internacional ISO 9002. Intercâmbio com universidades brasileiras e europeias, laudos periciais para empresas sobre o grau de toxicidade em efluentes líquidos, com certificação internacional pela ISO 17.025.
TRABALHE CONOSCO
Como concorro a uma vaga na Unisanta?
Se você deseja trabalhar na Unisanta, acesse este link e preencha os dados (Currículo Lattes para Área Acadêmica ou o normal para a área administrativa).
ENADE
O que é Enade? É obrigatório?
O Enade é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. É aplicado, periodicamente, aos estudantes de todos os cursos de graduação, durante o último ano do curso.
COLAÇÃO DE GRAU
Quero participar da colação de grau. Com quem devo falar?
Departamento de Relações Públicas - rp@unisanta.br
MÉTODOS DE INSCRIÇÃO
Prova digital
Faça a prova sem sair de casa, pela Internet, com toda a segurança.
Prova diariamente, na hora em que você desejar, em formato de redação.
* Inscrição gratuita.
Você estará participando da Promoção Calouro EAD Unisanta. Saiba mais.
ENEM
Ao se inscrever com a nota do ENEM (2010 a 2020), você pode ser dispensado do Vestibular e tem o resultado imediato no momento da inscrição on-line.
* Inscrição gratuita.
Você estará participando da Promoção Calouro EAD Unisanta. Saiba mais.
Transferência
Faça seu cadastro, envie on-line os documentos necessários e aguarde a avaliação.
* Inscrição gratuita.
* Não é necessário fazer Vestibular.
Você estará participando da Promoção Calouro EAD Unisanta. Saiba mais.
Portador de Diploma de Graduação
Faça seu cadastro, envie on-line os documentos necessários e aguarde a avaliação.
* Inscrição gratuita.
* Não é necessário fazer Vestibular.
Você estará participando da Promoção Calouro EAD Unisanta. Saiba mais.
Matrícula para aprovados no Vestibular EAD
* No período de quarentena por conta da COVID-19, a matrícula deverá ser feita somente pelo site. Assim que a situação normalizar, o candidato aprovado deverá comparecer à Universidade ou ao Polo escolhido para a entrega da documentação necessária da matrícula e assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
Consulte no Polo escolhido a possibilidade de reabertura para atendimento presencial.
Não há taxa de matrícula. Depois de aprovado, o candidato deverá efetuar o pagamento da primeira mensalidade.
Para agilizar sua matrícula, antes de comparecer à Universidade ou ao Polo escolhido, preencha seus dados cadastrais no site queroser.unisanta.br.
No mesmo site, você tem acesso ao valor da primeira mensalidade e pode imprimir o boleto para pagamento.
Se você tiver alguma dificuldade em relação ao preenchimento do cadastro, escolha de plano de pagamento e emissão do boleto, todo o procedimento poderá ser feito presencialmente na Universidade ou Polo escolhido, conforme disponibilidade de reabertura do Polo.
Polo Santos – Local de Matrícula
Horário: De segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Local: Rua Oswaldo Cruz, 277.
Consulte o endereço dos Polos Unisanta – Clique aqui.
Candidatos com necessidades especiais
As inscrições de candidatos com necessidades especiais poderão ser realizadas presencialmente no Polo escolhido ou pelo site. No ato da inscrição (presencial ou on-line), o candidato deverá indicar sua condição na ficha de inscrição.
O candidato deverá informar sua necessidade ao Polo escolhido, antes do dia da prova.
A Unisanta desenvolverá ações que possibilitem o oferecimento dos serviços educacionais e de infraestrutura bem como a capacitação de recursos humanos, de modo a melhor atender às necessidades dos candidatos e seu desempenho acadêmico.
Descontos
Além de contar com ensino de qualidade, tradição, infraestrutura moderna e os mais avançados recursos humanos e físicos para a sua formação cultural e ética, veja algumas das vantagens de ser aluno da Universidade Santa Cecília (UNISANTA).
Para mais informações, clique aqui.
Vagas
Após a realização das provas do Vestibular EAD 2021, se houver alguma opção na qual não for completado o número de vagas, esta poderá ser cancelada, a critério da Mantenedora.
Aos candidatos atingidos por esta disposição, será assegurada a oportunidade de mudança de curso, conforme a orientação das opções feitas no ato da inscrição, desde que haja vaga.
VESTIBULAR
Como devo fazer minha matrícula na EAD UNISANTA?
Agradecemos sua preferência pela EAD UNISANTA! O primeiro passo é fazer a inscrição no Vestibular.
O vestibular é on-line. Acesse aqui.
Além do Vestibular, nós oferecemos mais 3 opções de ingresso:
• Via Enem: para quem realizou a prova e possui nota satisfatória acima de 500 pontos.
• Via Transferência: você solicita mudar de outra IES para a Unisanta, dando continuidade a seus estudos. Sua documentação é analisada pela coordenação do curso e você recebe o parecer para matrícula via sms e e-mail.
• Via Portador de Diploma: se você já possui uma graduação e deseja ingressar em outro curso, é só nos enviar a documentação que a análise será feita pela coordenação do curso desejado e você receberá o parecer para matrícula via sms e e-mail.
Escolha a melhor opção para você e venha fazer parte da Unisanta!
Devo pagar alguma taxa de inscrição no Vestibular?
Não, a EAD UNISANTA não cobra nenhuma taxa de Vestibular.
Após aprovação do Vestibular via sms e e-mail, o candidato deverá realizar o pagamento da 1ª mensalidade, na etapa final do seu cadastro de aluno, no queroser.unisanta.br, no momento em que vai escolher seu plano de pagamento.
Perdi minha prova de Vestibular. Posso reagendar?
O Vestibular EAD é on-line.
Basta se inscrever para o vestibular, fazer a redação on-line e receber o resultado também on-line, via sms e email.
Isso pode ser feito em qualquer dia e horário.
Como faço para transferir meu curso de outra instituição para a EAD UNISANTA?
Para você que deseja se transferir, escolha, no Vestibular EAD UNISANTA, a opção Transferência, preencha todos os dados e no Passo 3 , clique no botão Anexos e envie toda sua documentação digitalizada (Histórico Escolar da IES de origem).
A sua inscrição seguirá para a etapa de análise pela Coordenação do curso desejado.
Você receberá um parecer indicando qual período ingressará e se obteve aproveitamento de estudos.
É necessário ter vínculo ativo com a outra instituição no mesmo semestre, ou no semestre anterior.
Se já sou formado, posso finalizar um curso na EAD em menos tempo?
É possível que você consiga finalizar um curso em menos tempo ingressando como Portador de Diploma.
Mas essa confirmação depende da análise da sua documentação, pela Coordenação do curso desejado.
O tempo mínimo de curso seguirá rigorosamente as exigências curriculares do MEC.
Escolha no Vestibular EAD UNISANTA a opção “Portador de Diploma”.
Siga todas as etapas e no passo 3, anexe seus diplomas e históricos escolares da IES de origem digitalizados em PDF.
A sua inscrição seguirá para etapa de análise pela Coordenação do curso desejado.
Você receberá um parecer indicando qual período ingressará e se obteve aproveitamento de estudos.
Já fiz minha inscrição como portador de diploma. Qual o prazo para receber o parecer sobre a análise dos meus documentos?
O processo de análise para portador de diploma tem prazo de avaliação de, no máximo, até 10 dias úteis.
A resposta será feita via e-mail e sms, informado no momento de seu cadastro.
Quais documentos eu preciso informar na matrícula?
Depois de receber no seu e-mail o resultado do Vestibular, acesse o link queroser.unisanta.br para preencher o cadastro e obter as informações contratuais.
Durante seu cadastramento, você deverá informar CPF, RG. Além disso, deverá preencher todos os campos obrigatórios para preenchimento do contrato.
Para menores de 18 anos, será necessária esta documentação também do responsável financeiro.
Além disso, deverão ser entregues no polo de apoio presencial escolhido os seguintes documentos no momento da assinatura do contrato:
- RG;
- CPF;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Comprovante de residência;
- Histórico Escolar do Ensino Médio e Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Aluno vestibular) ou Histórico Escolar da IES (Aluno Transferido) ou Histórico Escolar da IES e Diploma da IES (Aluno Diplomado);
- 1 foto ¾;
- Assinatura do Contrato de prestação de serviços no polo.
Quando começam as aulas? Qual o prazo para eu fazer a matrícula?
A EAD UNISANTA disponibiliza 4 datas para início do ano letivo.
Temos as turmas de janeiro, turmas de abril, turmas de julho e as turmas de outubro.
Verifique no polo escolhido qual a data limite para realização da inscrição e da matrícula.
O que significa responsável financeiro, no meu cadastro?
O responsável financeiro será a pessoa física nominada como contratante da prestação de serviços de educação. Aluno maior de idade é automaticamente responsável financeiro.
Somente para alunos menor de idade que será autorizado o nome do pai ou da mãe.
Finalizei o meu cadastro no QUERO SER, efetuei o pagamento e agora?
Após a liquidação bancária do pagamento da 1ª mensalidade, será necessário um prazo de 48 horas úteis para liberar o Portal do Aluno e AVA.
(Conforme a data de início das aulas).
PAGAMENTO
Como posso fazer os pagamentos das mensalidades da EAD UNISANTA?
A Unisanta disponibiliza o pagamento das mensalidades via boletos do semestre ou cartão de crédito.
Para os alunos que desejam antecipar o pagamento de todo o semestre, há desconto de 5%. Para mais informações, consulte os Benefícios EAD.
A EAD UNISANTA oferece algum concurso de bolsas ou descontos?
Disponibilizamos, através de campanhas, alguns descontos promocionais por tempo limitado. Além disso, ofertarmos para nossos alunos uma série de benefícios.
Para mais informações, consulte os Benefícios EAD.
Eu me compliquei financeiramente com as mensalidades. A UNISANTA pode me ajudar?
Sim, temos um setor dedicado a acolher os alunos e oferecer condições de acordos para parcelas inadimplentes.
Procure a Diretoria de Ativos (DEJUR) através do WhatsApp (13) 3202-7101.
Perdi o prazo de pagamento dos meus acordos e agora?
Regularização de mensalidade (Dejur Ativos)
WhatsApp: (13) 3202-7101, opção 01 – Negociação de mensalidades em atraso, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Rua Oswaldo Cruz, 277, das 8h às 19h30.
E-mail (acordo@unisanta.br)
Eu não entendi meu boleto. Aqui consta um valor maior do que está no site. O que pode estar errado?
Os valores expressos no boleto demonstram o plano de pagamento no seu valor total.
Se você possui descontos, verifique as datas limites no corpo do boleto.
Eu gostaria de pagar antecipadamente minhas mensalidades. Terei algum desconto?
Sim, pagando antecipadamente cada mensalidade, você obtém descontos por antecipação.
Se for pagar o semestre todo, terá 5% de desconto.
TRANCAMENTO/CANCELAMENTO
Fiz minha matrícula, mas me arrependi. Posso fazer o cancelamento?
Sim, como aluno calouro, você poderá cancelar sua matrícula antes do início do período letivo.
Os valores pagos serão reembolsados em 80%, de acordo com o contrato de prestação de serviços.
Para desistência após o início do período letivo, o pedido deverá ser feito no Portal do Aluno, via Requerimentos, e não poderão constar parcelas pendentes para efetivar o cancelamento.
CURSOS
O que significa segunda licenciatura?
Os cursos ofertados como segunda licenciatura destinam-se aos candidatos que já possuam uma licenciatura completa e que tenham o Diploma e histórico escolar com a carga horária compatível.
Neste caso, o curso poderá ser será realizado em 12 meses (1340 horas) na especialização escolhida.
Diplomas e históricos de Normal Superior, Bacharelados e Tecnólogos não são considerados compatíveis.
REMATRÍCULA
Como faço para concluir meu curso se fui reprovado em algumas disciplinas e estou no último semestre?
Você deve cumprir essas disciplinas fazendo a rematrícula, para cursá-las.
Dependendo do número de disciplinas, você poderá realizar a prova de formando*, neste caso via requerimento no portal do aluno.
*Sujeito à análise das condições.
Terminei minhas atividades, fiz todas as provas e entreguei meus trabalhos e estágios. Como saber se eu passei para o próximo período?
Você deve consultar seu portal do aluno, em notas, escolher o período letivo da consulta e verificar se existe alguma disciplina reprovada.
Os critérios de aprovação são claramente divulgados aos alunos pela coordenação de cada um dos cursos logo no inicio do semestre.
Faça sua rematrícula dentro do prazo para dar continuidade ao curso.
Lembrando que a rematrícula fica restrita aos casos de inadimplência, devendo o aluno regularizar tudo antes do término do prazo de rematrícula.
FORMANDOS
Concluí minhas disciplinas. Em quanto tempo receberei meus documentos de formado?
O Histórico Escolar e Certificado de Conclusão de curso, versão digital, estarão disponíveis 72 horas úteis após a data oficial de conclusão de curso (se o aluno estiver com toda documentação entregue ao polo na SEDE DA UNISANTA).
Esta data varia de acordo com o seu semestre letivo de ingresso e conclusão do curso.
Os documentos podem ser acessados via Portal do aluno, na opção Serviços. Informe-se, no seu polo, sobre a data oficial do semestre letivo em que você poderá retirar os documentos físicos.
O diploma tem um prazo de expedição mais longo, pois passa por diversas etapas de confecção, revisão, registro no MEC, assinaturas.
Meu certificado não está disponível ou aparece em branco. Como resolver?
Você deverá entrar no seu portal do aluno e conferir se existe alguma pendência de nota em qualquer uma das disciplinas.
Se estiver faltando documentação obrigatória na SEDE UNISANTA ou algo estiver pendente com suas notas, mas você finalizou no prazo todos os seus compromissos acadêmicos, solicite para seu Tutor, via AVA, regularizar suas notas.
Se tudo estiver constando como “Aprovado” ou com “Aproveitamento de Estudos” e toda a documentação exigida entregue, mas , ainda assim, estiver em branco, solicite, via requerimento no Portal do Aluno, a regularização do seu documento, na opção Certificado de Conclusão.
Os documentos digitais têm validade para concursos e designações?
Sim, o Certificado de Conclusão e o Histórico Escolar disponibilizados são legítimos e possuem assinatura digital válida.
Qual a previsão para emissão do diploma?
O diploma, por se tratar de um documento bem elaborado e receber tratamento gráfico, será emitido fisicamente conforme a legislação.
Já me informei que meu diploma está em confecção. Posso recebê-lo em minha casa?
O diploma precisa ser retirado no polo onde o aluno esteja matriculado para assinatura do termo de recebimento do documento e ATA de conclusão do curso.
Existe colação de grau para alunos EAD?
Não é obrigatória a solenidade.
Consulte seu polo para verificar a possibilidade do evento. Consulte o Departamento de Relações Públicas – rp@unisanta.br se for aluno do polo de Santos e Baixada Santista.
Devo pagar alguma taxa para obter meus documentos de formado?
Não há cobrança de taxa para a Emissão da 1ª via do Histórico Escolar, Certificado de Conclusão e Diploma.
AMBIENTE VIRTUAL
É necessário que o aluno cumpra as tarefas estabelecidas no curso todos os dias, sempre no mesmo horário?
Isto não é necessário nos cursos na modalidade EAD.
O aluno deve cumprir toda a carga horária de cada disciplina conforme sua disponibilidade de horário.
Cabe lembrar que é recomendado ao aluno estabelecer uma rotina de estudos, para que o aluno possa acompanhar corretamente todo o conteúdo.
Há casos em que o professor tutor ou o professor conteudista do curso agendem uma aula on-line – WebAula – para discutir algum ponto da disciplina.
Estas aulas são programadas com a devida antecedência como parte do curso e, caso o aluno não possa acompanhar on-line, ficará à disposição para consulta futura.
Não seria mais proveitoso para o aluno se o curso virtual tivesse mais discussões em tempo real como acontecem nas aulas presenciais?
Os cursos na modalidade EAD foram desenvolvidos para poder tirar proveito dos benefícios que a tecnologia traz para o ambiente educacional.
Os cursos na modalidade EAD permitem uma maior autonomia aos alunos, em relação ao processo de ensino e aprendizagem.
A EAD permite a flexibilidade de horários, bem como o acesso constante às aulas e conteúdos, independente de dia e horário.
E tendo todo respaldo da Tutoria, Professores e Coordenação, que respondem via Ambiente Virtual de Aprendizagem em 24 horas.
Como um tutor conduz um curso?
O tutor não conduz o curso.
O professor turor é um agente presente de forma constante ao longo do curso.
Formado e pós-graduado na área do curso, o professor tutor faz a mediação pedagógica junto aos alunos, permitindo um bom processo de aprendizagem.
O professor tutor acompanha a realização de todas as tarefas e avaliações das disciplinas, programadas pelo professor responsável.
Eu posso 'falar' com o professor tutor de forma privada?
Sim, isto é possível através da comunicação via AVA com o professor tutor.
A falta de contato físico/presencial prejudica o processo de aprendizado?
A falta do presencial não prejudica em nada o processo de aprendizado. Além disso, o material/conteúdo presente no ambiente virtual de aprendizagem é desenvolvido de forma a garantir o aprendizado do aluno.
Prova disso são as notas recentes do ENADE, nas quais os alunos EAD tiveram desempenho superior em relação aos alunos da modalidade presencial.
Cursos virtuais diferem de cursos por correspondência?
Sim, porque têm a ação da tecnologia, que permite interações e desenvolvimento de atividades integradas além de estratégias de aprendizagem que os cursos por correspondência não permitem.
Sem falar que num curso virtual há participação ativa dos coordenadores de curso, professores, designers instrucionais e programadores.
O tipo de máquina/computador interfere no aproveitamento do curso?
Não interfere.
O o aluno tem acesso ao Ambiente Virtual e Aprendizagem pelo computador, notebook e até mesmo do celular.
Como saber se o aluno é realmente quem está fazendo as tarefas ou participando do curso?
A responsabilidade pelo aprendizado do aluno é do próprio aluno, que dedica tempo e recursos financeiros para construir sua carreira profissional.
A tecnologia permite acompanhar a realização das atividades e avaliações, bem como o registro no ambiente virtual de aprendizagem.
Além disso, o aluno é acompanhado pela tutoria em cada uma das disciplinas.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE MESTRADO E DOUTORADO?
O mestrado aprofunda conhecimentos obtidos na graduação, preparando o estudante tanto para práticas profissionais avançadas quanto para uma introdução à pesquisa. Por outro lado, o doutorado é centrado na pesquisa original, com o intuito de desenvolver novos conhecimentos e formar pesquisadores que possam trazer contribuições significativas para suas áreas de estudo.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE MESTRADO E DOUTORADO ACADÊMICO E PROFISSIONALIZANTE?
Mestrados e doutorados profissionalizantes são focados em aprimorar habilidades práticas para profissionais que desejam avançar em suas carreiras. Esses programas priorizam a aplicação de conhecimentos em contextos reais, através de projetos práticos e estudos de caso. Eles diferem dos cursos acadêmicos, que são mais teóricos e voltados para a pesquisa. Além disso, os programas profissionalizantes muitas vezes colaboram com empresas, proporcionando conexões com o mercado de trabalho e oportunidades de networking.
EU GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE O MESTRADO E O DOUTORADO. TEM TURMA ABERTA? QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES?
Gostaríamos de informar que as inscrições para os cursos que iniciam em maio de 2024 já estão abertas. Para se inscrever, acesse nosso site e preencha a ficha de inscrição disponível. Mais informações podem ser obtidas na página do programa de interesse ou podemos agendar uma reunião com o Coordenador do Programa de Pósgraduação.
QUANTOS CRÉDITOS EU PRECISO PARA FAZER O MESTRADO PROFISSIONALIZANTE OU ACADÊMICO?
Para obter o título de Mestre, o aluno deve acumular um total de 50 créditos, sendo que, para o caso de Mestrado Profissionalizante serão 30 créditos obtidos em disciplinas obrigatórias, eletivas e produções técnico-científicas, e 20 créditos referentes à aprovação da apresentação da dissertação de mestrado. Enquanto que no caso de Mestrado Acadêmico seriam 35 créditos obtidos em disciplinas e produções técnico-científicas, e 15 créditos referentes à aprovação da apresentação da dissertação.
QUANTOS CRÉDITOS EU PRECISO PARA FAZER O DOUTORADO?
Para obter o título de Doutor, o aluno deve acumular um total de 100 créditos, sendo 30 créditos obtidos em disciplinas obrigatórias, eletivas e produções técnicocientíficas, 20 créditos referentes à aprovação da apresentação da tese de doutorado e 50 créditos referentes ao título de mestre.
QUANTO TEMPO LEVA PARA SE FAZER O MESTRADO OU DOUTORADO?
O curso de mestrado deve ser concluído em período mínimo de 12 meses e máximo de 24 meses. Já o curso de doutorado deve ser concluído em um período mínimo de 24 meses e máximo de 48 meses.
DEVO FAZER EXAME DE LÍNGUAS?
Para o Mestrado, é necessário comprovar proficiência em 1 idioma estrangeiro, enquanto para o Doutorado são exigidos 2 idiomas. O Exame de Proficiência em Língua Estrangeira deve ser realizado no primeiro ano de matrícula no curso.
O QUE É NECESSÁRIO PARA SER ACEITO NO MESTRADO OU DOUTORADO?
Podem cursar os portadores de diplomas de nível superior. No caso dos inscritos para o Curso de Doutorado se requer também o diploma de Mestrado.
POSSO FAZER UM DOUTORADO DIRETO?
Considerando a experiência técnico científica do candidato, a Comissão de PósGraduação do Programa (CPG) pode aceitar, excepcionalmente, este candidato para o doutorado direto, mesmo que este não possua diploma de mestrado.
COMO É REALIZADO O EXAME DE SELEÇÃO PARA O MESTRADO OU DOUTORADO?
A admissão aos Programas será feita através de exame de seleção com base no mérito.
QUAIS DOCUMENTOS PRECISO TER PARA ME MATRICULAR NO MESTRADO OU DOUTORADO?
Para se inscrever, é necessário submeter um formulário específico do Programa, que deve estar completamente preenchido e assinado. Os candidatos devem fornecer o diploma de graduação ou um certificado de conclusão de curso. Caso ainda não tenham concluído a graduação, uma declaração que ateste a data prevista de conclusão também é aceitável. Para inscrições no curso de doutorado, é exigido o diploma de mestrado, ou, na ausência deste, uma declaração que confirme a data prevista para a apresentação final da dissertação. Além disso, é necessário apresentar documentos pessoais, como CPF e documento de identidade, o histórico escolar da graduação e o Currículo Lattes atualizado.
QUAIS OS PROCEDIMENTOS PARA SELEÇÃO DOS CANDIDATOS?
A seleção de candidatos inclui uma análise de currículo e uma entrevista, ambas com caráter classificatório. Durante a análise do currículo, a Comissão de Seleção busca evidências do potencial do candidato para desenvolver as atividades exigidas pelo Programa. Na entrevista, é essencial observar a capacidade do candidato de se expressar claramente e a eficácia com que ele articula suas ideias.
COMO FUNCIONA O SISTEMA DE ORIENTAÇÃO?
A orientação do aluno será conduzida por um orientador principal escolhido entre os membros do Corpo Docente do Programa. Adicionalmente, o aluno pode ter um segundo orientador, que pode ser ou não parte do Corpo Docente do Programa.
POSSO APROVEITAR DISCIPLINAS REALIZADAS FORA DO MESTRADO OU DOUTORADO?
As disciplinas de pós-graduação cursadas pelos alunos do Programa em outras instituições podem ser aproveitadas e contabilizadas como créditos, após análise e aprovação pela Comissão de Pós-Graduação (CPG). Todas as disciplinas obrigatórias, no entanto, devem ser cumpridas dentro do próprio Programa de Pós-Graduação. O aproveitamento de disciplinas externas ao Programa está condicionado à recomendação do orientador e deve estar alinhado com os objetivos do programa, conforme estabelecido no regimento.
COMO FUNCIONA O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA?
O Estágio de Docência terá concessão de créditos mediantes as regras expostas no manual de estágio em docência publicado no site do programa de pós-graduação considerado.
COMO FUNCIONA O EXAME DE QUALIFICAÇÃO?
O Exame de Qualificação em programas de Mestrado ou Doutorado tem como objetivo avaliar o conhecimento do pós-graduando, sua capacidade crítica e o domínio sobre o tema de sua pesquisa. Este exame envolve uma banca composta por três membros: o orientador, um membro indicado por ele e outro indicado pela Comissão de Pós-Graduação (CPG). O tema do exame será o mesmo da dissertação de Mestrado ou da tese de Doutorado do aluno. Uma vez que o pedido de realização do Exame de Qualificação é submetido à CPG, o aluno terá até 30 dias para preparar uma aula expositiva. A CPG então coordenará com a banca para agendar a apresentação, que será pública e terá duração máxima de 30 minutos. Após a exposição, os membros da banca realizarão questionamentos. A avaliação será baseada nos pareceres dos membros da banca, resultando nos conceitos de APROVADO, APROVADO COM CONDICIONAMENTOS ou REPROVADO. Ser aprovado indica que o aluno está recomendado para prosseguir para a defesa da dissertação ou tese. Se o aluno for reprovado, o orientador deverá solicitar um novo Exame de Qualificação, e a CPG marcará uma nova data, podendo manter ou alterar a composição da banca. Caso o aluno seja aprovado com condicionamentos, terá seis meses para realizar as alterações sugeridas pela banca, sem necessidade de uma nova avaliação pela mesma.
O QUE É PRECISO PARA FAZER O EXAME DE QUALIFICAÇÃO?
Para realizar o exame de qualificação, os discentes devem cumprir os seguintes requisitos: completar todos os créditos necessários nas disciplinas obrigatórias de formação básica e ser aprovado no Exame de Proficiência em Língua Estrangeira. Alunos de mestrado devem ter submetido um trabalho científico em periódicos indexados no ISI Web of Science ou Scopus, ou pelo menos uma patente ou um software registrado no INPI, com o candidato constando como primeiro autor. Para os alunos de doutorado, é exigido que tenham pelo menos um trabalho científico aceito nos mesmos índices, ou uma patente ou software registrado no INPI, novamente como primeiro autor. Adicionalmente, alunos de doutorado devem ser aprovados em um Exame de Proficiência em uma segunda língua estrangeira
COMO FUNCIONA A DEFESA DE MESTRADO OU DOUTORADO?
A avaliação de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado é conduzida por uma banca examinadora aprovada pela Comissão de Pós-Graduação (CPG). Esta banca é composta por membros do corpo docente do Programa e por membros externos convidados. O orientador do candidato é sempre um membro nato da banca. No caso de dissertações de Mestrado, a banca deve incluir pelo menos três docentes, com pelo menos um deles sendo externo à instituição. O presidente da banca, que não pode ser o orientador do candidato, deve ser um docente do Programa com profundo conhecimento das normas vigentes. Para teses de Doutorado, a banca deve ter no mínimo cinco docentes, sendo pelo menos dois deles externos. A avaliação é baseada nos pareceres individuais dos membros da banca, culminando em um dos seguintes conceitos: APROVADO, APROVADO COM EXIGÊNCIAS ou REPROVADO. Para apresentar a dissertação ou tese, o candidato deve entregar quatro cópias eletrônicas completas (em CD), contendo todas as figuras, fotografias e tabelas em formato PDF, na secretaria da Pós-Graduação Stricto Sensu com até 30 dias de antecedência da apresentação. A apresentação final deve seguir as "Normas e Procedimentos para Bancas de Qualificação, Dissertação e Tese" e seu resultado deve ser formalmente registrado em ata conforme as instruções da CPG. Se a aprovação for condicionada ao cumprimento de exigências, estas devem ser cumpridas em até noventa dias e registradas em ata, junto com a indicação do membro da banca responsável por verificar o cumprimento dessas exigências pelo aluno. Após a defesa, o resultado é submetido à CPG para homologação. Uma vez aprovada, a versão final da dissertação ou tese deve ser entregue na Secretaria do Programa dentro de sessenta dias, de acordo com a resolução específica sobre o assunto.
O QUE PRECISO PARA DEFENDER O MESTRADO OU DOUTORADO?
Para obter o título de Mestre o mestrando deve cumprir os seguintes requisitos: completar a carga mínima de créditos exigida pelo programa, ser aprovado em um Exame de Proficiência em Língua Estrangeira e no Exame de Qualificação. Além disso, é necessário ter ao menos um trabalho científico aceito em periódicos indexados no ISI Web of Science ou Scopus como primeiro autor, uma patente ou um registro de software. A apresentação da dissertação deve ser realizada no prazo máximo de 24 meses, podendo ser prorrogado por mais seis meses a critério da Comissão de PósGraduação (CPG), mediante a apresentação de um formulário próprio pelo orientador e pós-graduando ao Coordenador do curso e à CPG. Quanto aos requisitos para obtenção do título de Doutor o doutorando deve também completar a carga mínima de créditos exigida pelo programa e ser aprovado em Exames de Proficiência em duas Línguas Estrangeiras e no Exame de Qualificação. É exigido que o doutorando tenha pelo menos dois trabalhos científicos aceitos como primeiro autor em periódicos indexados no ISI Web of Science ou Scopus, ou pelo menos duas patentes ou dois registros de software. A defesa da tese deve ocorrer dentro de um prazo máximo de 48 meses, com a possibilidade de uma extensão de seis meses, aprovada pela CPG após a submissão de um formulário adequado pelo orientador e doutorando. Os trabalhos científicos aceitos devem ser enviados à CPG, que validará se podem ser usados como requisito para a defesa de dissertação ou tese.
GOSTARIA DE SABER SE HÁ BOLSAS DA CAPES DISPONÍVEIS PARA O MESTRADO OU DOUTORADO E QUAIS SÃO AS OUTRAS ÁREAS DISPONÍVEIS!
Sim. Temos bolsas de estudo dentro do PROSUP/CAPES. Interessados devem se candidatar dentro de cada edital. As bolsas são direcionadas para as Áreas da Ecologia, Tecnologia Ambiental e Direito da saúde.