FAQ - Perguntas Freqüentes
» Atendimento Acadêmico» Estágios
Atendimento acadêmico
Clique nas perguntas para expandir as respostas
Já possuo um curso superior. Preciso participar de novo vestibular?
Não. Os candidatos portadores de diploma de Curso Superior podem ser matriculados sem Processo Seletivo, desde que haja vaga no Curso pretendido.
Como devo proceder para justificar minhas faltas?
A frequência às aulas e às atividades curriculares é obrigatória, sendo que no Ensino Superior, não há abono de faltas. Apenas nos casos de doença infectocontagiosa, traumatismo, nojo, gala, convocação do Poder Judiciário, cirurgia ou estado de gestação, haverá dispensa das atividades. As justificativas e os comprovantes das faltas devem ser apresentados à Secretaria, imediatamente, após o retorno às aulas.
O que devo fazer para solicitar o afastamento e continuar com aproveitamento acadêmico se eu estiver em estado de gestação?
Deverá trazer o atestado médico comprovando o período de licença maternidade para a Secretaria. A Secretaria entregará uma ficha de Controle de Exercícios Domiciliares para apresentação de trabalhos que serão entregues aos professores responsáveis pela disciplina, e somente ao final do período da licença a estudante entregará o Controle de Exercícios Domiciliares à Secretaria. A aluna não está isenta das provas, pois os trabalhos substituem apenas a frequência às aulas. As provas serão aplicadas no retorno da Licença e agendadas diretamente com os professores.
Quem pode efetuar o trancamento de matrícula? Como é realizado?
O aluno regularmente matriculado poderá solicitar trancamento de matrícula pelo período de até um ano. A critério da Coordenadoria do Curso, o prazo poderá ser renovado por mais um ano. O trancamento só poderá ser efetuado após a confirmação da matrícula dentro do prazo fixado no calendário escolar. O aluno que não reiniciar suas atividades curriculares após o trancamento perderá sua vaga e será considerado desistente.
Quem pode realizar o cancelamento de matrícula e como é efetuado?
O aluno regularmente matriculado poderá solicitar cancelamento de matrícula no Protocolo Geral da Universidade através de requerimento respeitando o prazo fixado no calendário escolar.
Posso me transferir de outra universidade? O que devo fazer?
A UNISANTA aceita transferência de aluno procedente de outra Instituição de Ensino Superior. Para tanto, é exigido do aluno transferido, para integração do currículo pleno, o cumprimento regular das demais disciplinas e da carga horária total para expedição do diploma
Já iniciei curso superior em outra Universidade. Como posso eliminar disciplinas?
Trazer para avaliação do Coordenador do Curso o Histórico Escolar e o Plano de Ensino das disciplinas cursadas na outra Instituição.
O que é Enade? É obrigatório?
O Enade é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. É aplicado, periodicamente, aos estudantes de todos os cursos de graduação, durante o último ano do curso.
Quero participar da colação de grau. Com quem devo falar?
Departamento de Relações Públicas - rp@unisanta.br
Tranquei minha matrícula, mas quero voltar a estudar. O que devo fazer?
Solicitar rematrícula no Protocolo Geral. O aluno que não reiniciar suas atividades curriculares após o trancamento (válido por 2 anos) perderá sua vaga sendo considerado desistente e para voltar a estudar terá que realizar novo Processo Seletivo.
Estive ausente e não tranquei matrícula. O que preciso fazer para voltar a estudar?
Para voltar a estudar terá que realizar novo Processo Seletivo.
Estágios e oportunidades
Clique nas perguntas para expandir as respostas
O que é Estágio?
É o investimento para a futura carreira profissional, adquirindo conhecimentos práticos e posturas empreendedoras para ingressar profissionalmente no mercado de trabalho.
O estágio é obrigatório?
Depende do curso. A obrigatoriedade ou não do estágio está definida no Plano Pedagógico do Curso, incluindo o número de horas obrigatórias destinadas à atividade de estágio.
O que é Estágio Obrigatório?
O Estágio Obrigatório é parte integrante do currículo pleno definido no Plano Pedagógico de cada Curso e deverá ser obrigatoriamente cumprido pelo aluno para integralização da carga horária total exigida, sem o qual o aluno não poderá obter seu diploma de graduação.
Estágio Obrigatório ou Estágio Supervisionado?
O Estágio Obrigatório é por vezes chamado impropriamente de Estágio Supervisionado porque ele é desenvolvido com a orientação do Supervisor de Estágio inclusive para a elaboração obrigatória do Relatório Final de Estágio.
O que é Estágio Extracurricular?
Segundo a Lei, os estágios só podem ser realizados obedecendo ao Plano Pedagógico do Curso, portanto todos os estágios são curriculares. O termo correto é ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO. É o estágio que aluno realiza independentemente da obrigatoriedade, visando ao aperfeiçoamento profissional que lhe proporcione uma base mais concreta para facilitar o seu ingresso no mercado de trabalho.
Quantas horas de Estágio Obrigatório preciso cumprir?
Cada Curso tem regulamentação própria no que se refere ao cumprimento do período de Estágios. A regulamentação está definida no Plano Pedagógico do Curso.
Quando devo iniciar o Estágio Obrigatório?
Cada Curso tem regulamentação própria, que está definida no Plano Pedagógico do Curso.
Se não cumprir o Estágio Obrigatório poderei colar grau?
Não. Sendo parte integrante do currículo pleno do seu Curso, a não realização do Estágio Obrigatório impede a colação de Grau.
Se a atividade que exerço profissionalmente não puder ser considerada como Estágio Obrigatório, como devo proceder?
Deverá entrar em contato com o Coordenador ou Supervisor de Estágio do seu Curso.
Qual o órgão ou pessoa de ligação entre o aluno da UNISANTA e a Empresa/Escola de Estágio?
Todos os alunos da Unisanta contam com o apoio do Departamento Universidade Empresa Estágios, que possui estreita ligação com empresas em vários segmentos, na Baixada Santista, Grande ABC e Grande São Paulo. O Departamento poderá esclarecer todas suas dúvidas com relação a estágio.