WhatsApp

Comissão Própria de Avaliação

História da avaliação interna da Unisanta - A Unisanta e a avaliação institucional

Desde a criação das suas primeiras Faculdades, os Cursos da UNISANTA implantaram sistemas de avaliação. A cada semestre ou ano letivo eram feitas avaliações dos Cursos, dos professores, a fim de detectar pontos fortes e fracos nos diversos segmentos e se aplicarem medidas e ações no sentido de se corrigirem os vieses.

A busca do contínuo aperfeiçoamento de suas ações, direcionou a UNISANTA a participar do PAIUB, programa criado pelo governo federal para a auto-avaliação da IES, sendo que suas normas e diretrizes permitiram uma releitura de sua missão, atividades e princípios, redirecionando a UNISANTA por novos caminhos da avaliação institucional.

Esses novos paradigmas levaram a Instituição em agosto de 1999, a criar o Núcleo de Avaliação Institucional - NAI, com a finalidade de rever e aperfeiçoar o seu projeto acadêmico, através da inserção de um Projeto de Avaliação Institucional.

No período de 1999 até o presente, o NAI vem desenvolvendo diversas atividades, no sentido de envolver a comunidade acadêmica ceciliana num esforço participativo de refletir, diagnosticar e propor encaminhamentos, em prol da melhoria do seu desempenho institucional e pedagógico.

O NAI iniciou suas atividades com a implantação de um Projeto Piloto de Avaliação Institucional para os Cursos de Administração de Empresas, Fisioterapia e Odontologia, a fim de verificar-se a viabilidade, eficiência e eficácia das diretrizes criadas pelo Projeto.

Os resultados obtidos no desenvolvimento do Projeto-Piloto (inovador no sentido de avaliação) com a manifestação dos alunos sobre seus cursos, desencadeou uma série de ações de curto, médio e longo prazo que provocaram expressivas modificações no âmbito dos Cursos, tais como: otimização dos espaços na biblioteca, ampliação do acervo, redefinição dos objetivos, nova forma de atendimento nos protocolos e secretarias, melhor relacionamento dos alunos com os coordenadores, funcionários e professores, ampliação da iniciação científica com oferta de palestras, seminários, novas possibilidades de participação em projetos junto à comunidade, etc.

Tendo em vista os efeitos positivos advindos do Projeto-Piloto, a avaliação institucional se estendeu aos demais cursos da UNISANTA, dando continuidade aos objetivos e princípios do Núcleo de Avaliação Institucional – NAI, de uma intervenção junto à comunidade ceciliana, a fim de criar internamente um movimento de inquietação capaz de transformar a realidade a partir do auto-conhecimento.

No decorrer desses anos, anualmente é feita a avaliação dos cursos, dos coordenadores e do professores pelos alunos da Instituição e após a divulgação dos resultados (comunicados a todos os interessados, ou seja, diretores, coordenadores, professores, alunos, membros da gestão, funcionários), é feita a análise das manifestações e reuniões são efetivadas, no sentido de se organizarem medidas para a minimização e solução dos problemas detectados pela avaliação.

O trabalho conjunto realizado pelo NAI, direção e coordenação de Cursos, chefias de Setores, surtiu o surgimento de uma cultura de avaliação no âmbito da comunidade ceciliana, com reflexos na vida da nossa Instituição em suas múltiplas manifestações.

O diferencial do processo avaliativo da UNISANTA tem se caracterizado pela participação efetiva de diversos membros da comunidade, bem como com a intencionalidade demonstrada pelos dirigentes da Instituição apoiando as iniciativas e definindo claramente o que se quer avaliar e como serão utilizados os resultados.

A criação do SINAES – Sistema de Avaliação da Educação Superior, pelo Ministério da Educação, inseriu nova sistemática de avaliação nas IES, fundamentada na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior, na orientação da expansão de sua oferta, no aumento permanente da sua eficácia institucional, da sua efetividade acadêmica e social e no aprofundamento dos seus compromissos e responsabilidades sociais.

Diante disso, a Universidade Santa Cecília - UNISANTA, cumprindo as determinações da Lei nº 10.861/04, constituiu e cadastrou junto ao INEP a Comissão Própria de Avaliação – CPA, a qual tem a função de coordenar e articular o seu processo interno de avaliação.

Esse novo projeto de avaliação dará continuidade, no interior da Universidade, a amplo fórum de debates e a um eficiente mecanismo de mobilização, no sentido do envolvimento de toda a comunidade na produção de um refinado conhecimento e juízo de valor, capaz de sinalizar uma intervenção qualitativa nas relações de trabalho da rotina universitária, de modo que este projeto represente o marco de um processo duradouro, estabelecido entre a organização institucional e a produção e difusão do conhecimento, numa perspectiva de maior democratização do saber e da cultura.

As novas diretrizes do SINAES sinalizam para a elaboração de um projeto de avaliação institucional envolvendo campos distintos, iniciando-se pela avaliação da missão até os recursos financeiros, o que exige metodologia global capaz de atingir o conjunto da Instituição.

Histórico da CPA

A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) implementa, desde sua fundação, sistemas de avaliação voltados à melhoria contínua de seus cursos e corpo docente. A adesão ao Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB) permitiu uma revisão de sua missão e práticas acadêmicas. Em 1999, foi criado o Núcleo de Avaliação Institucional (NAI), responsável por coordenar o processo avaliativo, inicialmente por meio de um projeto-piloto em três cursos.

Os resultados positivos geraram melhorias significativas na infraestrutura e gestão acadêmica, estendendo a avaliação a toda a Instituição. Consolidou-se, assim, uma cultura de avaliação participativa, com envolvimento da comunidade acadêmica. Com a criação do SINAES pelo Ministério da Educação, a UNISANTA instituiu a Comissão Própria de Avaliação (CPA), conforme a Lei nº 10.861/04. O novo modelo ampliou o escopo da avaliação, abrangendo desde a missão institucional até os recursos financeiros. O processo busca promover qualidade, eficácia e responsabilidade social, fortalecendo o compromisso com a democratização do saber e da cultura.

Membros da CPA

PORTARIA 189/2024 - G.R., DE 25 DE ABRIL DE 2024.

A Reitora da Universidade Santa Cecília - UNISANTA, no uso de suas atribuições legais e de acordo com o disposto no artigo 23 do Estatuto, resolve:

Art. 1º. - Nomear os membros abaixo relacionados para sob a presidência do primeiro constituírem a Comissão Permanente de Avaliação — CPA da Universidade Santa Cecília — UNISANTA, até completar o mandato da atual Reitoria.

Presidente:
Prof. Me. Nilene Janini de Oliveira Seixas

Representantes:

• Corpo Docente
Prof. Me. Claudio Ferreira de Carvalho
• Corpo Docente
Prof. Dr. Rafael Alves Pedrosa
• Corpo Docente
Prof. Me. Maria Cristina da Silva Pereira Alves
• Área Técnica Administrativa
Biólogo Alessandro Alves de Almeida
• Área Técnica Administrativa
Tecnólogo em Gestão Cássio Araújo Borges da Silva
• Área Técnica Administrativa
Biblioteconomista Rafael de Micco Junior
• Área Técnica Administrativa
Pedagoga Simone Lopes
• Corpo Discente Graduação Presencial
Vitória Aparecida Andrade Torquato dos Santos
• Corpo Discente Graduação EAD
Bianca Almeida Arnone
• Corpo Discente Graduação Presencial
Luiz Henrique Alvares dos Santos
• Representante da Sociedade Civi
Bacharel em Direito Augusto Valério Lisboa

Art. 2º. - Esta Portaria entra em vigor a partir desta data, revogadas as disposições em contrário.

 

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CPA/NAI

 

RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO DE CURSOS E PROFESSORES DO ENSINO PRESENCIAL 

 

RELATÓRIO DO PERFIL SOCIOECONOMICO E CULTURAL DOS ALUNOS DOS CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

RELATÓRIO DO PERFIL SOCIOECONOMICO E CULTURAL DOS ALUNOS DOS CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA (2021) – Faça download do Relatório em PDF.

RELATÓRIO DO PERFIL SOCIOECONOMICO E CULTURAL DOS ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS

RELATÓRIO DO PERFIL SOCIOECONOMICO E CULTURAL DOS ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS (2021) – Faça download do Relatório em PDF.

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA IES REALIZADO POR EDUCADORES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTANCIA – EAD

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA IES REALIZADO POR EDUCADORES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTANCIA – EAD – Faça download do Relatório em PDF.

RELATÓRIO CORPO DOCENTE DE CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL AVALIANDO A IES

 

RELATÓRIO CORPO DOCENTE DE CURSOS DE GRADUAÇÃO MODALIDADE EAD AVALIANDO A IES

RELATÓRIO CORPO DOCENTE DE CURSOS DE GRADUAÇÃO MODALIDADE EAD AVALIANDO A IES (2025) – Faça download do Relatório em PDF.

RELATÓRIO FUNCIONÁRIOS E COLABORADORES AVALIANDO A IES

 

RELATÓRIO ALUNOS DE CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO AVALIANDO A IES

 

RELATÓRIO ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO MODALIDADE A DISTÂNCIA AVALIANDO A IES

 

INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS

2025

 

2024

 

2023

 

2022

 

2021

 

2020

Encontre o que precisa

Acesso à Plataforma Brasil

Elaboração de projetos

Elaboração do TCLE e TALE

Estudos isentos de avaliação ética​

Eventos adversos

Instituição coparticipante

Lista de documentos

Modelos de Documentos

Participantes de pesquisa

Pesquisas em ambiente virtual

Pesquisas em prontuários

Pesquisas no SUS

Plataforma Brasil

Povos Originários

Relato de caso

Relatório parcial/final

Resposta de pendências

Retirada de projeto

Submissão de emendas

Troca de pesquisador

Comissão Própria de Avaliação

Como deseja ingressar na Unisanta?