Comitê de Ética no uso de animais
1. APRESENTAÇÃO
O Comitê de Ética no Uso de Animais da Universidade Santa Cecília (CEUA – UNISANTA) tem por finalidade avaliar e acompanhar as atividades pedagógicas e científicas que envolvem a utilização de animais de laboratório (vertebrados) no âmbito da Universidade, à luz dos princípios éticos na experimentação animal, elaborados pelo Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (COBEA).
Este comitê tem como dever primordial defender o bem-estar dos animais, em sua integridade, dignidade e vulnerabilidade, assim como zelar pelo desenvolvimento da pesquisa e do ensino, segundo os princípios éticos.
Entende-se por uso de animais:
- Manipulação;
- Captura;
- Criação;
- Experimentação (invasiva e não invasiva);
- Procedimentos cirúrgicos e/ou exames;
- Qualquer tipo de intervenção que possa causar estresse, dor, sofrimento, mutilação e/ou morte.
O CEUA-UNISANTA não tem por princípio inibir o uso de animais, mas promover o uso racional deste recurso, na busca permanente de técnicas e a substituição de modelos, que permitam o uso de animais, tanto no ensino como na pesquisa.
2. Localização, telefone, e-mail e horário de funcionamento
O CEUA–UNISANTA está localizado na Rua Osvaldo Cruz, 277 - sala 426A, bloco M CEP 11045-907, bairro Boqueirão, Santos (SP)
Telefone: (13) 3202-5263.
Email: milena@unisanta.br
Horário de atendimento ao público
Segunda à sexta: das 8 às 13h e 14 às 18h.
Profa. Dra. Milena Ramires
Coordenação
Prof. Dr. Matheus Marcos Rotundo
Coordenação Adjunta
3. Formulários para solicitação de autorização de animais em experimentação e/ou ensino
De acordo com a resolução Normativa nº 4, de 18 de abril de 2012, todos os professores e pesquisadores que usam animais (vertebrados, filo chordata) devem submeter um formulário específico com informações referentes à atividade de ensino e/ou pesquisa ao Comitê de Ética no uso de Animais (CEUA-UNISANTA).
Formulário para submissão de protocolo de aula prática com animais
Apresenta campos que deverão ser preenchidos com dados referentes ao modelo animal, procedência, condições de alojamento e alimentação e procedimentos experimentais que serão adotados para a execução da aula prática, tais como, métodos de captura (somente para animais silvestres), delineamento experimental, grau de invasividade, condições de alojamento e alimentação dos animais, procedimentos experimentais, uso de anestésicos, extração de materiais biológicos, eutanásia e descarte das carcaças.
Observação importante: para avaliação deste formulário o pesquisador deverá anexar ao formulário o projeto de pesquisa para análise.
Formulário para submissão de projeto de pesquisa com animais
Solicita além dos aspectos já descritos acima, informações referentes ao título do projeto, a relação dos responsáveis e colaboradores envolvidos, o resumo, objetivos e justificativa do estudo.
Ao final do documento, o pesquisador/professor deverá assinar o termo de responsabilidade.
Observações importantes:
Os protocolos deverão ser submetidos e aprovados antes da realização da aula prática e/ou início do estudo.
As reuniões do CEUA-UNSANTA ocorrem na última terça-feira de cada mês. Portanto, os protocolos de pesquisa e seus respectivos projetos ou os planos de aulas práticas devem ser encaminhados para análise até o dia 15 de cada mês. Submissões realizadas após esta data serão analisadas no mês seguinte.
Email de submissão: milena@unisanta.br
Termo de doação de animais
Modelo a ser utilizado em situações de doação de animais vertebrados para o desenvolvimento de projetos de pesquisa na UNISANTA.
Declaração de Escusa de Consciência
Solicitação individual de dispensa de aulas práticas com animais vivos.
4. Composição
Milena Ramires - Coordenadora
Matheus Marcos Rotundo – Coordenador Adjunto
Alessandro Alves de Almeida
Bruna Cabral Carneiro Batista
Helen Sadauskas Henrique
Jorge Luis dos Santos
Juliana Plácido Guimarães
Otto Bismarck Fazzano Gadig
Paloma Kachel Gusso Choueri
Teodoro Vaske Junior
Ursulla Pereira Souza
William Ferdinand Koptian Senske
5. Calendário de reuniões 2025
25 de fevereiro
25 de março
29 de abril
27 de maio
24 de junho
26 de agosto
30 de setembro
28 de outubro
25 de novembro
16 de dezembro
6. Regulamento
7. Oficio de Credenciamento do CEUA - UNISANTA
8. Resoluções normativas do CONCEA
- Resolução Normativa n.21 do CONCEA
- Resolução Normativa n.24 do CONCEA
- Resolução Normativa n.25 do CONCEA
- Resolução Normativa n.26 do CONCEA
- Resolução Normativa n.27 do CONCEA
- Resolução Normativa n.28 do CONCEA
- Resolução Normativa n.29 do CONCEA
- Resolução Normativa n.30 do CONCEA
- Resolução Normativa n.31 do CONCEA
- Resolução Normativa n.32 do CONCEA
- Resolução Normativa n.33 do CONCEA
- Resolução Normativa n.34 do CONCEA
- Resolução Normativa n.35 do CONCEA
- Resolução Normativa n.37 do CONCEA
- Resolução Normativa n.38 do CONCEA
- Resolução Normativa n.39 do CONCEA
- Resolução Normativa n.40 do CONCEA
- Resolução Normativa n.41 do CONCEA
- Resolução Normativa n.42 do CONCEA
- Resolução Normativa n.43 do CONCEA
- Resolução Normativa n.44 do CONCEA
- Resolução Normativa n.45 do CONCEA
- Orientação Técnica n.12 do CONCEA
- Guia Brasileiro de produção, manutenção ou utilização de animais em atividade de ensino ou pesquisa científica
- Diretriz da Prática da Eutanásia do CONCEA
- Estudos conduzidos com animais silvestres fora das instituições de ensino ou pesquisa científica
9. Sites e publicações importantes
- Analgesia from a Veterinary Perspective
- Coding of Facial Expressions of Pain in the Laboratory Mouse
- “Control” Laboratory rodents are metabolically morbid: Why it matters?
- Do mice have a pain face?
- Recommended Anesthetic Agents
- The impact of light, noise, cage cleaning and in-house transport on welfare and stress of laboratory rats
Guia Brasileiro de Boas Práticas para a Eutanásia em Animais