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Pós-doutorado em

Ciência e Tecnologia Ambiental

Ciência e Tecnologia Ambiental - Pós-doutorado - Híbrido - 2

Sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPG-CiTA), nos níveis de Mestrado e Doutorado na Área de Ciências Ambientais, foi concebido no modelo Europeu Erasmus Mundus e objetiva promover a integração e o diálogo entre profissionais de diversas áreas, a fim de formar pesquisadores e profissionais aptos a atuar no enfrentamento e resolução de problemáticas socioambientais complexas.

Programa

Os cursos de Mestrado e Doutorado do PPG-CiTA proporcionarão uma formação diferenciada quanto aos aspectos científico, técnico, social, econômico e jurídico, especialmente relacionados com as questões socioambientais.

Serão incentivados projetos de pesquisa comprometidos com os problemas regionais, nacionais e globais em distintas áreas do conhecimento, através de abordagem interdisciplinar integrada em um ambiente com visão abrangente e internacionalizada.

O PPG-CiTA contribuirá na formação de profissionais focados na conservação, uso e gestão dos recursos naturais, no planejamento territorial e na manutenção ou recuperação da qualidade e sustentabilidade ambiental, com grande potencial de atuação junto aos três setores, responsáveis pela avaliação, controle e monitoramento da qualidade ambiental e respectiva associação com os problemas de saúde humana, bem como a comunicação e educação ambiental, sob a importante e eminente perspectiva da sustentabilidade.

Objetivos

Formar pesquisadores e produzir conhecimento cientificamente e socialmente referenciado para gestão e conservação ambiental, empregando abordagens interdisciplinares, modelos conceituais e tecnologia que auxiliem na identificação de problemas, proposição de soluções, gestão das atividades socioeconômicas e seus desdobramentos em saúde ambiental, considerando o ser humano como integrante do ecossistema.

Público-Alvo

Destina-se a profissionais com interesse em formação e pesquisa socioambiental, integrativa e tecnológica.

Ciência e Tecnologia Ambiental

Híbrido

Inscrições: de 29 de março a 23 de julho
Início das aulas: 6 de agosto
Duração: 2 anos
Horário: aos sábados, pela manhã e à tarde

Mensalidades por R$ 5.000/mês

Mensalidades por

R$ 5.000/mês
1ª EM INOVAÇÃO NO BRASIL

Condições de Pagamento

🟦 MATRÍCULAS ANTECIPADAS: 25% de desconto na 1ª. parcela (matrícula). Promoção por tempo limitado, sujeita a encerramento sem aviso prévio.

🟦 5% de DESCONTO ATÉ O DIA 5 DE CADA MÊS PARA PAGAMENTO DAS MENSALIDADES.

DESCONTOS ESPECIAIS

🟦 20% nas mensalidades para ex-alunos formados de graduação e pós-graduação da Unisanta.

🟦 13% de desconto para antecipação do pagamento total das mensalidades, cumulativos com desconto de pontualidade e outro desconto, caso o aluno possua.

🟦 Descontos para empresas conveniadas, grupo de amigos e outros descontos.

🟦 50% de desconto para o corpo docente da Unisanta.

🟦 *Obs.: Os descontos especiais não são cumulativos, caso o aluno já possua outro benefício.

Linhas de Pesquisa

PROCESSOS, TECNOLOGIAS E SAÚDE AMBIENTAL

São três as linhas de pesquisa do Doutorado e Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental: Processos Ambientais; Tecnologia Ambiental; Meio Ambiente e Saúde Humana.

Corpo Docente

Alessandra Aloise de Seabra

Doutora em Gerenciamento Costeiro e Marinho

Camilo Dias Seabra Pereira

Doutor em Oceanografia (Oceanografia Biológica)

Helen Sadauskas Henrique

Doutora em Biologia de Água Doce (INPA, Manaus)

Landulfo Silveira Júnior

Doutor em Ciências

Luis Felipe de Almeida Duarte

Doutor em Ciências Biológicas

Marcos Tadeu Tavares Pacheco

Doutor em Física

Miguel Petrere Junior

Doutor em School of Biological Sciences

Paloma Kachel Gusso Choueri

Doutora em Ecologia e Conservação

Patricia C. V. de S. Gorisch

Pós Doutorado em Direitos Humanos e Direito da Saúde

Sheila de Melo Borges

Pós Doutorado em Direitos Humanos e Direito da Saúde

Tomas Angel del Valls Casillas

Doutor em Ciências Químicas

Ursulla Pereira Souza

Doutora em Ciências Biológicas (Zoologia)

Vinicius Roveri

Pós Doutorado em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

Matriz Curricular

ANÁLISE INTEGRADA DAS RELAÇÕES ENTRE O MEIO AMBIENTE E SAÚDE HUMANA
Créditos: 4
/ Horas aula: 60
Nome da disciplina: ANÁLISE INTEGRADA DAS RELAÇÕES ENTRE O MEIO AMBIENTE E SAÚDE HUMANA
Ementa:

Esta disciplina abordará os efeitos das atividades antrópicas sobre diferentes condições ambientais. Aos alunos serão apresentados teorias e métodos de avaliação dos efeitos de mudanças ambientais na saúde humana. Todo isso, sempre desde uma perspectiva integradora dos diferentes campos do saber: ciências exatas e da terra, biologia, química, física, ciências da saúde, ciências sociais e engenharias.

Bibliografia básica:

DelValls, T.A. (2006). Diseño y aplicación de modelos integrados de evaluación de la contaminación y sus efectos sobre los sistemas marinos y litorales y sobre la población humana. Ministerio de la Presidencia, España. 138 p.

Green, R.H. (1979). Sampling Design and Statistical Methods for Environmental Biologists. John Wiley & Sons Inc., New York.

Pielou, E.C. (1984). The Interpretation of Ecological Data. John Wiley & Sons Inc., New York.

Pla, L.E. (1986). Análisis Multivariado: Método de Componentes Principales. Serie Matemática, Monografía 27, OEA, Washington D.C.

Romesburg, H.C. (1984). Cluster Analysis for Researchers. Wadsworth, California.

Southwood, T.R.E. (1978). Ecological Methods. Methuen, London.

Riba, I.; Reynoldson, T.; Milani, D.; DelValls, T.A. (2006). Sediment quality in Rio Guadiamar (SW, Spain) after a tailing dam collapse: contamination, toxicity and bioavailability (chemical speciation). Environmental International, 32:891–900.

Scrimshaw, M.D.; DelValls, T.A.; Blasco, J.; Chapman, P.M. (2007). Sediment quality guidelines and weight of evidence assessments. In: Barceló, D. (ed.). Sediment Quality and Impact Assessments of Pollutants. New York, NY, USA: Elsevier

CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL PARA ATUAÇÃO E GESTÃO EM MEIO AMBIENTE E SAÚDE AMBIENTAL
Créditos: 2
/ Horas aula: 30
Nome da disciplina: CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL PARA ATUAÇÃO E GESTÃO EM MEIO AMBIENTE E SAÚDE AMBIENTAL
Ementa:

Ciência e tecnologia fornecem conhecimento, instrumentos e dados para desenvolvimento e gerenciamento correto das inter-relações de atividades socioeconômicas com a saúde ambiental. Serão abordados de forma interdisciplinar os principais modelos, instrumentos e métodos em Ciências Ambientais para que o egresso apresente alta capacidade de atuação e gestão dos aspectos ambientais e riscos das atividades humanas sobre sistemas naturais e antrópicos.

Bibliografia básica:

FREY, K. A dimensão política-democrática nas teorias de desenvolvimento sustentável e suas aplicações para a gestão local. Ambiente & Sociedade, ano 4, n. 9, jul./dez. 2001.

MCCAIG, K. Canadian insights: the challenges of an integrated environmental assessment framework. Environmental Impact Assessment Review, v. 25, p. 737-746, 2005.

MILLER JR, G. TYLER. Ciência ambiental. 1ª ed., Thomson Pioneira, 2007. 123 p. ISBN: 9788522105496.

PHILIPPI JR., A.; TUCCI, C.E.M.; HOGAN, D.J.; NAVEGANTES, R (Ed.). Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus Editora, 2000. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/us000001.pdf

TEIXEIRA, C. Desenvolvimento sustentável em unidade de conservação: a “naturalização” do social. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 20, n. 59, p. 51-66, out. 2005.

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA PARA A PESQUISA
Créditos: 2
/ Horas aula: 30
Nome da disciplina: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA PARA A PESQUISA
Ementa:

Fluxo da comunicação científica, princípios da boa comunicação, diferentes técnicas de escrita. Apresentação dos principais canais de comunicação científica para comunicar em formatos escritos e orais. Redação de artigos científicos e escolha de periódicos adequados ao tema. Preparação de materiais de divulgação científica, apresentação de trabalhos em congressos e webinars. Papel das redes sociais na divulgação e comunicação científica.

Flow of scientific communication, principles of good communication, different writing techniques. Presentation of the main channels of scientific communication to communicate in written and oral formats. Writing scientific articles and choosing appropriate journals for the topic. Preparation of scientific dissemination materials, presentation of papers at conferences and webinars. Role of social networks in scientific dissemination and communication.

Bibliografia básica:

ARAUJO, R.F. Mídias sociais e comunicação científica: análise altmétrica em artigos de periódicos da ciência da informação. Revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, v. 21, n. 1.

COGHILL, A.M.; GARSON, L.R. (eds.). The ACS Style Guide: Effective Communication of Scientific Information. 3rd ed. New York, NY: Oxford University Press; 2006.

DAY, R.A.; SAKADUSKI, N. Scientific English: a guide for scientists and other professionals. Greenwood, Santa Barbara, 2011.

PROVOST, G. 10 ways to improve your writing. New American Library, New York, 1985.

STRUNK Jr, W.; WHITE, E.B. Elements of Style. Longman, Massachusetts, 1999.

GONÇALVES, H. A. Manual de artigos científicos. 2. ed. ver. ampl. São Paulo: Avercamp, 2013. 120 p.

ROIG, M. Avoiding plagiarism, self-plagiarism, and other questionable writing practices: a guide to ethical writing. US Department of Health & Human Services. Disponível em: http://ori.hhs.gov/sites/default/files/plagiarism.pdf. Acesso em: 5 mar. 2012.

VOLPATO, G.L. Dicas para redação científica. Cultura Acadêmica, São Paulo, 2010.

VOLPATO, G.L. Método lógico para redação científica. Best Writing, Botucatu, 2011.

VOLPATO, G.L. Ciência: da filosofia à publicação. Cultura Acadêmica, São Paulo, 2013.

POBLACION, D.A. Comunicação & produção científica: contexto, indicadores e avaliação. In: WITTER, G.P.; SILVA, J.F.M. (Orgs.). São Paulo, SP: Ed. Angellara, 2006. 426 p.

ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA NACIONAIS E INTERNACIONAIS, PRIVADOS E PÚBLICOS
Créditos: 4
/ Horas aula: 60
Nome da disciplina: ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA NACIONAIS E INTERNACIONAIS, PRIVADOS E PÚBLICOS
Ementa:

Avaliação de chamadas nacionais e internacionais. Como adaptar uma ideia a uma pesquisa ou tecnologia sob as diretrizes científicas e tecnológicas. Para que ou, então, o quê?

Evaluation of National and International calls. How to adapt an idea to a research or technological cal under scientific and technological guidelines. What for what, or So what?

Bibliografia básica:

ARMANI, D. Como elaborar projetos? Guia prático para elaboração e gestão de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2009. (Coleção Alencar). ISBN: 978-85-862-2517-8.

BARROS, A. J. P.; LEHFELD, N. A. S. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 22. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

COLE, R.; PURAO, S.; ROSSI, M.; SEIN, M.K. Being Proactive: Where Action Research Meets Design Research. Proceedings of the Twenty-Sixth International Conference on Information Systems, Las Vegas, 2005, pp. 325-336.

JARVINEN, P. Action Research is Similar to Design Science. Quality & Quantity, v. 41, Springer, 2007, pp. 37-54.

MARCH, S.T.; SMITH, G.F. Design and Natural Science Research on Information Technology. Decision Support Systems, v. 15, 1995, pp. 251-266.

SATUR, R.V.; ATAÍDE, G.; SILVA, A. M. Direito autoral, plágio e coautoria: questões acadêmicas e éticas. Brazilian Journal of Information Science: Research trends, v. 14, n. 1, jan.-mar. 2020, pp. 57-87.

HABILIDADES DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO (DESIGN EXPERIMENTAL, HABILIDADES DE LABORATÓRIO E CAMPO)
Créditos: 2
/ Horas aula: 30
Nome da disciplina: HABILIDADES DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO (DESIGN EXPERIMENTAL, HABILIDADES DE LABORATÓRIO E CAMPO)
Ementa:

Ciência e Tecnologia precisam ser devidamente projetadas antes, para conduzir a abordagem de pesquisa. Os alunos irão melhorar suas habilidades no projeto de amostragem em pesquisas de campo e laboratoriais. Além disso, o design para processamento global será discutido e aprendido durante este módulo, como processos planetários (incluindo catástrofes naturais) relacionados ao meio ambiente e avaliações de Saúde Humana. Coletas de dados aplicadas em técnicas de campo e laboratório. Esses módulos também desenvolverão habilidades científicas práticas, como coleta de dados de campo, análise em laboratório, interpretação e apresentação para o network e as partes interessadas. Boas práticas de laboratório. ISO 17025.

Bibliografia básica:

CALAZANS, D.K. Estudos Oceanográficos: do instrumental ao prático. 1. ed. Editora TEXTOS. Editor: Danilo Koetz Calazans.

Guia Nacional de Coleta e Preservação de Amostras: Água, Sedimento, Comunidades Aquáticas e Efluentes Líquidos. Disponível em: http://www.cetesb.sp.gov.br/userfiles/file/laboratorios/publicacoes/guia-nacional-coleta-2012.pdf

KREBS, C.J. Ecological methodology. 2. ed. Menlo Park, CA: Addison Wesley Longman, 1999. xi, 620 p. ISBN: 0-321-02173-8; 978032102.

NASCIMENTO, I. A.; SOUSA, E. C. P. M.; NIPPER, M. Métodos Em Ecotoxicologia Marinha: Aplicações No Brasil. São Paulo: Editora Artes Gráficas E Indústria Ltda., 2002. 262 p.

BARROS, A. J. P.; LEHFELD, N. A. S. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 22. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

WEBER, M. Metodologia das ciências sociais. 2. ed. Campinas, SP: Cortez, 1995. 453 p.

RIBANI, M.; BOTTOLI, C.B.G.; COLLINS, C.H.; JARDIM, I.C.S.F.; MELO, L.F.C. Validação em métodos cromatográficos e eletroforéticos. Química Nova, v. 27, p. 771–780, 2004.

ZAGATTO, P. A.; BERTOLETTI, E. (eds.). Ecotoxicologia Aquática: Princípios e Aplicações. São Carlos-SP: Rima Editora, 2006. 464 p.

MODELAGEM EM PESQUISA AMBIENTAL.MODELOS MATEMÁTICOS.ROTINAS ESTATÍSTICAS PARA ANÁLISE DO MEIO AMBI.
Créditos: 2
/ Horas aula: 30
Nome da disciplina: MODELAGEM EM PESQUISA AMBIENTAL.MODELOS MATEMÁTICOS.ROTINAS ESTATÍSTICAS PARA ANÁLISE DO MEIO AMBI.
Ementa:

Modelagem de dados em pesquisa. Incluirá o tratamento e modelo de dados em processos ambientais, tecnologia ambiental e saúde humana.

Bibliografia básica:

ALVAREZ, P. J. J.; ILLMAN, W. A. Bioremediation and natural attenuation: process fundamentals and mathematical models. Hoboken, N.J.: Wiley, 2006. 609 p. (Environmental Science and Technology).

COSTANZA, R.; VOINOV, A. Landscape Simulation Modeling: A Spatially Explicit, Dynamic Approach. 1. ed. Springer-Verlag, 2003. 330 p.

MERKEL, B.; PLANER-FRIEDRICH, B.; NORDSTROM, D. K. (Org.). Geoquímica de águas subterrâneas: um guia prático de modelagem de sistemas aquáticos naturais e contaminados. Campinas: Ed. UNICAMP, 2012.

SCHNOOR, J. L. Environmental modeling: fate and transport of pollutants in water, soil and air. New York: Wiley-Interscience, 1996.

SOUZA, A. C. Z.; PINHEIRO, C. A. M. Introdução à modelagem, análise e simulação de sistemas dinâmicos. Rio de Janeiro: Interciência, 2008.

CRAWLEY, M. J. The R book. John Wiley & Sons, 2007. 942 p.

HADDON, M. Modelling and Quantitative Methods in Fisheries. 2. ed. Chapman & Hall/CRC, 2011. 465 p.

MÓDULO DE LINGUAGEM ESCRITA EM INGLÊS CIENTÍFICO PARA ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS
Créditos: 2
/ Horas aula: 30
Nome da disciplina: MÓDULO DE LINGUAGEM ESCRITA EM INGLÊS CIENTÍFICO PARA ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS
Ementa:

Os alunos melhorarão suas habilidades na escrita Inglesa científica e tecnológica com ênfase em artigos e produtos gerais de disseminação científica e tecnológica (relatórios etc.). Durante o curso, será focado o uso de produtos de disseminação científica e tecnológica. Ao final da disciplina, os alunos estarão mais bem instrumentalizados para a escrita de textos acadêmicos e técnicos.

Students will improve their skills in English language to writing scientific and technological papers and scientific and technological dissemination products in general (reports, etc.). During the course, the language skills in English will be focus on the use for scientific and technological products of dissemination. Students will be able to improve their skills to write papers and reports in English after this module.

Bibliografia básica:

EL-SARAG, H. B. Writing and publishing scientific papers [published online ahead of print December 16, 2011]. Gastroenterology. 2012;142(2):197-200. Disponível em: http://www.gastrojournal.org/article/S0016-5085(11)01703-3/fulltext#back-bib5. Acesso em: 5 mar. 2012.

DAY, R. A.; GASTEL, B. How to Write and Publish a Scientific Paper. 7th ed. Santa Barbara, CA: Greenwood; 2011.

INTERNATIONAL COMMITTEE OF MEDICAL JOURNAL EDITORS. Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals. Disponível em: http://www.icmje.org/urm_main.html. Acesso em: 5 mar. 2012.

ROIG, M. Avoiding plagiarism, self-plagiarism, and other questionable writing practices: a guide to ethical writing. US Department of Health & Human Services. Disponível em: http://ori.hhs.gov/sites/default/files/plagiarism.pdf. Acesso em: 5 mar. 2012.

REVISÃO DE LITERATURA EM PESQUISA CIENTÍFICA E FORMULAÇÃO DE QUESTÕES DE PESQUISA
Créditos: 2
/ Horas aula: 30
Nome da disciplina: REVISÃO DE LITERATURA EM PESQUISA CIENTÍFICA E FORMULAÇÃO DE QUESTÕES DE PESQUISA
Ementa:

Os alunos serão treinados em diferentes questões científicas e tecnológicas: Como ler um artigo? Leitura analítica. Principais dados extraídos por relatórios científicos e tecnológicos. Estratégias para entender um relatório científico ou tecnológico e seu uso para gerar ideias próprias. Design do Método Científico. Da observação, hipótese de tese e análise. O aluno deve devolver suas habilidades sob abordagens científicas para as três pesquisas principais no programa com base no método científico.

The students will be trained in different scientific and technological questions: How to read a paper? Main data extracted by scientific and technological reports. Strategies to understand a scientific or technological report and use of it for the student own ideas; Design of the Scientific Method. From observation, hypothesis to Thesis and Analysis. The student must develop their skills under scientific approaches for the three main research at the program based on the scientific method.

Bibliografia básica:

AMA Manual of Style: A Guide for Authors and Editors. 10th ed. New York, NY: Oxford University Press; 2007.

Coghill AM, Garson LR, eds. The ACS Style Guide: Effective Communication of Scientific Information. 3rd ed. New York, NY: Oxford University Press; 2006.

GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de artigos científicos. Ed. Avercamp. São Paulo. 2 ed. Ver. Ampl. 2013. 120p.

REVISÃO DE LITERATURA EM PESQUISA CIENTÍFICA E FORMULAÇÃO DE QUESTÕES DE PESQUISA / LITERATURE REVIEW IN SCIENTIFIC RESEARCH AND FORMULATION OF RESEARCH QUESTIONS
Créditos: 2
Nome da disciplina: REVISÃO DE LITERATURA EM PESQUISA CIENTÍFICA E FORMULAÇÃO DE QUESTÕES DE PESQUISA / LITERATURE REVIEW IN SCIENTIFIC RESEARCH AND FORMULATION OF RESEARCH QUESTIONS
Objetivo:

Os alunos serão treinados em diferentes questões científicas e tecnológicas: Como ler um artigo? Leitura analítica. Principais dados extraídos por relatórios científicos e tecnológicos. Estratégias para entender um relatório científico ou tecnológico e seu uso para gerar ideias próprias. Design do Método Científico. Da observação, hipótese de tese e análise. O aluno deve devolver suas habilidades sob abordagens científicas para as três pesquisas principais no programa com base no método científico.

The students will be trained in different scientific and technological questions: How to read a paper? Main data extracted by scientific and technological reports. Strategies to understand a scientific or technological report and use of it for the student own ideas; Design of the Scientific Method. From observation, hypothesis to Thesis and Analysis. The student must develop their skills under scientific approaches for the three main research at the program based on the scientific method.

MÓDULO DE LINGUAGEM ESCRITA EM INGLÊS CIENTÍFICO PARA ACADÊMICOS E PROFISSIONAS / LANGUAGE MODULE ENGLISH WRITING FOR ACADEMIC AND RESEARCH STAFF
Créditos: 2
Nome da disciplina: MÓDULO DE LINGUAGEM ESCRITA EM INGLÊS CIENTÍFICO PARA ACADÊMICOS E PROFISSIONAS / LANGUAGE MODULE ENGLISH WRITING FOR ACADEMIC AND RESEARCH STAFF
Objetivo:

Os alunos melhorarão suas habilidades na escrita Inglesa científica e tecnológica com ênfase em artigos e produtos gerais de disseminação científica e tecnológica (relatórios etc.). Durante o curso, será focado o uso de produtos de disseminação científica e tecnológica. Ao final da disciplina, os alunos estarão mais bem instrumentalizados para a escrita de textos acadêmicos e técnicos.

Students will improve their skills in English language to writing scientific and technological papers and scientific and technological dissemination products in general (reports, etc.). During the course, the language skills in English will be focus on the use for scientific and technological products of dissemination. Students will be able to improve their skills to write papers and reports in English after this module.

MODELAGEM EM PESQUISA AMBIENTAL. MODELOS MATEMÁTICOS. ROTINAS ESTATÍSTICAS PARA ANÁLISE DO MEIO AMBIENTE. ANÁLISE DE DADOS, MÉTODOS ESTATÍSTICOS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL.
Créditos: 2
Nome da disciplina: MODELAGEM EM PESQUISA AMBIENTAL. MODELOS MATEMÁTICOS. ROTINAS ESTATÍSTICAS PARA ANÁLISE DO MEIO AMBIENTE. ANÁLISE DE DADOS, MÉTODOS ESTATÍSTICOS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL.
Ementa:

Modelagem de dados em pesquisa. Incluirá o tratamento e modelo de dados em processos ambientais, tecnologia ambiental e saúde humana.

HABILIDADES DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO (DESIGN EXPERIMENTAL, HABILIDADES DE LABORATÓRIO E CAMPO, HABILIDADES DE REDE)
Créditos: 2
Nome da disciplina: HABILIDADES DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO (DESIGN EXPERIMENTAL, HABILIDADES DE LABORATÓRIO E CAMPO, HABILIDADES DE REDE)
Ementa:

Ciência e Tecnologia precisam ser devidamente projetadas antes, para conduzir a abordagem de pesquisa. Os alunos irão melhorar suas habilidades no projeto de amostragem em pesquisas de campo e laboratoriais. Além disso, o design para processamento global será discutido e aprendido durante este módulo, como processos planetários (incluindo catástrofes naturais) relacionados ao meio ambiente e avaliações de Saúde Humana. Coletas de dados aplicadas em técnicas de campo e laboratório. Esses módulos também desenvolverão habilidades científicas práticas, como coleta de dados de campo, análise em laboratório, interpretação e apresentação para o network e as partes interessadas. Boas práticas de laboratório. ISO 17025.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL PARA ATUAÇÃO E GESTÃO EM MEIO AMBIENTE E SAÚDE AMBIENTAL
Créditos: 2
Nome da disciplina: CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL PARA ATUAÇÃO E GESTÃO EM MEIO AMBIENTE E SAÚDE AMBIENTAL
Ementa:

Ciência e tecnologia fornecem conhecimento, instrumentos e dados para desenvolvimento e gerenciamento correto das inter-relações de atividades socioeconômicas com a saúde ambiental. Serão abordados de forma interdisciplinar os principais modelos, instrumentos e métodos em Ciências Ambientais para que o egresso apresente alta capacidade de atuação e gestão dos aspectos ambientais e riscos das atividades humanas sobre sistemas naturais e antrópicos.

ANÁLISE INTEGRADA DAS RELAÇÕES ENTRE O MEIO AMBIENTE E A SAÚDE HUMANA
Créditos: 4
Nome da disciplina: ANÁLISE INTEGRADA DAS RELAÇÕES ENTRE O MEIO AMBIENTE E A SAÚDE HUMANA
Ementa:

Esta disciplina abordará os efeitos das atividades antrópicas sobre diferentes condições ambientais. Aos alunos serão apresentados teorias e métodos de avaliação dos efeitos de mudanças ambientais na saúde humana. Todo isso, sempre desde uma perspectiva integradora dos diferentes campos do saber: ciências exatas e da terra, biologia, química, física, ciências da saúde, ciências sociais e engenharias.

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. COMUNICAÇÃO INCLUINDO ESCRITA CIENTÍFICA, APRESENTAÇÕES ORAIS, WEB DESIGN / SCIENCE COMMUNICATION IN SCIENTIFIC RESEARCH. COMMUNICATION INCLUDING SCIENTIFIC WRITING AND PRESENTATIONS (WEB DESIGNS).
Créditos: 2
Nome da disciplina: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. COMUNICAÇÃO INCLUINDO ESCRITA CIENTÍFICA, APRESENTAÇÕES ORAIS, WEB DESIGN / SCIENCE COMMUNICATION IN SCIENTIFIC RESEARCH. COMMUNICATION INCLUDING SCIENTIFIC WRITING AND PRESENTATIONS (WEB DESIGNS).
Ementa:

Comunicação, tanto em formatos escritos quanto orais. Os alunos serão convidados a realizar uma série de exercícios, fazendo apresentações em aula, redigindo relatórios científicos, incluindo dados coletados e analisados, e comparando diferentes estilos de escrita e apresentação, incluindo websites e webinars.

TRABALHO EM GRUPO / WORKING GROUPS
Créditos: 4
Nome da disciplina: TRABALHO EM GRUPO / WORKING GROUPS
Ementa:

O módulo se concentrará no trabalho conjunto entre pesquisadores, técnicos, administradores e demais interessados em questões ambientais. As diretrizes de trabalho em grupo serão fornecidas e experimentadas pelos alunos em uma atmosfera coletiva com a premissa de que as abordagens isoladas ou disciplinares não são convenientes nas ciências ambientais. Os alunos trabalharão juntos, baseados em estudos de casos motivadores em diferentes áreas científicas e tecnológicas para resolução de problemas ambientais.

The module will focus on joint and group working among scientist and technician. Different guidelines will be provided and experimented by the students in a group atmosphere with the premise that unique and only are not convenient approaches, even in science. They students will work together in different scientific and technological areas for environmental management and resolutions.

GESTÃO DE PROJETOS DE PESQUISA FINANCIADOS / MANAGEMENT OF FUNDED RESEARCH PROJECTS.
Créditos: 4
Nome da disciplina: GESTÃO DE PROJETOS DE PESQUISA FINANCIADOS / MANAGEMENT OF FUNDED RESEARCH PROJECTS.
Ementa:

Os alunos serão orientados a buscar chamadas ou editais de agências de fomento estaduais, nacionais ou internacionais, bem como verbas oriundas do setor produtivo e terceiro setor. Serão empregados estudos de casos como exemplos de projetos de ciências básicas, aplicadas, tecnologia e inovação, saúde pública e sociais e soluções administrativas, administração de pessoal, inventário de bens de capital e consumíveis.

The student will be trained to find national and international scientific and technological call from different agencies and funding bodies, including private collaboration with the industrial and enduser sectors. The students will use real case studies to understand how the funds allocated for a determined project should be used to reach the scientific and technical objectives. Different budgets will commented for each of the cases, including different origin and use of this budgets as elegibles and non-elgibles: personnal, chemicals, reactants, glassware, etc., including record of large instruments, travel, stipends, overheads and other items associated with the normal management of funding projects.

ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA NACIONAIS E INTERNACIONAIS, PRIVADOS E PÚBLICOS / DESIGN AND WRITING RESEARCH PROJECTS (NATIONAL AND INTERNATIONAL, PRIVATE AND PUBLIC FUNDED)
Créditos: 4
Nome da disciplina: ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA NACIONAIS E INTERNACIONAIS, PRIVADOS E PÚBLICOS / DESIGN AND WRITING RESEARCH PROJECTS (NATIONAL AND INTERNATIONAL, PRIVATE AND PUBLIC FUNDED)
Ementa:

Avaliação de chamadas nacionais e internacionais. Como adaptar uma ideia a uma pesquisa ou tecnologia sob as diretrizes científicas e tecnológicas. Para que ou, então, o quê?

Evaluation of National and International calls. How to adapt an idea to a research or technological cal under scientific and technological guidelines. What for what, or So what?

TÉCNICAS MULTIVARIADAS APLICADAS A CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Créditos: 2
Nome da disciplina: TÉCNICAS MULTIVARIADAS APLICADAS A CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Ementa:

Técnicas estatísticas multivariadas são usadas em estudos que visam indicar as causas das modificações ambientais e suas consequências sobre as comunidades biológicas. Em vista disto, o objetivo deste curso é o de mostrar a aplicação das técnicas multivariadas na identificação das perturbações e na quantificação dos seus efeitos sobre as populações e comunidades, em função das mudanças no ambiente. Introdução ao delineamento amostral. Análise dos dados ecológicos: a) tipos; b) problemas; c) transformações e padronizações; d) interpretação geométrica e matricial dos dados. Técnicas estatísticas multivariadas: a) agrupamento; b) ordenações; c) relações entre componentes abióticos e bióticos. Tipos de estudos ambientais.

TRATAMENTO, REUSO E RECICLAGEM DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS
Créditos: 2
Nome da disciplina: TRATAMENTO, REUSO E RECICLAGEM DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS
Ementa:

Abordará processos físicos, químicos e biológicos utilizados no tratamento das águas residuais e avaliará o conjunto de normas e metas regulatórias em que processos industriais devem ser enquadrados.

RECUPERAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
Créditos: 2
Nome da disciplina: RECUPERAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
Ementa:

Técnicas de RAD (recuperação de áreas degradadas). A questão do solo nos processos de RAD. Espécies vegetais adequadas para RAD. Participação de populações locais em processos de recuperação ambiental. Políticas públicas relacionadas aos processos de restauração.

PLANEJAMENTO URBANO SUSTENTÁVEL
Créditos: 2
Nome da disciplina: PLANEJAMENTO URBANO SUSTENTÁVEL
Ementa:

Planejamento Urbano Sustentável. A Nova Agenda Urbana e o papel das Cidades na Agenda 2030. Políticas Públicas para Cidades Sustentáveis. Governança Costeira e o Planejamento Urbano Sustentável em Zona Costeira. Caso de Estudo – Planejamento Urbano da cidade de Sevilla, Espanha, e da Cidade de Curitiba, Brasil.

NOVOS MÉTODOS DE ANÁLISES DE COMPOSTOS ORGÂNICOS APLICADOS AO MONITORAMENTO DA QUALIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS
Créditos: 2
Nome da disciplina: NOVOS MÉTODOS DE ANÁLISES DE COMPOSTOS ORGÂNICOS APLICADOS AO MONITORAMENTO DA QUALIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS
Ementa:

A disciplina visa fornecer uma visão crítica quanto aos métodos os tradicionalmente empregados para o monitoramento de contaminantes/poluentes orgânicos, explorando suas vantagens e desvantagens especialmente em relação aos limites de quantificação e aos interferentes das técnicas. A disciplina também pretende explorar novas metodologias que vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos para a detecção e quantificação de contaminantes/poluentes orgânicos, publicadas em artigos científicos. Serão realizadas aulas teóricas que contemplarão amplamente a discussão de artigos científicos e aulas práticas a fim de se consolidar o conteúdo teórico discutido em sala de aula.

MÉTODOS DE REAMOSTRAGEM E SIMULAÇÃO DE MONTE CARLO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Créditos: 2
Nome da disciplina: MÉTODOS DE REAMOSTRAGEM E SIMULAÇÃO DE MONTE CARLO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Ementa:

Programação de funções no software R. Comparação de médias pelo método de Randomização. O estimador Jackknife: reamostragem sistemática para a estimação de parâmetros. Princípios da reamostragem com reposição pelo método de Bootstrap: intervalo de confiança e teste de hipóteses. Simulação de Monte Carlo: princípios e exemplos em Ciências Ambientais. Análise de variância e regressão linear via Randomização, Bootstrap e Simulação de Monte Carlo.

MITIGAÇÃO DA CARGA POLUIDORA DE INDÚSTRIAS DE PROCESSOS QUÍMICOS
Créditos: 2
Nome da disciplina: MITIGAÇÃO DA CARGA POLUIDORA DE INDÚSTRIAS DE PROCESSOS QUÍMICOS
Ementa:

Discutir, empregando unidades na escala de bancada, com enfoque sustentável (ambiental, social e econômico), formas otimizadas de seleção, projeto e manutenção de equipamentos e periféricos de processos químicos e petroquímicos: a) bombas de pistão, diafragma, engrenagem, helicoidal, palhetas, cavidade caminhante, peristáltica, centrífuga mista e axial, bombas em série e em paralelo, localização de válvula de alívio e segurança, selo e gaxeta, escorva, cavitação, golpe de ariete, influência da rotação, válvulas, vertedouro, placa de orifício, venturi, calha Parshall, Pitot; b) turbinas; c) colunas de adsorção e absorção, lavadores de gases, distribuidores, redistribuidores, canais preferenciais e zonas mortas; d) colunas de destilação; e) trocadores, HTRI, HTFS, purgador, eliminador de ar, isolamento térmico; f) evaporadores, quebra vácuo; g) filtros, mangas contínuos e bateladas; h) sedimentador, rastelo flotador.

METACOMUNIDADES: PADRÕES, PROCESSOS E ANÁLISES
Créditos: 2
Nome da disciplina: METACOMUNIDADES: PADRÕES, PROCESSOS E ANÁLISES
Ementa:

Definição de metacomunidades como grupos de espécies coocorrendo localmente, porém conectados via dispersão. Descrever os principais modelos de metacomunidades (species sorting, mass-effect, patch dynamics, neutral model). Discutir como processos locais interagem com fatores regionais via dispersão, moldando a estrutura e diversidade de espécies. Discutir o conceito de grupos ecológicos e o conceito de equivalência funcional. Apresentar e discutir métodos de análise de metacomunidades.

INDICADORES E ÍNDICES AMBIENTAIS
Créditos: 2
Nome da disciplina: INDICADORES E ÍNDICES AMBIENTAIS
Ementa:

Temas abrangidos pela disciplina: Relevância e significado dos indicadores ambientais existentes. Tipologia de indicadores e quadro DPSIR (Driving forces, Pressure, State, Impact, Response). Indicadores descritivos. Indicadores de desempenho. Indicadores de eficiência. Monitoramento dos efeitos de políticas ambientais.

GESTÃO SOCIOAMBIENTAL
Créditos: 2
Nome da disciplina: GESTÃO SOCIOAMBIENTAL
Ementa:

A disciplina Gestão Socioambiental possibilitará ao mestrando aplicar os principais conceitos apresentados pela literatura científica e pelas práticas em questões socioambientais, sendo este o principal foco. O programa da disciplina se desenvolve com a abordagem de temáticas ligadas à sustentabilidade de empresas, na área da Gestão Ambiental e da Gestão Social. Avaliar o histórico da Gestão ambiental no mundo e no Brasil em particular. Identificar os pressupostos básicos e científicos da Gestão Ambiental e da Legislação Ambiental no Brasil. Levar o aluno à reflexão sobre conceitos modelos e instrumentos da Gestão Ambiental. Apresentar modelos de referência mundial em Gestão Ambiental. Adquirir fundamentação teórica e prática para elaboração dos sistemas de Gestão Ambiental. Conhecer o caráter teórico-metodológico das auditorias ambientais nas empresas. Adquirir a fundamentação para elaboração dos Estudos do Meio Ambiente e do Relatório de Impactos Ambiental (EIA-RIMA). Tem como objetivo proporcionar informações acerca de novas realidades e questões tais como: Terceiro Setor, Responsabilidade Social Corporativa e Ambiental, levando-as à reflexão de que o crescimento das Organizações Sociais tem alterado o comportamento e formas de gestão do mundo empresarial e principalmente na sociedade. Uma das premissas fundamentais é oferecer aos mestrandos uma visão real da relevância que estas novas questões e cenários vêm assumindo, bem como seu posicionamento no contexto das organizações empresariais e na sociedade como um todo. O conteúdo abrange tópicos que estão listados de forma resumida a seguir: Gestão e meio ambiente; Gestão ambiental global e local; Legislação Ambiental; Gestão ambiental empresarial e as certificações ambientais; SGA – Sistema de Gestão Ambiental; Auditoria Ambiental; EIA-RIMA. Conta com aulas teóricas sobre os principais aspectos da gestão e uma visita técnica a empresas da Baixada Santista que são consideradas “case de sucesso na gestão ambiental” bem como visitas técnicas a regiões com grandes conflitos ambientais ainda a serem resolvidos. Conta também com seminários de atualização demonstrando dados da literatura sobre novas práticas socioambientais em ambientes corporativos e na sociedade. Como produto final da disciplina, é solicitada ao aluno a submissão de texto relatando pesquisas práticas sobre gestão ambiental para revista especializada ou a submissão de trabalho para congresso internacional na área de gestão ambiental com perspectiva de publicação, como no caso do evento anual promovido na área de P+L.

GESTÃO COSTEIRA INTEGRADA
Créditos: 2
Nome da disciplina: GESTÃO COSTEIRA INTEGRADA
Ementa:

As complexidades da zona costeira juntamente com as pressões antrópicas sofridas, como urbanização, impactos na biodiversidade e nos recursos hídricos, requerem soluções integradas. Nesta disciplina serão abordadas as fragilidades e vulnerabilidades biofísicas e socioeconômicas dos sistemas costeiros em face da necessidade de conservação dos recursos naturais. Fundamentos teóricos e práticos necessários para o manejo sustentável serão apresentados e discutidos. As experiências nacionais e internacionais, os instrumentos disponíveis e estudos de caso serão apresentados e discutidos a fim de consolidar os conhecimentos adquiridos e de experimentar a capacidade de síntese, articulação e coordenação do processo de gestão costeira integrada.

GENÉTICA E AMBIENTE
Créditos: 2
Nome da disciplina: GENÉTICA E AMBIENTE
Ementa:

Ética e meio ambiente. Legislação brasileira protetora da biodiversidade. A revolução genética: do Mendelismo à molécula de DNA. Relações entre a Genética e problemas vinculados ao meio ambiente. Conservação da biodiversidade. Monitoramento da poluição. Isolamento e manipulação do gene. Utilização dos organismos geneticamente modificados na indústria, agricultura, produção de remédios e alimentos.

FERRAMENTAS PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL
Créditos: 2
Nome da disciplina: FERRAMENTAS PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL
Ementa:

Este módulo apresenta as técnicas de campo e laboratório para atender à qualidade do ar, água, solo e sedimentos. A análise de parâmetros físico-químicos e contaminantes é desenvolvida. Métodos para integrar diferentes conjuntos de dados também serão abordados durante este módulo.

FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE PERIGOS E RISCOS (SIG, DSAS, ÍNDICE DE VULNERABILIDADE AMBIENTAL CVI, INUNDAÇÕES)
Créditos: 2
Nome da disciplina: FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE PERIGOS E RISCOS (SIG, DSAS, ÍNDICE DE VULNERABILIDADE AMBIENTAL CVI, INUNDAÇÕES)
Ementa:

Tópicos abrangidos pela disciplina: conceitos básicos. Processos de tempestade como riscos costeiros. Avaliação do risco costeiro. Opções de mitigação e recomendação de mitigação. Ferramentas para gerenciamento de riscos (SIG, sistema de análise digital DSAS, Índice de Vulnerabilidade Costeira CVI, etc.).

ESTRATÉGIAS CIENTÍFICAS E TÉCNICAS PARA MITIGAÇÃO DE CO2 NO MEIO AMBIENTE
Créditos: 2
Nome da disciplina: ESTRATÉGIAS CIENTÍFICAS E TÉCNICAS PARA MITIGAÇÃO DE CO2 NO MEIO AMBIENTE
Ementa:

Este módulo é composto por ecossistemas fluviais e oceânicos que cobrem fontes de CO2, os detalhes técnicos de captura, transporte e armazenamento em formações geológicas oceânicas, ou sua utilização em processos industriais.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Créditos: 2
Nome da disciplina: EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Ementa:

A Educação Ambiental é aqui compreendida como processo de ensino-aprendizagem para o exercício da responsabilidade social, política e da cidadania no sentido da construção de outras relações sociais, além de novas relações entre os homens e a natureza. Portanto, há necessidade de que o educador ambiental se aproprie de um conhecimento complexo, que extrapole os limites de sua formação inicial. A atuação profissional do futuro mestre na elaboração de projetos em Educação Ambiental também é buscada. Os projetos desenvolvidos na disciplina buscam desenvolver uma prática educativa capaz de deflagrar reflexão crítica que permitirá ao educador ambiental compreender possíveis formas de resguardar não somente a sobrevivência, mas, sobretudo, a convivência entre as espécies. Desenvolver no aluno a habilidade de elaboração de projetos na área de Educação Ambiental. Proporcionar aos alunos, uma visão geral sobre as principais questões ambientais discutidas na atualidade, desde a dimensão global até o foco nos problemas regionais. Resgatar conceitos das Ciências Naturais já estudados em várias disciplinas e articulá-los na prática educativa. Desenvolver práticas e estudos de casos com os alunos para possibilitar a inter-relação dos fatores socioeconômicos, políticos, culturais que interferem na qualidade de vida das espécies.

ECOTOXICOLOGIA TERRESTRE E AQUÁTICA
Créditos: 2
Nome da disciplina: ECOTOXICOLOGIA TERRESTRE E AQUÁTICA
Ementa:

Apresentação, contextualização, discussão e aplicação teórica e prática de conceitos relacionados à Ecotoxicologia. Introdução. Biodisponibilidade dos contaminantes. Rotas de exposição. Exposição aguda e crônica. Efeitos dos contaminantes: fisiológicos, celulares e subcelulares. Novas tendências em monitoramento ambiental: bioacumulação; histopatologia; biomarcadores. Introdução aos testes de toxicidade - Efeitos letais e subletais. Bioacumulação, biotransformação e biodegradação. Protocolo de avaliação de qualidade ar, água e sedimentos/material dragado: definição, estrutura, aplicação e estudo de caso.

ECOSSISTEMAS CONTINENTAIS LÊNTICOS E LÓTICOS: FUNCIONAMENTO, DIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO
Créditos: 2
Nome da disciplina: ECOSSISTEMAS CONTINENTAIS LÊNTICOS E LÓTICOS: FUNCIONAMENTO, DIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO
Ementa:

Estrutura e funcionamento dos ecossistemas aquáticos lênticos (lagos, lagoas, reservatórios e estuários): morfologia; zonação; processos físicos e químicos e sua inter-relação. Ecossistemas lóticos (rios e riachos): morfologia, teoria do contínuo fluvial, processos físicos e químicos e sua inter-relação. Comunidades animais (macroinvertebrados bentônicos e ictiofauna) em ambientes aquáticos continentais e seus entornos. Principais métodos de coleta dos animais e determinação das variáveis abióticas. Tipos de impactos, suas consequências e a conservação dos ambientes aquáticos continentais.

ECOLOGIA HUMANA E SEGURANÇA ALIMENTAR
Créditos: 2
Nome da disciplina: ECOLOGIA HUMANA E SEGURANÇA ALIMENTAR
Ementa:

A Ecologia Humana e a Segurança Alimentar analisam as interações entre as populações humanas e o ambiente, empregando conceitos da ecologia, mas não se restringindo a mais um dos subcampos da biologia. Ela propõe uma integração entre as ciências biológicas e as ciências humanas, para fornecer instrumentos eficazes no estudo da relação homem-ambiente e análise de impactos socioambientais. Histórico da Ecologia Humana, conceitos e métodos: principais ferramentas conceituais e metodológicas. Modelos teóricos fundamentais. Etnobiologia, Etnoecologia e Etnoconservação. Modelos de transmissão cultural. Modelos de subsistência. Bases biológicas do comportamento. Ecologia comportamental humana. Interfaces entre biodiversidade e sociodiversidade. Ecologia Cultural. Antropologia ecológica. Sociobiologia. Coevolução genes-cultura. Teoria de nicho ecológico. Forrageio ótimo. Cooperação/ Reciprocidade. Territorialidade. Uso do Habitat e aspectos bioculturais da alimentação (dieta e tabus alimentares de populações humanas). Manejo participativo. Recursos comuns e a conservação. A Ecologia Humana e a Sustentabilidade. Ecologia Evolutiva e escolhas alimentares. Ecologia Cultural e variantes alimentares. Tabus alimentares. A nomenclatura alimentar: etnotaxonomia. Manejo local, etnoecologia e conservação.

ECOFISIOLOGIA DE ORGANISMOS AQUÁTICOS E A CONSERVAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS
Créditos: 2
Nome da disciplina: ECOFISIOLOGIA DE ORGANISMOS AQUÁTICOS E A CONSERVAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS
Ementa:

Estudar as interações organismo-ambiente avaliando os aspectos bioquímicos, fisiológicos, metabólicos e comportamentais que favorecem a sobrevivência dos organismos aquáticos em ambientes aquáticos extremos, tanto naturais (alterações na temperatura, pH, oxigênio dissolvido, carbono orgânico dissolvido, salinidade, dureza), quanto antrópicos (presença de contaminantes ambientais como metais e compostos orgânicos).

DIREITO AMBIENTAL APLICADO
Créditos: 2
Nome da disciplina: DIREITO AMBIENTAL APLICADO
Ementa:

A origem do Direito Ambiental e as etapas de seu desenvolvimento até a chegada da Globalização. Conceito. Visão e Princípios do Direito Ambiental. A evolução do Direito Ambiental no Brasil. A Constituição Federal de 1988: análise de uma das três Constituições Ambientais mais modernas do mundo, juntamente com a Constituição Portuguesa e Espanhola. Responsabilidade Civil e Administrativa em matéria ambiental: Instrumentos Processuais e Métodos Alternativos. Lei dos Crimes Ambientais. Política Nacional do Meio Ambiente. Princípios e Objetivos. Criação do Sistema Nacional do Meio Ambiente. Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente. Eficácia dos Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente.

BIOMARCADORES DE CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL
Créditos: 2
Nome da disciplina: BIOMARCADORES DE CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL
Ementa:

Este módulo tem como objetivo proporcionar fundamentação teórica e prática necessárias à aplicação e desenvolvimento de biomarcadores em estudos de avaliação de risco ambiental e monitoramento de ecossistemas. Serão apresentados e discutidos de princípios de toxicologia, processos de detoxificação e excreção, estresse oxidativo e sistema antioxidante. Avaliação de danos em alvos celulares (peroxidação lipídica, danos em membranas e em ADN). Classificação e aplicação de biomarcadores de exposição e efeito de xenobióticos no ambiente marinho. Desenvolvimento de estudos in vitro, in silico, in situ. Estudos de Casos.

AVALIAÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS
Créditos: 2
Nome da disciplina: AVALIAÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS
Ementa:

Abordará diferentes estratégias e protocolos de avaliação de risco ambiental. Estudos de casos de poluição antropogênica a mudanças naturais. Protocolos internacionais de avaliação de risco ambiental. Abordagens escalonadas.

AVALIAÇÃO DE CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL POR ABORDAGEM DE PESO DA EVIDÊNCIA
Créditos: 2
Nome da disciplina: AVALIAÇÃO DE CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL POR ABORDAGEM DE PESO DA EVIDÊNCIA
Ementa:

Está focada na interpretação e controle de qualidade do conjunto de dados relacionados à contaminação dos sedimentos, toxicidade dos sedimentos e efeitos ecológicos e integração de diferentes conjuntos de dados a partir de medidas químicas, dados ecológicos e uso testes de toxicidade.

AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA
Créditos: 2
Nome da disciplina: AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA
Ementa:

A disciplina abordará um Histórico da Análise do Ciclo de Vida. Etapas da Análise do Ciclo de Vida. Estudos de caso de Ciclo de vida de produtos e processos. Indicadores e métricas de performance ambiental e sustentabilidade.

INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E NATURAIS PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS AMBIENTAIS
Créditos: 2
Nome da disciplina: INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E NATURAIS PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS AMBIENTAIS
Ementa:

Este módulo fornecerá uma descrição da metodologia de avaliação socioeconômica e ecológica nas diferentes configurações naturais e instrumentalizará para a proposição de políticas públicas ambientais.

Dissertações e teses

Poluentes atmosféricos interferem na saúde de praticantes de exercício físico em ambientes internos? Uma revisão sistemática
Nome completo: Poluentes atmosféricos interferem na saúde de praticantes de exercício físico em ambientes internos? Uma revisão sistemática
Autor: WELLINGTON RUI ANDRADE DE ASSIS JUNIOR
Ano de publicação: 2023
Resumo:

As revisões sistemáticas possuem a competência de coadjuvar de modo considerável para a higidez ambiental e estratificação de ameaças ecossistêmicas, tendo concorrido para a construção e aplicação de conhecimento científico. Destarte, este estudo teve como objetivos: (i) identificar os principais poluentes ambientais internos e suas respectivas fontes; (ii) comparar as concentrações com os padrões estabelecidos pela World Health Organization (WHO) através de seu Global Air Quality Guidelines (AQGs) 2021; (iii) analisar os riscos à saúde durante a prática de exercício físico. Esta revisão sistemática seguiu os critérios Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) e foi registrada no International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO) sob o n° CRD42022354515. A busca dos estudos foi realizada nas bases de dados, LILACS, MEDLINE, PubMed, SciELO e Scopus, de 25/09/2022 até 09/05/2023 Para realização da primeira seleção dos estudos, utilizou-se os descritores; Exercício Físico, Material Particulado, Poluição do Ar em Ambientes Fechados, Qualidade do Ar Interno e Síndrome dos Edifícios Doentes concatenadas com o operador Booleano “AND”. Sendo: Material Particulado AND Exercício Físico, Poluição do Ar em Ambientes Fechados AND Exercício Físico, Qualidade do Ar Interno AND Exercício Físico, Síndrome dos Edifícios Doentes AND Exercício Físico. Como critérios de inclusão considerou-se estudos publicados nos últimos cinco anos (2018 a 2023), em qualquer idioma e estudos com abordagem quantitativa e qualitativa após pesquisa inicial sem restrição de data e/ou ano. Foram excluídos artigos repetidos, literatura cinzenta, estudos inconclusivos ou com alto risco de viés e outras revisões de literatura. O risco de viés nos estudos foi avaliado de acordo com o The Joanna Briggs Institute Critical Appraisal Tools. Entre 3427 estudos identificados, 18 satisfizeram os critérios de inclusão. O monitoramento dos poluentes foi realizado em ambientes internos onde se praticam exercícios físicos, nomeando os que mais comprometem a QAI (Qualidade do Ar Interno). Foi feita uma comparação entre as concentrações destes poluentes e o WHO AQGs 2021. Foram avaliadas as consequências da prática de exercício físico nestes ambientes e por fim, foram analisados os impactos da poluição do ar interno na saúde humana de acordo com a WHO AQGs 2021. Como conclusão temos: (i) os principais poluentes internos são CO, CO2, PM2,5, PM10, e SO2, dos quais, as concentrações de Material Particulado (PM) e de CO2 estão diretamente relacionadas com a prática esportiva realizada, com o número de praticantes presentes no local e com o tipo de ventilação que é fornecida ao ambiente; (ii) Comparando as concentrações dos poluentes encontrados nos 18 estudos com os limites estabelecidos pela WHO AQGs (2021), encontramos: 9 estudos com as concentrações acima e 5 estudos com as concentrações abaixo do recomendado pela WHO AQGs (2021), entretanto 4 estudos abordaram poluentes que ainda não constam no WHO AQGs (2021); (iii) Os principais riscos à saúde humana estão vinculados a doenças respiratórias e cardíacas.

Palavras-chave: Exercício físico. Material particulado. Poluição do ar em ambientes fechados. Qualidade do ar interno. Síndrome dos edifícios doentes.
Avaliação da toxicidade de microplástico associado ao benzo(a)pireno sobre ostras-do-mangue, Crassostrea gasar
Nome completo: Avaliação da toxicidade de microplástico associado ao benzo(a)pireno sobre ostras-do-mangue, Crassostrea gasar
Autor: RAPHAEL VITORINO GLORIA GIANNETTO
Ano de publicação: 2024
Resumo:

Os oceanos ocupam a maior parte do nosso planeta e abrigam uma imensidão de espécies, além de estarem ligados intrinsicamente aos interesses sociais e econômicos da sociedade humana. Detritos plásticos são considerados como “poluentes onipresentes” e representam uma ameaça potencial aos oceanos e à biodiversidade marinha. Os microplásticos (MPs) são micropartículas plásticas que possuem tamanhos menores que 5 mm. Os organismos marinhos podem ser expostos a essas partículas através da ingestão direta ou indireta. Os MPs possuem a capacidade de adsorver produtos químicos hidrofóbicos, como hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (PAHs), compostos que possuem baixa polaridade e são hidrofóbicos, têm propriedades carcinogênicas e capacidade de bioacumulação. O Benzo(a)Pireno (BaP) é um PAH classificado como um poluente prioritário pela agência ambiental norte-americana (USEPA). Está presente nos ambientes marinhos, incluindo a costa brasileira, e tem sido utilizado como modelo para estudos de ecotoxicidade. Pouco se sabe sobre os efeitos combinados da contaminação de microplásticos e as substâncias adsorvidas, entretanto, sabe-se que os microplásticos podem potencialmente facilitar a transferência de poluentes para a biota e, ao mesmo tempo, podem reduzir a biodisponibilidade desses contaminantes. O objetivo desse projeto foi avaliar a toxicidade dos microplásticos e do BaP, isolados e em conjunto, na ostra-do-mangue (Crassostrea gasar), avaliando a toxicidade e quantificando biomarcadores bioquímicos. Para tanto, os organismos foram expostos a quatro concentrações de BaP na água, na presença e na ausência de três concentrações de MP. Os resultados foram analisados estatisticamente por meio da Análise Permutacional de Variância (PERMANOVA” main test”), univariada e bifatorial, considerando dois fatores fixos: tratamento (BaP isolado e BaP associado a MP) e concentração. A determinação da associação entre as múltiplas variáveis analisadas foi analisada através da Extração Fatorial por Análise de Componentes Principais. E os biomarcadores foram integrados usando o índice de resposta integrada aprimorada de biomarcador. Os resultados obtidos neste estudo, demonstram que a exposição ao MP e BaP isoladamente e em conjunto apresentaram uma resposta interativa entre estes contaminantes. Com relação às respostas dos biomarcadores, GPx, GST e GSH apresentaram tendências muito similares, observando uma inibição da atividade enzimática com o aumento das concentrações de MPs. O efeito do estresse oxidativo foi avaliado através da LPO, com aumento nas concentrações intermediárias de BaP. Observou-se maior efeito genotoxícológico na presença do BaP isoladamente. No entanto, esse dano não tende a aumentar conforme se eleva a concentração desse contaminante. À medida que MPs são adicionados aos tratamentos, percebe-se uma leve tendência de redução dos danos ao DNA. Efeitos citotóxicos também foram observados neste estudo, tanto com BaP isolado quanto com BaP em conjunto com MPs. Na concentração ambientalmente relevante de MP, a presença de BaP, pode potencializar os efeitos tóxicos, dependendo da concentração e do biomarcador avaliado.

Palavras-chave: Microplástico, Benzo(a)pireno, Biomarcadores, Ecotoxicologia, Crassostrea gasar.
Derramamento de petróleo no Nordeste brasileiro em 2019: respostas institucionais analisadas a partir do Modelo DPSIR
Nome completo: Derramamento de petróleo no Nordeste brasileiro em 2019: respostas institucionais analisadas a partir do Modelo DPSIR
Autor: JÚLIA RACHID
Ano de publicação: 2024
Resumo:

As ações antrópicas são consideradas a maior causa de degradação ambiental. O interesse basilar da construção jurídico-ambiental é representado pela organização e regulamentação das necessidades humanas frente a preservação ambiental. Em 2019, a costa nordestina brasileira e parte da região sudeste foram afetadas por petróleo cru. O óleo atingiu a APA Costa dos Corais, gerando impactos ambientais e socioeconômicos às populações pertencentes à região, dependentes da pesca e do turismo. O presente estudo objetivou desenvolver uma análise socioambiental baseada nas respostas institucionais oferecidas ao desastre ambiental, utilizando a estrutura conceitual DPSIR (Drive-Pressure-State-Imapct-Response). A necessidade humana na utilização do petróleo (Força-motriz) ocasionou um dos maiores desastres ambientais já registrado na história do país (Pressão), resultando na alteração da qualidade ambiental (Estado) e nos efeitos negativos sob o meio ambiente, a saúde da população e o impacto socioeconômico sob a população dependente da pesca e turismo na região afetada (Impactos). A despeito de uma estrutura jurídica nacional e internacional na gestão de acidentes envolvendo petróleo no Brasil, a resposta estatal, se mostrou insuficiente e tardia, trazendo à tona as lacunas de execução pública que contrariam o princípio constitucional da Intervenção Estatal Obrigatória – Art. 225, capítulo VI, da Constituição Federal, cuja insuficiência na intervenção posterior ao dano ambiental é vedada (Resposta). As políticas discriminatórias com as populações vulneráveis e o meio ambiente ressaltaram a irresponsabilidade socioambiental e o amadorismo governamental frente às crises ambientais, demonstrando a necessidade de melhorias nos sistemas de monitoramento ambiental, medidas de prevenção e mitigação e respostas eficientes, de acordo com implementação do quadro jurídico existente.

Palavras-chave: Derramamento de petróleo; desastre ambiental; DPSIR; vulnerabilidade das comunidades costeiras; atuação governamental.
Estudo ecotoxicológico da APA Costa dos Corais (Alagoas) após 2 anos do derramamento de óleo de 2019
Nome completo: Estudo ecotoxicológico da APA Costa dos Corais (Alagoas) após 2 anos do derramamento de óleo de 2019
Autor: THAÍS MONSORES SILVEIRA INTROVIGNE
Ano de publicação: 2024
Resumo:

A contaminação por hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) da água, sedimento e recifes de corais na região nordeste brasileira após o derramamento de petróleo bruto em 2019 gerou preocupações em relação aos relevantes impactos ecológico e social. Os HPAs são compostos tóxicos que tem efeitos prejudiciais ao ecossistema marinho podendo causar graves consequências na saúde e sobrevivência dos corais e alteração na composição do sedimento perturbando a comunidade bentônica. Tendo em vista que é necessário compreender os efeitos desse desastre para aprimorar medidas de mitigação e prevenção de tragédias futuras e saber como atuar em derramamentos de óleo no mar, este estudo teve como objetivo averiguar o nível de contaminação na região da APA Costa dos Corais (Alagoas) após 2 anos do evento através de análises químicas e ecotoxicológicas. Essas amostras foram analisadas por meio de cromatografia gasosa (HPAs) e ensaios de toxicidade crônica. Como resultado, foi observado um maior nível de contaminação por HPAs de fontes mistas (pirolítica e petrogênica) e toxicidade mais acentuada em áreas estuarinas, indicando fontes recentes de contaminação e risco para a biota aquática local.

Palavras-chave: Costa Nordeste brasileira; Área de Proteção Ambiental; Petróleo; Bioacumulação; Toxicidade.
Viabilidade de Telha de Plástico PEAD Reciclado
Nome completo: Viabilidade de Telha de Plástico PEAD Reciclado
Autor: CAIO CESAR VICENTEV REIS
Ano de publicação: 2024
Resumo:

O plástico, material amplamente disponível, é frequentemente descartado de forma inadequada, causando graves impactos ambientais e o acúmulo de resíduos plásticos representa um desafio ambiental significativo devido à sua natureza não biodegradável poluem o meio ambiente afetando diretamente a saúde única. No entanto, surgem novas formas de reutilizar esse material na construção civil, contribuindo para a redução dos impactos ambientais e promovendo uma economia circular. A pesquisa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e concentra-se no desenvolvimento de telhas utilizando Polietileno de Alta Densidade (PEAD) 100% reciclado e sem uso de aditivo. O objetivo é criar alternativa sustentável com alto desempenho comparado a materiais de construção tradicional, como telhas cerâmicas e de fibrocimento, onde a matéria prima é totalmente proveniente de extração da natureza. As telhas recicladas foram produzidas a partir da fusão de PEAD e no processo de produção, os materiais reciclados foram coletados, identificados, triturados e fundidos a temperaturas entre 200°C por umas hora e meia, seguida pela compressão em moldes metálicos e prensagem sob condições de pressão e tempo usando prensa hidráulica, as rebarbas e resíduos voltam para linha de produção inicial se tornando um ciclo de vida útil fechado. Ensaios realizados pela Falcão Bauer demonstraram que as telhas atendem às normas de qualidade da ABNT, com resistência à flexão, que atingiu valores médios de 2675 N/m, atendendo os requisitos mínimos. Além disso, a absorção de água foi inferior a 1,24%, indicando impermeabilidade, enquanto os testes de permeabilidade não detectaram nenhum transbordamento ou manchas após 24 horas de exposição à água. A análise econômica revelou um custo de produção por unidade de R$ 3,21 demonstrando competitividade frente a materiais tradicionais como fibrocimento, especialmente considerando o benefício ambiental agregado. Os dados coletados em pesquisas de percepção apontaram aceitação significativa pelo público. Conclui-se que, a reutilização de plásticos reciclados na fabricação de materiais de construção, como telhas, não só contribui para a sustentabilidade e redução da poluição ambiental, mas também oferece produtos duráveis e de alta qualidade, promovendo um uso mais eficiente dos recursos e economia circular.

Palavras-chave: Reciclagem. Plástico. PEAD. Telha. Sustentabilidade.

Estágio de Docência

O estágio de docência no mestrado da Universidade Santa Cecilia permite aos alunos vivenciarem a prática docente no ensino superior, auxiliando em disciplinas da graduação sob supervisão. Essa experiência desenvolve habilidades pedagógicas e aprimora a comunicação, preparando-os para a carreira acadêmica.

Bolsas

Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG)

Objetivo do PROEXT-PG é contribuir para o fortalecimento das atividades de extensão no âmbito da pós-graduação, por meio de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão realizadas em diálogo com diversos setores da sociedade, com vistas a subsidiar os gestores públicos na elaboração das políticas públicas que sejam socialmente relevantes, interdisciplinares e que contribuam para o desenvolvimento sustentável, a cidadania, a justiça, o fortalecimento da democracia, a participação social, a qualidade de vida e a redução de assimetrias no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

Edital PROEXT-PG CAPES 01/2025
Edital PROEXT-PG 02/2025

PROSUP/ CAPES

Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares
Portaria CAPES nº 181 de 18/12/2012

O Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP) da CAPES tem por objetivo apoiar discentes de programas de Pós-Graduação stricto sensu oferecidos por instituições particulares de ensino superior, contribuindo para a formação e manutenção de padrões de excelência e eficiência na formação de recursos humanos de alto nível, em pesquisa.

PORTARIA 181 CAPES
COMISSÃO DE BOLSAS PROSUP/ CAPES

O PROSUP é gerido pela Comissão de Bolsas, formada pelo coordenador do curso, um presidente, dois membros docentes e dois representantes discentes.

Cabe a comissão de bolsas a gestão das bolsas CAPES, o desenvolvimento de processos seletivos para a concessão das bolsas, bem como, o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos bolsistas durante o curso e vigência da bolsa.

Edital de Bolsas do PROSUP/CAPES UNISANTA- 02/2022

Regimento

Área de Concentração:

Ciência e Tecnologia Ambiental

Título Concedido:

Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental
Doutor em Ciência e Tecnologia Ambiental

O Regimento do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPG-CTA) estabelece as regras básicas de operação dos cursos que são oferecidos dentro do Programa, isto é: Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental.

O curso de Mestrado deverá ser integralizado em, no mínimo, 12 meses e, no máximo, 24 meses. Para a obtenção do Título de Mestre, o aluno deverá perfazer um total de 50 créditos, sendo 35 créditos obtidos em disciplinas e publicações e 15 créditos relativos à aprovação da apresentação da dissertação de Mestrado. O curso de Doutorado do PPG-CTA deverá ser integralizado em, no mínimo, 24 meses e, no máximo, em 48 meses. Para a obtenção do Título de Doutor, o aluno deverá perfazer um total de 100 créditos, sendo 35 créditos obtidos em disciplinas e publicações, 15 créditos relativos à aprovação da Tese de Doutorado e 50 créditos relativos ao título de Mestre, obtidos em um Programa recomendado pela CAPES.

Além disso, o aluno necessita de aprovação no Exame de Qualificação e no Exame de Proficiência em Língua Estrangeira: 1 (um) idioma estrangeiro no caso de Mestrado e 2 (dois) idiomas no caso de Doutorado. Os Exames de Proficiência em Línguas deverão ser realizados no primeiro ano de curso. São obrigatórias as disciplinas de formação básica. A complementação dos créditos é realizada pelo aluno que deverá selecionar, entre as disciplinas eletivas oferecidas, aquelas que estejam diretamente relacionadas ao seu tema de dissertação ou tese. Em todos os níveis, Mestrado ou Doutorado, é admitida a obtenção de créditos por trabalhos científicos aceitos para publicação em revistas de importância na área de ciências ambientais.

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PERIODICOS UNISANTA

EVENTOS

BENEFÍCIOS

As certificações intermediárias são oferecidas para todos os alunos dos últimos anos dos cursos de graduação e para profissionais já graduados que pretendam melhorar seus currículos. São disciplinas de conclusão rápida, em média com duração de 60 dias, presencial remoto e presencial. Temos disponíveis várias disciplinas distribuídas nas mais diversas áreas do conhecimento.

Cada disciplina fornecerá um Certificado de Conclusão com a carga horária e aproveitamento do aluno. As disciplinas de extensão universitária são oferecidas no início de cada trimestre do ano: fevereiro, maio, agosto e outubro e com carga horária de 15, 30 ou 45 horas/aula, correspondendo a 1, 2 ou 3 créditos. O valor de cada crédito é R$ 400,00.

Formato presencial/ híbrido – Todas as aulas e atividades são realizadas de forma presencial, mas podem ser assistidas on-line (ao vivo), o que proporciona aos estudantes flexibilidade e interatividade. Essa modalidade permite que os alunos acessem conteúdo de alta qualidade de qualquer lugar e participem de debates e troca de ideias em tempo real, com orientação e feedback imediatos dos professores.

Relação de Disciplinas (Hibridas/Presenciais) oferecidas – 2025

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