Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo

O Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo – NINE surgiu da necessidade de aproximar os ambientes acadêmico e empresarial, na promoção da inovação tecnológica, e de semear o empreendedorismo no público universitário.

O idealizador do projeto foi o Prof. Eng. Ricardo Oi, que contou com os exaustivos esforços do Eng. Luiz Manoel Vidal de Negreiros, da Profa. Dra. Brigitte Rieckmann Martins dos Santos e do Prof. Júlio Simões Jr.

Após diversas reuniões na UNISANTA, na Unidade Regional do SEBRAE e na Incubadora de Empresas de Santos, o projeto demonstrou sua viabilidade, sendo, assim, aprovado pela alta direção da universidade.

Em 15 de março de 2008, em uma cerimônia que contou com a participação do SEBRAE e da FIESP, foi instituído o NINE.

Quem Somos

O NINE é uma iniciativa pioneira da Universidade Santa Cecília, que está apoiando a aproximação dos meios acadêmico e empresarial por intermédio da capacitação da produção acadêmica oriunda dos cursos de engenharias (trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica e projetos de pesquisa) em produtos, serviços e processos inovadores e com viabilidade comercial. Tal iniciativa tem como objetivo preparar melhor seus alunos para o desafio do mercado de trabalho, despertando neles o espírito empreendedor. O NINE ocupa uma área de aproximadamente 80 m2, situado no 8º andar do Bloco M.
Cada projeto é apoiado por 18 meses, até que o protótipo adquira uma maturidade para se transformar em um produto, serviço ou processo com alta incorporação de tecnologia e inovação, estando apto para ser comercializado. Os alunos e/ou egressos, a partir dessa etapa, poderão constituir uma empresa, incubar o projeto numa incubadora de empresas ou até mesmo transferir a tecnologia para uma empresa já existente, por meio de comercialização ou de parceria.
O NINE possui dependências exclusivas para sua finalidade, contendo sala da coordenação, recepção, sala de reuniões e salas individuais para cada projeto. Os projetos apoiados podem utilizar todos os laboratórios da universidade para o desenvolvimento dos protótipos. O apoio aos projetos não se resume à cessão de espaço físico, mas também de consultoria tecnológica – cada projeto conta com um orientador – e consultorias de estudo de mercado, organizacional e financeira. O NINE conta ainda com um coordenador, que gerencia o complexo técnico, administrativo e operacional e articula parcerias, inclusive aquelas que deem sustentação financeira para o núcleo e para os projetos abrigados.

Missão

“Transformar o conhecimento acadêmico-científico gerado através de trabalhos de conclusão de curso, projetos de iniciação científica e projetos de pesquisa em produtos, serviços e processos inovadores, além de disseminar o empreendedorismo no ambiente universitário, contribuindo, assim, para o desenvolvimento socioeconômico da região”.

Visão

“Ser a pré-incubadora de empresas modelo pertencente a uma universidade no Brasil em geração de projetos inovadores, direcionados a produtos, serviços e processos com elevada incorporação de tecnologia de ponta.”

Valores

  • Compromisso com o desenvolvimento tecnológico;
  • Compromisso com o desenvolvimento socioeconômico sustentável;
  • Compromisso com o aperfeiçoamento da educação;
  • Compromisso com a responsabilidade socioambiental;
  • Compromisso com a ética e o profissionalismo.

Coordenação: Prof. Eng. José Carlos Morilla
E-mail: morilla@unisanta.br

Projetos

Atualmente, o NINE apoia quatro projetos nas áreas de Engenharia de Computação, Engenharia Eletrônica e Ciência da Computação:

1. Projeto: Sistema de Monitoramento do Consumo de Energia Elétrica via Computador (SIMELCOM).
Descrição: Através de um transmissor ligado na rede elétrica e acoplado a um equipamento elétrico, será gerada uma palavra binária e transmitida para o receptor ligado em um computador. As informações recebidas pelo computador serão tratadas por um programa especialmente produzido para esse fim, mostrando ao consumidor, de maneira mais simples e direta possível, informações sobre: o consumo, a potência, o valor em reais e guardando estas informações em um histórico.
Autores: Pedro Ivo Campos, Paulo Henrique Cerqueira e Bruno Marcel Nascimento.
Orientador: Prof. Dr. Maurício Conceição Mário.

2. Projeto: Portal dos Professores Universitários.
Descrição: Para cada professor cadastrado é disponibilizado um site, sendo o conteúdo inserido e manipulado pelo docente através de uma área administrativa de fácil usabilidade. Nesse conteúdo é possível disponibilizar materiais didáticos, links, agenda de compromissos (datas de entrega de trabalhos, provas, seminários e chat com alunos e outros eventos). No portal ainda há espaço para o e-commerce.
Autores: Gabriel Vinicius Hurtado, Gilberto Holms e Luiz Alexandre da C. Araújo.
Orientador: Profa. Dorotea Vilanova Garcia.

3. Projeto: PARACRED – Análise Paraconsistente de Crédito.
Descrição: O software é destinado a empresas que atuam na área de concessão de crédito, como bancos, financeiras e lojas. Analisando o banco de dados dos clientes, empresa ou pessoa física, o software é capaz de identificar o risco da concessão da operação de crédito.
Autores: André Luis Gomes e Anderson Alves de Almeida.
Orientador: Prof. Dr. João Inácio da Silva Filho.

4. Projeto: SysBioBalada CRM.
Descrição: Consiste em um software de gerenciamento de casas noturnas, com foco no controle de entrada, saída e consumação de clientes através da impressão digital (biometria), com o objetivo de eliminar métodos de controle que podem ser fraudados. O software também auxilia os proprietários dos estabelecimentos em tarefas administrativas e operacionais do negócio, através do CRM.
Autores: Renan Silva Rocha e Kleber Valentim da Silva.
Orientador: Prof. Alexandre Sobrino Ganança.

Incubar meu Projeto

O NINE tem como finalidade apoiar o desenvolvimento de projetos da comunidade acadêmica da UNISANTA. Projetos oriundos de egressos e de público externo poderão ser apoiados, desde que haja interesse da universidade.

Os projetos, para serem abrigados pelo NINE, deverão demonstrar viabilidade técnica e comercial e não causar impactos ambientais. Além desses critérios, os projetos deverão apresentar perfil inovador.

Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail: morilla@unisanta.br

Links