Escritório Modelo de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores

Durante sua formação o aluno de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores realiza uma enorme quantidade de exercícios e projetos acadêmicos.

A proposta do Escritório Modelo é de envolver uma participação discente expressiva na execução de projetos de cunho social, atendento Instituições de caráter beneficente como creches, escolas, locais de culto (igrejas, centros), Associações de Moradores, etc...

Tem o aluno, assim, contato direto com as características de cada comunidade a ser atendida, envolvendo-se no partido a ser adotado para obter a melhor proposta para os interessados.

  • Primeiramente dar ao estudante uma consciência social e de cidadania através do trabalho para a população carente e ou instituições beneficentes.
  • Proporcionar ao estudante aplicação prática de conhecimentos teóricos, relativos à área de formação profissional específica.
  • Desenvolver o espírito crítico, analítico e empreendedor do aluno.
  • Intensificar o relacionamento comunidade/empresa/escola.
  • Facilitar o ingresso de futuros profissionais no mercado, colocando-os em contato direto com o seu mercado de trabalho.
  • Contribuir com a sociedade, através da prestação de serviços, proporcionando a todos, um trabalho de qualidade.
  • Colocar a interdisciplinaridade visível na prática da prestação de serviços.
  • Valorizar a instituição de ensino como um todo no mercado de trabalho.

Quem Somos

Equipe

Coordenadores:
Engenheiro Pedro M. M. Menezes Marcão
Arquiteto Nelson Gonçalves de Lima
Engenheira Nilene Janini de Oliveira Seixas

Assistentes:
Arquiteta Ana Paula dos S. Nascimento
Arquiteto Evandro Guardia
Engenheiro André Luis Gomes Paes

Estagiários

Arquitetura:
Ana Beatriz Mandelli Manso Bittencourt
Ariadny Amorin de Camargo
Jaíne Karen Silva
Juana Barreto de Mello
Luma de Abreu Serrão
Marcella Nunes Barradas


Relação de ex-estagiários

O que fazemos

• Projetos Arquitetônicos;
• Projetos Design de Interiores;
• Projetos de Estruturas Metálicas;
• Projetos de Estruturas de Madeira;
• Projetos de Estruturas de Concreto;
• Projetos Urbanísticos.


Clique e veja alguns de nossos projetos:

Creche Padre Lucio Floro

Atracadouro

Local: Praia do Góes, Guarujá/SP
Pier de atracação para pequenas embarcações, estrutura em concreto armado e madeira, fundações por sapata enterrada.

Brinquedoteca – Educandário Anália Franco

Local: Av. Ana Costa, nº 277 – Encruzilhada / Santos

Instituição que atende 470 crianças por período parcial e integral. O local precisava de um projeto de uma brinquedoteca para melhor acomodar as crianças. Foi utilizado o espaço de um porão (antiga lavanderia), onde atualmente estava desativado. A proposta foi elaborar um projeto com ambientes lúdicos como: sala de vídeo, espaço para teatrinho de fantoches, cantinho de leitura, sala multimídia, entre outros, visando melhorar as condições de atendimento das crianças da Instituição.

Camp – Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro Rio Branco

Local: Rua Perpétua de Oliveira Freitas, 260– Rio Branco- São Vicente

O Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro do Jardim Rio Branco – CAMP-RB é uma entidade jurídica de direito privado, de fins sociais, culturais e educacionais ou de objetos econômicos, fundado em 17 de novembro de 2004, com objetivo de oferecer aos adolescentes do distrito da Área Continental de São Vicente formação técnico-profissional, acesso e fomento a cultura através expressões artísticas, manifestações culturais, leitura e educação musical.

Casa Comunhão Santa Madre Paulina

Local: R. Joaquim Távora, 415 - Marapé – Santos/SP.

A proposta é de demolição de uma edificação muito antiga para construir um edifício de três pavimentos para atender as necessidades da entidade, que busca a melhoria dos espaços utilizados para formação e obtenção de conhecimentos práticos de atividades profissionalizantes aos portadores de HIV.

Carmelo – Comunidade Religiosa Contemplativa de Clausura

Local: Rua Dom Duarte Leopoldo e Silva, 50 – Marapé – Santos/ SP

Instituição autônoma com Diretoria reconhecida, e sem fins lucrativos. Vivem o Carisma Teresiano inteiramente dedicado a oração. Para subsistência nos dedicam- se a trabalhos manuais variados, à fabricação de Hóstias as Paróquias.
Projeto de reforma visa atender as necessidades das Carmelitas que já estão com a idade avançada e precisando de cuidados clínicos. Criação de leitos adaptados para melhor circulação de cadeirantes além de incluir banheiros com acessibilidade. O projeto foi feito visando preservar a estética e de materiais da edificação existente, contendo elementos arquitetônicos que remetem a alguns detalhes da mesma, e o jardim que é a base da concepção do Carmelo.

Creche São Jorge

Local: Rua Dom João VI, nº 12 – Vila Belmiro – Santos/ SP

Associação Filontrópica onde atende 277 crianças carentes de 6 meses à 5 anos e 11 meses, a maioria no período de 7:30 as 17:30, servidos de café da manhã, almoço, lanche e jantar. Objetivo é dar as crianças todo o amparo, educação, infra-estrutura, alimentação, assistência, tudo que uma escola particular proporciona aos alunos.
O projeto de reforma visa melhorar as condições da cozinha industrial que atualmente se encontra em estado inadequado de funcionamento. Proporcionando melhorias nos espaços, tornando-os mais funcionais.

Creche Amor à Vida

Creche Rotary Club – Irmandade Santa Casa da Misericórdia de Santos

Local: Av. Dr. Cláudio Luiz da Costa, 50 - Jabaquara- Santos /SP.

A creche da Santa Casa atende em media 90 crianças por período, num espaço com iluminação e ventilação precárias, ambientes pequenos e mal distribuídos. Nosso projeto parte da idéia de trazer uma qualidade de vida possibilitando o aprendizado para as crianças que usam do estabelecimento. Porém, não só pensando nelas, como também nas pessoas que trabalham no local, que também merecem um ambiente mais confortável para que possam trabalhar felizes onde estão, pois o aprendizado de cada criança depende das pessoas e da boa vontade de cada um que trabalha ali.

E.E.P.S.G. Brás Cubas

Local: Rua Heitor Penteado, nº 62 no Marapé – Santos/SP.

Proposta de reforma de uma sala de aula em sala de audiovisual e reforma do palco.
A proposta consiste em adequar a sala para que se possa utilizá-la devidamente como sala de audiovisual.
Os revestimentos serão trocados para melhorar o isolamento acústico. Nas paredes propõe-se argamassa c/ BaSO4 (sulfato de bário), o piso vinílico (Forbo ou Fademac) e no teto placas de forro acústico Baffle, ajustável.
Para que se tenha melhor visualização da tela, haverá a cada fila de cadeiras um pequeno desnível no piso de dez centímetros como mostra o projeto.
As janelas terão cortina black-out para proteção contra entrada de luz, e em suas extremidades haverá um aparato para que a luz não entre pelas laterais ou por baixo.
Para que todos os equipamentos funcionem com eficiência propõe-se um novo projeto de Elétrica, dados, voz, etc.

Escolinha de trânsito – Setrans de São Vicente

Local: Rua Teotônio Gonçalves Corvelo, 532 – Cidade Náutica 3 / São Vicente.

Proposta foi desenvolver um projeto arquitetônico de uma mini cidade onde será realizado uma escolinha de transito para crianças, utilizando o lúdico para dar harmonia ao local.

Gota de Leite – Assistência à infância de Santos

Local: Av. Conselheiro Nébias, 388 – Santos/SP

Com o objetivo de melhor atender as 365 crianças da Instituição, o Escritório Modelo elaborou um projeto de reforma visando adequar todos os ambientes com mais funcionalidade e beleza. Dando a Instituição Filantrópica um novo edifício contendo, salão para eventos, quadra, playground, sala de musico, jogos, recreação, biblioteca, artes, cozinha industrial, refeitórios, telhado verde com horta e jardim na cobertura, melhorando toda sua infra-estrutura.

Gota de Leite – Assistência à infância de Santos (Cozinha Industrial)

Local: Av. Conselheiro Nébias, 388 – Santos/SP

Com a Necessidade de melhor acomodação e adaptação da cozinha e refeitório, que a Gota de Leite atende atualmente com espaços reduzidos e mal distribuídos, foi proposto pelo Escritório Modelo instalar cozinha e refeitório em um espaço maior e posicionado estrategicamente para atender todas as necessidades.
Foi desenvolvido projeto Arquitetônico, Projeto de Layout especificando todo equipamento necessário, Projeto de Hidráulica, Elétrica e Projeto Estrutural. desenvolvimento da cozinha industrial;

Gota de Leite – Assistência à infância de Santos (Piscina)

Local: Av. Conselheiro Nébias, 388 – Encruzilhada - Santos/SP

Com o objetivo de melhor atender as 365 crianças da Instituição, o Escritório Modelo elaborou um projeto de uma piscina para crianças de 0 à 10 anos. A proposta foi de uma piscina adaptada com cobertura translúcida em estrutura metálica, arquibancada e vestiários em alvenaria. Junto a piscina para crianças foi proposto uma piscina menor para os bebês.

Gota de Leite – Assistência à infância de Santos (Playground)

Local: Av. Conselheiro Nébias, 388 – Encruzilhada - Santos/SP

Com o objetivo de melhor atender as 365 crianças da Instituição, o Escritório Modelo elaborou um projeto de um playground para os bebes, contendo espaço para brinquedos sobre piso emborrachado, jardim, rampa de acesso. Pensando que o espaço também pode ser usado um dias chuvosos, foi proposto uma parte coberta em estrutura metálica e cobertura translúcida.

Gota de Leite – Assistência à infância de Santos (Projeto Esporte e Ação)

O Escritório Modelo desenvolveu o projeto estrutural do edifício Esporte e Ação.

O Projeto Esporte e Ação atende atualmente 200 crianças de 07 a 14 anos em dois periodos, manhã e tarde.
Este é um programa de complemento escolar, realizado pela Gota de Leite em parceria com o Instituto Pão de Açúcar de Desenvolvimento Humano e tem como objetivo principal a prática esportiva do atletismo, como método pedagógico, que busca o desenvolvimento da autonomia, a cooperação, a participação social e a afirmação dos valores e principios democráticos.
No prédio de sua sede funcionam uma sala p/ administração e duas salas para oficinas pedagógicas e a parte prática é realizada em nosso ginásio e área aberta.

IGHS - Instituto Histórico e Geográfico de Santos

Local: Av. Conselheiro Nébias, Boqueirão – Santos/SP

O Instituto Histórico e Geográfico de Santos é uma entidade de caráter cultural, educativa e científica, sem finalidade lucrativa, criada em 19 de janeiro de 1938 com o propósito de assegurar a preservação da memória da cidade, bem como auxiliar e estimular a produção de pesquisas e trabalhos que tenham o objetivo de perpetuar a rica história de Santos, além de discutir aspectos da sociedade e os inerentes à geografia e suas ciências correlatas, como a cartografia, hidrografia, geologia, astronomia, demografia, entre diversos outros.
A ideia é transformar o espaço do Instituto Histórico e Geográfico de Santos num espaço voltado à difusão da história e da ciência, como uma espécie de Museu Interativo. E também criar um pavilhão para exposições e eventos em um edifício anexo. Prevendo para o local um espaço totalmente adaptado.

Playground para cães – Agility Dogs

Local: Praça Caio R. M. Silva

Atualmente a Praça Caio R. M. Silva está localizada no bairro do Embaré e atende um público variado de pessoas, contendo espaços para recreação infantil (playground), espaços de convivência para idosos como mesas para jogos de xadrez e dama. Possui também uma pista para caminhada ou mesmo Cooper percorrendo toda a praça. Aos domingos esta praça é utilizada para feiras de artesanato juntamente com um espaço destinado à área de alimentação e convívio familiar. Parte da praça possui um espaço que apresenta um simples jardim com pouca iluminação e sem nenhum atrativo, existindo somente a pista de cooper pouco utilizada o que faz com que a mesma fique sem uso. Em função disso foi solicitado o projeto de um playground para cães. Partindo-se dessa realidade, foi proposto um novo desenho, destacando as curvas que dão suavidade e leveza, valorizando assim o local. Foi pensado em um novo jardim, com vegetação variada e adequada ao clima, como grama esmeralda, prímula, palmeira-leque e outras árvores de grande porte que já existiam e serão mantidas. Destaca-se no centro da praça, um playground para cães com vários equipamentos de Agility Dog tanto para o uso diário quanto para o uso em possíveis competições.

Praça Champagnat

Localização - Praça Padre Champagnat – Encruzilhada – Santos/SP (entre a rua Luís de Camões e a rua Xavier Pinheiro).

O projeto consiste na proposta de reforma e revitalização da Sede e reurbanização da Praça Champagnat.
Na proposta existe um integração da edificação com a Praça numa mesma linguagem arquitetônica, visando melhor aproveitamento do local, valorizando as formas e as cores.
Criando uma harmonia com novo jardim de vegetação adequada para o clima do local.
O Passeio ganha desenho curvilíneo de piso em cimento nivelado à laser. Foi pensado também em um novo mobiliário urbano e novos equipamentos, bem como segurança e acessibilidade.
No playground um novo visual e aproveitamento total de espaços para brincadeiras.

NAPNE – Núcleo de Atendimento a Portadores de Necessidades Especiais.

Local: Rua Júlio Conceição, 53 – Vila Mathias – Santos/SP

Projeto de um edifício assistencial de quatro pavimentos

Reforma de edificação destinada a escola integral de portadores de necessidades especiais.

A proposta é criar um edifício com quatro pavimentos, com a finalidade de atender a instituição, devido à necessidade de acomodar aproximadamente 100 crianças que passam o período integral nesta escola. Contendo cozinha industrial experimental e convencional, refeitório, salas pedagógicas, salas para atividades como: fono, fisioterapia, psicologia, terapia em grupo, oficinas de artes, área esportiva com vestiários adaptados para portadores de necessidades especiais, o projeto possui ventilação e iluminação adequadas, tal como cobertura tipo shed para auxiliar na iluminação e ventilação do edifício.

O projeto terá área construída de 1.058m2

Sociedade São Vicente de Paulo

História


O EMEA (Escritório Modelo de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores) foi implantado em 1994, como forma de dar um sentido prático à aprendizagem dos alunos, consoante a diretriz de ensino da Faculdade de Engenharia Civil, que é "saber fazer".

Esta proposta se integra perfeitamente aos compromissos sociais da Universidade Santa Cecília, de formar mais que um profissional, um cidadão responsável e consciente de sua importância para a Comunidade.

Até o presente ano já realizamos mais de 20 projetos.

A partir de 2003 o Escritório Modelo agregou-se ao curso de Arquitetura e Urbanismo, que já vinha realizando alguns trabalhos em conjunto. Oficializando assim o Escritório Modelo de Engenharia Civil e Arquitetura.

Como Participar


O EMEA (Escritório Modelo de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores) está aberto a todos os alunos interessados em cálculo estrutural e que tenham cursado as disciplinas correlatas (Resistência dos materiais, Estática das Estruturas e Concreto Armado) e alunos interessados em desenvolver projetos arquitetônicos e cursam Arquitetura e Urbanismo.

A sala fica localizada no bloco "M" sala 519
Horário de funcionamento: 08:00 às 12:00 horas
Telefone: (013) 3202-7100 ramal 145
Engenharia: escmodel@unisanta.br
Arquitetura: anapaula@unisanta.br ou evandroguardia@unisanta.br