CPA

História da avaliação interna da Unisanta - A Unisanta e a avaliação institucional


Desde a criação das suas primeiras Faculdades, os Cursos da UNISANTA implantaram sistemas de avaliação. A cada semestre ou ano letivo eram feitas avaliações dos Cursos, dos professores, a fim de detectar pontos fortes e fracos nos diversos segmentos e se aplicarem medidas e ações no sentido de se corrigirem os vieses.

A busca do contínuo aperfeiçoamento de suas ações, direcionou a UNISANTA a participar do PAIUB, programa criado pelo governo federal para a auto-avaliação da IES, sendo que suas normas e diretrizes permitiram uma releitura de sua missão, atividades e princípios, redirecionando a UNISANTA por novos caminhos da avaliação institucional.

Esses novos paradigmas levaram a Instituição em agosto de 1999, a criar o Núcleo de Avaliação Institucional - NAI, com a finalidade de rever e aperfeiçoar o seu projeto acadêmico, através da inserção de um Projeto de Avaliação Institucional.

No período de 1999 até o presente, o NAI vem desenvolvendo diversas atividades, no sentido de envolver a comunidade acadêmica ceciliana num esforço participativo de refletir, diagnosticar e propor encaminhamentos, em prol da melhoria do seu desempenho institucional e pedagógico.

O NAI iniciou suas atividades com a implantação de um Projeto Piloto de Avaliação Institucional para os Cursos de Administração de Empresas, Fisioterapia e Odontologia, a fim de verificar-se a viabilidade, eficiência e eficácia das diretrizes criadas pelo Projeto.

Os resultados obtidos no desenvolvimento do Projeto-Piloto (inovador no sentido de avaliação) com a manifestação dos alunos sobre seus cursos, desencadeou uma série de ações de curto, médio e longo prazo que provocaram expressivas modificações no âmbito dos Cursos, tais como: otimização dos espaços na biblioteca, ampliação do acervo, redefinição dos objetivos, nova forma de atendimento nos protocolos e secretarias, melhor relacionamento dos alunos com os coordenadores, funcionários e professores, ampliação da iniciação científica com oferta de palestras, seminários, novas possibilidades de participação em projetos junto à comunidade, etc.

Tendo em vista os efeitos positivos advindos do Projeto-Piloto, a avaliação institucional se estendeu aos demais cursos da UNISANTA, dando continuidade aos objetivos e princípios do Núcleo de Avaliação Institucional – NAI, de uma intervenção junto à comunidade ceciliana, a fim de criar internamente um movimento de inquietação capaz de transformar a realidade a partir do auto-conhecimento.

No decorrer desses anos, anualmente é feita a avaliação dos cursos, dos coordenadores e do professores pelos alunos da Instituição e após a divulgação dos resultados (comunicados a todos os interessados, ou seja, diretores, coordenadores, professores, alunos, membros da gestão, funcionários), é feita a análise das manifestações e reuniões são efetivadas, no sentido de se organizarem medidas para a minimização e solução dos problemas detectados pela avaliação.

O trabalho conjunto realizado pelo NAI, direção e coordenação de Cursos, chefias de Setores, surtiu o surgimento de uma cultura de avaliação no âmbito da comunidade ceciliana, com reflexos na vida da nossa Instituição em suas múltiplas manifestações.

O diferencial do processo avaliativo da UNISANTA tem se caracterizado pela participação efetiva de diversos membros da comunidade, bem como com a intencionalidade demonstrada pelos dirigentes da Instituição apoiando as iniciativas e definindo claramente o que se quer avaliar e como serão utilizados os resultados.

A criação do SINAES – Sistema de Avaliação da Educação Superior, pelo Ministério da Educação, inseriu nova sistemática de avaliação nas IES, fundamentada na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior, na orientação da expansão de sua oferta, no aumento permanente da sua eficácia institucional, da sua efetividade acadêmica e social e no aprofundamento dos seus compromissos e responsabilidades sociais.

Diante disso, a Universidade Santa Cecília - UNISANTA, cumprindo as determinações da Lei nº 10.861/04, constituiu e cadastrou junto ao INEP a Comissão Própria de Avaliação – CPA, a qual tem a função de coordenar e articular o seu processo interno de avaliação.

Esse novo projeto de avaliação dará continuidade, no interior da Universidade, a amplo fórum de debates e a um eficiente mecanismo de mobilização, no sentido do envolvimento de toda a comunidade na produção de um refinado conhecimento e juízo de valor, capaz de sinalizar uma intervenção qualitativa nas relações de trabalho da rotina universitária, de modo que este projeto represente o marco de um processo duradouro, estabelecido entre a organização institucional e a produção e difusão do conhecimento, numa perspectiva de maior democratização do saber e da cultura.

As novas diretrizes do SINAES sinalizam para a elaboração de um projeto de avaliação institucional envolvendo campos distintos, iniciando-se pela avaliação da missão até os recursos financeiros, o que exige metodologia global capaz de atingir o conjunto da Instituição.

Membros da CPA

PORTARIA Nº. 22/17 – G.R., DE 23 DE FEVEREIRO DE 2017


A Reitora da Universidade Santa Cecília - UNISANTA, no uso de suas atribuições legais e de acordo com o disposto no artigo 26, incisos V, VI e XII do Estatuto, resolve:

Art. 1º. - Nomear os membros abaixo relacionados para sob a presidência do primeiro constituírem a Comissão Permanente de Avaliação – CPA da Universidade Santa Cecília – UNISANTA, com mandato de 3 (três) anos.

Presidente:

Prof Dr. Fabio Giordano

Representantes:

- Pró-Reitoria

Prof Ms. Marcus Teixeira Penteado

- Diretoria de Pós-Graduação

Profª Drª Maria Cristina Pereira Matos

- Coordenadoria de Curso

Prof Esp. Nicolau Teixeira Ramos

Corpo Docente

Profª Ms. Nilene Janini de Oliveira Seixas

- Corpo Discente

Natalia da Silva

Mariana Oliveira Santos

Tatiane Mendes Rodrigues Alves

- Secretaria

Josí de Freitas Sá

- Biblioteca

Ana Maria Racioppi Silveira

Área de Educação a Distância

Prof Ms. Claudio Ferreira de Carvalho

- Área de Exatas

Prof Ms. Áureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo

- Área da Saúde

Prof Ms. João Carlos Teixeira Barros

- Área de Humanas

Profª Me. Giovanna Capomaccio

- Área Administrativa

Cassio Araujo Borges da Silva

- Comunidade Civil

Rita de Cassia Pastorello Branquinho

- Órgão Operacional

Núcleo de Avaliação Institucional - NAI:

Prof. Ms. Antonio Carlos Simonian dos Santos

Profª Ms. Maria Cristina da Silva Pereira Alves

Profª Marilene Caetano

Art. 2º. – Esta Portaria entra em vigor a partir desta data, revogadas as disposições em contrário.

Profª. Drª. Sílvia Ângela Teixeira Penteado

Reitora

Notícias da CPA

Abril - 2017

- Elaboração dos questionários para a avaliação dos Cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu.

- Estudos dos formulários para a 1ª Avaliação da infraestrutura da Universidade pelos colaboradores e professores.

- Reunião com os TI para estudos sobre as novas estratégias juntos aos egressos da UNISANTA, bem como a reformulação do site sobre o assunto.

Março - 2017

- Envio do relatório de avaliação da UNISANTA referente 2016, ao SINAES.

- Preparação do material referente a avaliação do Curso de Pedagogia em EAD, para ser analisado pela comissão de avaliadores do MEC.

- Confecção do relatório da 2ª avaliação dos Mestrados referente ao ano de 2017.

Fevereiro - 2017

- 1ª reunião dos membros da CPA do ano de 2017.

- Preparação do relatório Geral da 9 Avaliação om-line de Cursos de 2016.

Janeiro - 2017

- Confecção do relatórios das atividades desenvolvidas no 2º semestre de 2017.

- Preparação do relatório a ser envidado ao SINAES referente ao ano de 2016.

- Confecção do Plano de Ação da CPA para o ano de 2017.

Novembro - 2016

Encerramento da 9ª avaliação on-line de Cursos e Professores.

Início da 3ª avaliação on-line dos Mestrados a partir de 21/11 até 10/12/2016.

Outubro - 2016

Início da 9ª Avaliação on-line da graduação presencial e na modalidade a distância no período de 17/10 a 12/11/2016.

Preparação da avaliação da pós-graduação lato - sensu e da 3ª avaliação on-line dos mestrados em Ecologia e Engenharia Mecânica.

Setembro - 2016

Reunião da CPA com diretores, coordenadores de cursos, TI `s e LAB-822 pra divulgação da 9ª Avaliação on-line.

Agosto - 2016

Realização de reunião com os membros da CPA.

A CPA está preparando a 9ª Avaliação on-line de Cursos e Professores.

Junho - 2016

Encontro com a comissão do MEC através de teleconferência referente a autorização de funcionamento do Polo de Patos de Minas (MG).

Elaboração do relatório das atividades desenvolvidas no 1º semestre de 2016.

Reunião dos coordenadores do NAI para discutir e traçar planos referente ao 2º semestre de 2016.

Maio - 2016

Preparação de documentos referente a vinda de comissão do MEC para autorizar o funcionamento do Polo de Patos de Minas(MG).

Envio de e-mails aos Diretores e Coordenadores dos vários cursos da UNISANTA sobre o Plano de Melhorias desenvolvido após o resultados das avaliações de cursos e professores, atendendo a Nota Técnica do INEP/DAES/CONAES Nº 65/2014.

Abril - 2016

Reunião com o Coordenador do Núcleo de Acessibilidade para tratar de assuntos referente às novas legislações do MEC para atendimento aos alunos com dificuldade de aprendizagem e de mobilidade.

Elaboração das Normas e Diretrizes sobre Bullyng a serem implantadas no âmbito da Universidade.

Preparação de material para a vinda da comissão do MEC para reconhecimento dos Cursos de Tecnologia em Logistica e Processos Gerencias na modalidade EAD.

Março - 2016

Encontro dos membros da CPA com a comissão de avaliadores do MEC para reconhecimento do curso de Recursos Humanos.

Preparação dos relatórios referente aos Polos de Manaus (AM) e Araraquara (SP).

Fevereiro - 2016

Reunião dos coordenadores do NAI para elaboração do Plano de Ação da CPA referente ao ano de 2016.

Preparação do material referente a vinda de comissão de avaliadores do MEC para reconhecimento do Curso de Tecnologia em Recursos Humanos na modalidade EAD.

Dezembro - 2015

Reunião dos membros da CPA para avaliação das atividades desenvolvidas durante o ano de 2015.

Confecção do relatório referente as ações praticadas no 2º semestre de 2015.

Outubro - 2015

Preparação de relatórios de avaliação sobre os cursos em EAD a serem autorizados no polo de Sorocaba.

Reunião dos membros da CPA para traçar diretrizes sobre a vinda de comissões do MEC para avaliação de Cursos da Universidade.

Setembro - 2015

Confecção e encaminhamento dos relatõrios referentes a 2ª avaliação on-line dos Mestrados de Engenharia Mecânica e Ecologia.

Reuniões e contatos com setores da Universidade para à preparação da 8ª avaliação on-line de Cursos e Professores.

Agosto - 2015

Elaboração e encaminhamento à Administração Superior do relatório do 1º semestre de 2015 das atividades da CPA/NAI.

Reunião dos coordenadores do NAI visando estudos e discussão das questões a serem propostas para a 1ª avaliação institucional de cursos e de docentes da modalidade EAD.

Junho - 2015

Reunião do NAI com o Diretor, a fim de preparar a avaliação dos cursos em EAD, programada para o 2º semestre de 2015.

Reunião dos membros da CPA, com vistas à vinda da comissão do MEC para o Curso de Direito, prevista para o final deste mês.

Maio - 2015

Acompanhamento das reivindicações dos diversos setores da UNISANTA, solicitadas na última reunião, das áreas administrativa, da infraestrutura, da área pedagógica.

Preparação para a 2ª avaliação dos Docentes dos Mestrados de Ecologia e Mecânica, programada para os meses de junho/agosto de 2015, através de encontros com os Coordenadores, com os setores de TI e CPD, visando o aperfeiçoamento da qualidade do serviço prestado.

Abril - 2015

Reunião da CPA para alterações de seus membros: presidente, representante de docentes e de alunos..

Março - 2015

Foi confeccionado o relatório geral sobre a 7ª avaliação on-line de Cursos realizada em outubro/novembro de 2014, sendo o mesmo enviado à Alta Direção, Diretores e Coordenadores para análise, conhecimento e divulgação.

Os membros da CPA estarão se reunindo no corrente mês para traçar diretrizes e ações a serem desenvolvidas no decorrer do 1º semestre de 2015.

Novembro - 2014

Foi realizada a 7ª avaliaçào on-line de Cursos e Professores, com a participação de 2.263 alunos, o que corresponde a 24,5% do corpo discente. Houve uma sensível melhora no nº de acessos, em relação ao ano anterior.

No dia 2/12 o Decreto sobre a Acessibilidade, irá completar 10 anos. Em função disso, a CPA está enviando ao Núcleo de Acessibilidade da UNISANTA, sugestões visando a melhoria do espaço físico, do equipamento e das instalações da Universidade utilizadas pelas pessoas com necessidades especiais.

Setembro - 2014

Reuniões preparatórias com diretores das faculdades e coordenadores de cursos, referentes a sétima avaliação on-line de cursos e professores, a ser realizada no período de 22 de outubro a 12 de novembro de 2014.

Encontros com representantes do marketing, da agência de propaganda- LAB-822, CPD e dos Diretórios Acadêmicos dos respectivos Cursos da universidade, sobre estratégias a serem desenvolvidas na implantação e no acompanhamento da sétima avaliação on-line.

Junho - 2014

Realização da primeira avaliação on-line de professores dos Mestrados de Ecologia e Mecânica, no período de abri/maio de 2014.

Confecção do relatório das atividades da CPA, relativas ao primeiro semestre de 2014.

Reunião dos membros da CPA, referente as assuntos, ocorrências, atividades realizadas pela Comunidade Ceciliana no primeiro semestre de 2014.

Abril - 2014

A CPA realizou reuniões preparatórias com os coordenadores dos mestrados em Ecologia e Mecânica, visando a realização da primeira avaliação on-line de professores dos referidos mestrados.

Elaboração, envio e divulgação dos relatórios referentes aos resultados da 6 avaliação on-line de cursos e professores dos cursos de graduação.

Fevereiro - 2014

A CPA deseja boas vindas ao corpo docente, discente e técnico-administrativo e estimula as atividades de recepção aos calouros no trote Solidário e Ecológico com a doação de sangue ao Hemonúcleo de Santos que se encontra com estoque 80% abaixo do necessário.

Neste mes é aguardada para dia 03 a comissão para reconhecimento do Curso de Engenharia de Petróleo.

Após o encerramento em dezembro/2013 da 6a. Avaliação On-line de Cursos e Professores está sendo providenciada a disponibilização dos dados para os Diretores, Coordenadores e corpo discente. O acesso aos dados será possivel assim que a área de TI conclua a atualização do Portal UNISANTA, previsto para final do corrente mês.

Dezembro - 2013

A CPA preparou toda a documentação a ser apresentada à comissão de avaliadores do MEC que esteve na Universidade para reconhecimento do Curso de Tecnologia em Segurança Pública na modalidade EAD, no período de 2 a 4/12/2013.

Ao término da 6ª avaliação on-line de cursos e professores, a CPA iniciou, através do NAI, relatórios aos Diretores e Coordenadores de Cursos, a fim de serem analisados os resultados apresentados, para posteriores ações a serem envidadas no contínuo aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem da UNISANTA.

Novembro - 2013

Está em andamento a 2ª Avaliação do Curso de Tecnologia em Segurança Pública na modalidade EAD. Iniciado em 2012 este curso tem como objetivo o domínio de conhecimentos legais, administrativos e de direitos humanos visando a progresso social e melhores condições de vida com liberdade ampla.

Outubro - 2013

A 6ª Avaliação on line de Cursos e Professores está à disposição dos alunos no seu acesso sigiloso ao portal. O corpo discente está convidado a avaliar a relação teoria-prática, o contato com os Professores, as condições de infraestrutura de salas, laboratórios, bibliotecas, disponibilidade do sistema WIFI e do Portal. A avaliação está prevista para encerrar dia 09 de novembro e os resultados serão objeto de análise e ampla divulgação à comunidade acadêmica da UNISANTA.

Setembro - 2013

O CED - Centro de Ensino à Distância/UNISANTA considerando o presente cenário educacional na área de cursos tecnológicos e bacharelato incluiu na sua agenda estratégica a criação de cursos de Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Marketing, Logística e Pedagogia.

Agosto - 2013

Está prevista para o mês de outubro a vinda de Comissões de Avaliação Externa para recredenciamento do ensino à distancia e avaliação dos pólos da UNISANTA.

Junho - 2013

Preparem seus posters; em novembro nos dias oito e nove teremos V COBRIC - Congresso Brasileiro de Iniciação Cientifica e II EPG Encontro de Pós Graduação/UNISANTA para alunos da Graduação, Mestrado, Doutorado e Cursos de Especialização de todo o Brasil. A UNISANTA será o espaço para debate nas grandes áreas do conhecimento a saber Ciências da Terra. Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes. Como nos anos anos anteriores nosso campus estará preparado para acolher o numeroso contingente de participantes que tem acorrido a esses eventos.

Maio - 2013

A comunidade ceciliana aguarda para 27 do corrente a presença da Comissão de Avaliação Externa para reconheciemnto do Curso de Engenharia de Produção.
A reunião ordinaria da CPA realizada no mes passado apreciou o tema; o Presidente da CPA Prof. Antonio de Salles Penteado comentou as ações de preparação necessárias para manter e ampliar o conceito que a instituição desfruta em relação ao MEC.

Abril - 2013

MEC recredencia UNISANTA por mais sete anos e reconhece a expansão com qualidade da instituição com excelente avaliação em todas as dimensões de seu projeto institucional, conforme publicação no D.O.U. de 17/04/2013. Trata-se do coroamento do trabalho realizado que ensejou esta avaliação após a passagem da Comissão de Avaliação Externa em agosto de 2010.

Março - 2013

No dia 19 do corrente foi realizada palestra para os diretores, coordenadores e professores, com o tema: “Um novo professor para um novo aluno: como reestruturar as estratégias de ensino e avaliação”. A Profa. Priscila Simões ( USP/University of London ) abordou os temas planejamento, estratégias e avaliação contribuindo para a reflexão docente sobre a relação professor-aluno na sala de aula.

Fevereiro - 2013

Atendendo orientação da Pró-Reitoria Acadêmica foram iniciados contatos com a Pós-Graduação para viabilizar mudanças na avaliação realizada pelos discentes dos programas de especialização, lato-senso e estrito-senso com a finalidade de introduzir inovações no processo de avaliação.

Realizações CPA


RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CPA/ NAI
PRIMEIRO SEMESTRE 2015
Faça download do Relatório em PDF.

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CPA/ NAI
SEGUNDO SEMESTRE 2014
Faça download do Relatório em PDF.

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CPA/ NAI
PRIMEIRO SEMESTRE 2014
Faça download do Relatório em PDF.

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CPA/ NAI
SEGUNDO SEMESTRE 2013
Faça download do Relatório em PDF.

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CPA/ NAI
PRIMEIRO SEMESTRE 2013
Faça download do Relatório em PDF.

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO NAI
ANO LETIVO DE 2012
Faça download do Relatório em PDF.

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO NAI
ANO LETIVO DE 2011
Faça download do Relatório em PDF.

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO NAI
ANO LETIVO DE 2010
Faça download do Relatório em PDF.

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO NAI
ANO LETIVO DE 2009
Faça download do Relatório em PDF.

RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
CPA (2010)
Faça download do Relatório em PDF.

RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
CPA (2009)
Faça download do Relatório em PDF.

Contato