Formaturas

Colação de Grau

A Universidade Santa Cecília – Unisanta oferece aos alunos a cerimônia de Colação de Grau, pois entende que este é um momento de grande significado para os formandos, seus familiares e todos os colaboradores da Instituição.

Por esse motivo, a realização do evento é de responsabilidade da Universidade, em parceria com uma empresa organizadora de formaturas que conta com experiência e tradição em solenidades desse porte e foi devidamente selecionada por critérios técnicos que melhor atenderam aos interesses dos alunos.

Visando possibilitar a participação de todos os formandos, a cerimônia de Colação de Grau não tem nenhum custo para os alunos.

O Baile de Formatura não é de responsabilidade da Unisanta. Os alunos têm a liberdade de escolha da empresa promotora, caso desejem realizá-lo.

A Unisanta disponibiliza, de forma opcional, uma relação de empresas cadastradas e credenciadas que promovem bailes de formatura.

Comissão de Formatura

É importante que cada curso escolha seus representantes que farão parte de uma única Comissão de Formatura, sendo esta responsável por representar a turma diante da Universidade, em todas as decisões que se fizerem necessárias.

Assim que estiver formada a Comissão de Formatura, é extremamente importante que um dos membros procure o Setor de Formaturas da Unisanta para se apresentar e deixar o contato do grupo. Na oportunidade, poderá esclarecer as dúvidas iniciais da classe.

O Setor está localizado no prédio anexo à piscina olímpica da Unisanta, junto ao pátio do Bloco M, no 2º andar.

O horário de funcionamento é das 9h às 12h30 e das 14h30 às 18h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 9h às 12h30. Caso o aluno não possa comparecer nesses horários, poderá agendar para o período noturno, com antecedência, através do telefone: (13) 3202- 7163, pelo e-mail: rp@unisanta.br.

É função da Comissão de Formatura promover entre os colegas de classe a eleição dos professores que serão destacados durante o evento de Colação de Grau na qualidade de Patrono, Paraninfo e professor homenageado. Além disso, será necessário escolher o aluno que falará em nome da turma como orador, outro para falar a mensagem aos pais e outros para entregarem as lembranças aos componentes da mesa solene. Também é preciso definir o aluno que pronunciará o juramento profissional.

A Unisanta fará o melhor para que esse momento seja inesquecível e marcante para todos.

Orientações para Colação de Grau

Os formandos devem chegar, em horário determinado, ao local da solenidade, onde farão a assinatura da ata de Colação de Grau oficial, vestirão as becas, farão fotos com sua turma e receberão as orientações sobre o andamento da solenidade.

Formandos com Dependências Acadêmicas (DP)

Caso o formando possua DP a cumprir, deverá comparecer com antecedência à Secretaria Geral para assinar o termo de Colação de Grau.

Trajes dos Formandos

O traje para os formandos deverá ser roupa preta, que ficará embaixo da beca. DICA: Utilizem roupas leves para evitar a sobreposição e o aumento do calor.

Feminino: Vestido ou calça e blusa na cor preta, evitar o vestido longo.

Masculino: Calça social acompanhada de camisa, ambas na cor preta; sapato fechado.

Beca e Capelo

É obrigatório o uso da beca preta fornecida pela empresa e faixa na cor das áreas relativas aos cursos.

A beca e a faixa serão emprestadas gratuitamente e entregues aos formandos na chegada ao local. Logo após a cerimônia, os formandos deverão devolver a beca no mesmo local.

O capelo (chapéu que outorga o grau Superior) será igualmente emprestado no início da cerimônia e deverá ser devolvido ao final.

Convites

Cada formando receberá gratuitamente uma quantidade de convites para serem entregues aos familiares e demais convidados.

Convidados

O traje para os convidados é esporte fino; não será permitida a entrada de convidados trajando chinelos ou roupas que não condizem com o evento.

Fotografia e filmagem

Não será permitida a entrada de máquinas profissionais de fotografia e de máquinas profissionais ou amadoras de filmagem.

As fotografias e filmagem serão realizadas exclusivamente pela empresa contratada.

O convidado somente poderá fotografar, em máquinas fotográficas caseiras digitais ou analógicas, do local em que estiver sentado, não podendo se aproximar do palco e pontos de foto.

Os alunos não têm obrigação de adquirir as fotografias e filmagem oferecidas pela empresa organizadora de formaturas.

Orientações para comemoração de curso

Toda e qualquer manifestação dos formandos em relação ao término do curso deverá seguir os procedimentos estipulados no Regimento Interno da Instituição.